FANDOM

Information-silk
Information-silk Nome Oficial
X-Men
Information-silk Outros Nomes da Equipe
Crianças do Átomo, Equipe Xavier, X-People,[1] X-Hombres,[2] "Adoradores de X"[3]
Information-silk Estado
Information-silk Identidade
Information-silk Universo
Slogan
"Para Mim, Meus X-Men!"
Afiliações
Origem
Information-silk Origem
Mutantes prometeu proteger um mundo que os odeia e os teme.
Information-silk Criadores
Primeira Aparição

Primeira Aparição no Brasil

Quote1 Para mim, meus X-Men! Quote2
--Professor X

Veja Também: A História Expandida

Visão Geral

Os X-Men e uma força de segurança privada criada para abrigar a paz entre o emergente homo superior, apelidado de "mutantes" e de base humanos. A lista é composta de Mutantes que foram treinados e educados no uso de seus poderes na Escola Xavier para Jovens Superdotados.[4] Suas operações são financiadas pelo Professor Charles Xavier da fortuna da família e das patentes que ele criou.[5]

Origem

Devido a um salto súbito na evolução, Mutantes, ou Homo superior, nascem com habilidades sobre-humanas que geralmente se manifestam na puberdade. Os mutantes são muitas vezes odiados e temidos por outros humanos porque são diferentes de si mesmos. Passando a maior parte de seus anos adultos a estudar mutação na Universidade de Oxford, Professor Charles Xavier, que ele mesmo era um mutante secreto telepata formou o lendário X-Men para proteger um mundo que os odeia e os teme.[4][6]

X-Men Vol 1 1

X-Men #1

Formação do Grupo

Após um encontro com o Rei das Sombras,[7] Xavier prometeu proteger o mundo da ameaça de mutantes do mal e se esforçou para promover a convivência pacífica entre humanos e mutantes. Trabalhando com Moira MacTaggart, ele finalmente decidiu começar uma escola para mutantes, treinando-os para ser o que acabaria por se tornar seu primeiro "X-Men".

Transformando a propriedade de seu pai na Escola do Professor Xavier para Jovens Superdotados, o primeiro aluno de Charles era jovem Jean Grey, apenas doze anos quando seus poderes mentais se manifestaram.[8] Ele construiu Sala de Perigo para testar mutantes e desenvolveu Cyberno,[9] um protótipo de detector mutante que foi posteriormente substituído por uma máquina mais poderosa, Cérebro.[10]

Depois de anos de preparação, Charles decidiu que era hora de recrutar os jovens mutantes a quem ele estava acompanhando a histeria anti-mutante atingindo seu pico. Com relatórios sobre um jovem mutante ameaçando acidentalmente e depois salvando uma multidão de pessoas com uma explosão óptica, Charles viajou para Washington DC, procurando o agente do FBI Fred Duncan, designado para investigar relatórios de mutantes. Xavier convenceu Duncan para permitir que ele matriculasse jovens mutantes em sua escola particular e treiná-los para combater mutantes malignos.[11]

Nos dias seguintes, Charles recrutou Scott Summers, o jovem mutante na notícia. Resgatando o menino das garras do mutante maligno Jack Winters,[12] Scott tornou-se o primeiro dos X-Men, como "Ciclope". Em seguida, Ciclope e o Professor resgataram jovens Bobby Drake, um mutante com extrema fria e umidade, de uma mina de linchamento irritado.[13] Ele se juntou ao grupo como "Homem de Gelo".

O próximo recruta de Xavier foi o Warren Worthington III, que já estava iniciando uma carreira solo como o Anjo de alto vôo.[14] Depois de uma breve batalha, o Anjo concordou em se juntar ao grupo.[15] O próximo recruta foi o habilidoso e inteligente Henry McCoy , a quem os X-Men resgataram do suposto conquistador, o Conquistador.[16] Completando o grupo, Charles obteve Jean Grey à se juntar a eles como Garota Marvel.[4]

Os Primeiros Anos

Depois de treinarem extensivamente na Sala de Perigo da escola, os alunos foram enviados em missões de campo para proteger o mundo de mutantes perigosos que usaram seus poderes contra a humanidade. A primeira missão trouxe-os para Cape Citadel, Flórida e em confronto direto com o autodenominado "Mestre do Magnetismo", Magneto[4], que se tornou seu inimigo mais freqüente. Embora essa aventura tenha saudado os X-Men como heróis, a crescente histeria anti-mutante acabou por prejudicar a reputação do X-Men.

Sua próxima aventura encontrou-os defendendo Washington D.C. de ladrão e teletransportador mutante, Vanisher.[17] Eles tiveram sua primeira interação com o super- comunidade de heróis, chocando com o Homem de Ferro.[18] Eles também descobriram que nem todos os mutantes estavam interessados em se juntar quando o imobiliário Blob rejeitaram um convite nas suas fileiras.[19]

Magneto voltou a perseguir os X-Men, desta vez com seu próprio grupo, o chamado "Irmandade de Mutantes". Eles entraram em confronto com os X-Men quando a Irmandade assumiu a nação de Santo Marco[20] e depois tentou uma captura completa dos X-Men.[21]

Em seguida, os X-Men ajudaram o Sentinela contra seu inimigo, o General[22], e entraram em confronto com o Quarteto Fantástico quando o Professor ficou preso pelo inimigo do QF, o Mestre dos Bonecos.[23]

X-Men (Earth-616) from X-Men Vol 1 7

Os X-Men tiveram três choques subsequentes com a Irmandade: o primeiro, uma tentativa fracassada da Irmandade de recrutar o Sub-Marino[24], o segundo, um cenário semelhante envolvendo o Blob[10] e um terceiro recrutamento falido, prospecção absurda do Deus do Trovão, Thor , nas fileiras da Irmandade.[25]

Após a graduação dos X-Men[10], eles enfrentaram Unus o Intocável[26] e ajudou o Homem-Aranha contra a Ameaça[27] e Sundown.[28]

Durante este período, o Professor deixou brevemente o Ciclope responsável pela escola ao tentar impedir que o alienígena Lucífer conquistasse o mundo. Esta tentativa foi frustrada graças à assistência dos X-Men e dos Vingadores, iniciando a associação de longa data dos dois grupos.[29] Os X-Men ganhou outro aliado em Ka-Zar quando uma investigação de sua existência no Pólo Sul levou à descoberta da Terra Selvagem. Os X-Men ajudaram Ka-Zar e seu gato de dente de sabre, Zabu, ao derrotar os Homens Pântano.[30]

Os X-Men finalmente testemunharam o aparente fim da Irmandade dos Mutantes do Mal após um encontro com o estrangeiro Estrangeiro, terminando com o Estranho levando Magneto e o Groxo para o seu planeta para estudar e transformar Mestre Mental em uma matéria densa.[31]

Novas Ameaças

Novas ameaças surgiram, como o meio-irmão do Professor Cain Marko, que aterrorizou os X-Men como Fanático habilmente habilidoso[6]. Os X-Men derrotaram Marko com a ajuda do Tocha Humana[32]. Com a histeria anti-mutante novamente em ascensão, o cientista Bolívar Trask inventou os robôs gigantes Sentinelas de caça de mutantes[33]. No entanto, os robôs se revoltaram contra seu mestre, capturando Trask e o Professor e levando-os para o novo líder robótico, Molde Mestre. O Molde Mestre planejou escravizar a raça humana, mas os X-Men salvaram o Professor[34] e encontraram uma maneira de destruí-los. O encontro terminou com a morte de Trask[35].

X-Men Vol 1 16

Molde Mestre

Ainda se recuperando da batalha contra as Sentinelas, os X-Men foram mais uma vez alvo do retorno do Magneto[36], que foi derrotado e recapturado pelo Estranho[37]. Eles participaram do casamento de Reed Richards e Susan Storm, ajudando na sua defesa de uma legião de vilões batendo festas reunidos pelo Doutor Destino[38].

Os X-Men lutaram contra Mímico, um jovem amargo que ganhou a capacidade de imitar os superpotentes de outras pessoas e aprendeu as identidades secretas dos X-Men. A batalha terminou com o Mimíco despojado de seus poderes e sem memória das identidades civis dos X-Men[39]. Lúcifer ressurgiu para finalizar a invasão alienígena de seu mestre, usando o Blob e o Unus para representar como X-Men para evitar a posição da equipe com o público e, de outra forma, ocupá-los[40]. Embora o Blob e o Unus tenham escapado, os X-Men conseguiu frustrar o argumento de Lúcifer[41].

Os X-Men enfrentaram duas ameaças não mutantes na tentativa de fricção Conde Nefária de resgatar Washington D.C.[42] e lutar contra o Gafanhoto[43].

Jean foi forçado por seus pais a deixar Xavier para Metro College[43]. Apesar de Jean não estar mais freqüentando sua escola, ela permaneceu parte do grupo, embora com menos regularidade. O resto da equipe lutou contra El Tigre[44], impedindo-o de assumir o mundo com o poder do Deus Maia, Kukulcan[45].

O Fator de Conspiração Três

X-Men Vol 1 37

X-Men vs. Mestre Mutante

Temendo uma ameaça iminente, o Professor pressionou o grupo a encontrar novos recrutas. Eles perseguiram sem sucesso o Mercúrio, a Feiticeira Escarlate e o Homem-Aranha. Eles recrutaram o Mímico, porém, que recuperou suas memórias e poderes após uma explosão de laboratório no Metro College. Ele se juntou ao grupo, apesar do Mestre das Bonecas usá-lo como seu peão para destruir os X-Men[46].

Os X-Men logo soube do Fator Três, a organização que enviou agentes Ogro e Banshee depois deles na tentativa de seqüestrar o professor. Liberando Banshee do controle do Fator Três, os X-Men derrotaram facilmente Ogre e frustraram o enredo[47].

O Mímico deixou a equipe depois que ele perdeu seus poderes parando o Superadaptoide[48]. Os X-Men parou argumento de dominação mundial de Warlock[49] e parou o exército Homem Cobalto de Ralph Roberts na Indústrias Stark[50].

O Fator Três voltou a atacar quando o Professor tentou curar seu irmão de ser o Fanático. O experimento resultante de ciência e feitiçaria terminou com o avivamento do Juggernaut e o Professor à beira da morte. O Fator Três contactou mentalmente o Juggernaut e tentou fazê-lo juntar-se ao grupo[51]. Os X-Men finalmente pararam o Fanático com a ajuda do Dr. Estranho, ajudando a forçar Marko no Cosmos Criminosos. No entanto, durante o processo, o Fator Três sequestrou o Professor[52].

Os X-Men vieram ao resgate de Ralph Roberts novamente, desembarcando-os em um conflito entre o Toupeira e Tyrannus[53].

Quando Banshee tentou entrar em contato com os X-Men depois de aprender sobre a sede européia do Fator Três, sua mensagem foi interrompida, levando os X-Men a briguamente a lutar contra o Homem-Aranha, acreditando erroneamente que o Wall-Crawler era um membro do Fator Três[54]. Sem o dinheiro para pagar passagem aérea para a Europa, o X-Men tentou levantar, mas acabou levando um empréstimo do rico pai filantropo de Tom Regal depois que o X-Men ajudou em parar o arrepio de Tom como o Mekano blindado[55].

Chegando na Europa, eles foram capturados pelo Fator Três, cuja participação incluiu o Vanisher, Blob, Unus, Mestre Mental, bem como dois novos vilões: Morfo e o Mestre Mutante. O grupo achou os X-Men "culpados" de trair a humanidade e condenados a morte. Antes de executar os X-Men, o Fator Três revelou que eles pretendiam iniciar a III Guerra Mundial atacando os Estados Unidos e a Rússia, provocando uma troca nuclear entre os dois[56]. Os X-Men dividiram-se em dois, frustraram ambos os traços[11] e confrontaram Mestre Mutante em sua sede nos Estados Unidos[57].

Lá, com a ajuda do Changeling, liberaram o Professor. Mestre Mutante foi revelado como membro da raça alienígena, Siris. Os X-Men e o Fator Três trabalharam juntos para parar o Mestre Mutante e se separaram pacificamente, mas prometeu se encontrar novamente como inimigos. Ao retornar à mansão, os X-Men foram recompensados com novos figurinos desenhados por Jean[57].

A "Morte" do Professor Xavier

X-Men Vol 1 42

A "Morte" do Professor X

Os X-Men investigaram a descoberta de Monstro de Frankenstein, que acabou por ser uma falha robótica para uma raça alienígena. Os X-Men foram forçados a destruí-lo[9].

O professor Xavier soube de uma invasão iminente da raça alienígena Z'Nox. Precisando de tempo para se preparar, o professor fez planos para colocar-se em isolamento. Aproximado pelo Morfo, terminalmente doente, o professor transmitiu alguns dos seus poderes mentais ao mutante moribundo para ajudá-lo em seu papel de posar como professor enquanto Charles se preparava para a invasão. O único outro membro do X-Men que foi informado desse plano era Jean, que tinha seus poderes mentais desbloqueados pelo professor. Xavier entrou em reclusão enquanto o Morfo ocupava seu lugar[58].

O subterraneo Grotesco, muestreado pelo teste nuclear subterrâneo que destruiu seu povo, ameaçou a Terra[59]. Durante a batalha que se seguiu, o Morfo (posando como Professor) sacrificou sua vida para parar Grotesk e salvou a Terra[60]. Após o funeral "Professor", os X-Men foram capturados e presos por Magneto, que acabou de reformar a Irmandade de Mutantes[61]. Também desejando se vingar contra os Vingadores, Magneto permitiu que o Anjo escapasse para atrair a outra equipe para o esconderijo de Magneto[62]. Embora Magneto tenha enfrentado os X-Men e os Vingadores um contra o outro, os dois grupos conseguiram derrotá-lo. Magneto aparentemente pereceu em uma explosão[63].

Voltando à Mansão e ainda de luto pela perda de seu mentor, os X-Men foi visitado pelo agente do FBI Duncan. Depois que os X-Men foram lidos a vontade final de Xavier, legando tudo a eles, eles foram forçados a combater o Juggernaut. Juggernaut tinha sido temporariamente retornado à Terra antes de ser desviado para o Cosmos dos Criminosos uma vez mais. Após a batalha, o agente Duncan informou o grupo que, por ordem do governo, os X-Men se dissolveram por sua própria segurança[64].

Esta divisão provou ser de curta duração. Depois que o Fera e o Homem de Gelo lutaram contra o Warlock (agora se chamando Maha Yogi)[65] e o Ciclope e a Garota Marvel lutaram contra Quasimodo[66], o grupo foi desenhado de volta juntos quando Cerebro detectou uma grande concentração de mutantes na área de São Francisco[67].

Ao investigar, os X-Men conheceu um mutante chamado Lorna Dane, que havia chegado a San Francisco sem se lembrar de como ela chegou lá. Eles aprenderam que Mesmero, um hipnotizador mutante, estava acumulando um exército de mutantes em nome de Magneto para escravizar a humanidade[67]. Acreditando que Lorna era filha de Magneto, o exército capturou Lorna e Iceman, e levou-os para Cidade Mutante de Mesmero, fora de São Francisco. Lá eles ativaram os poderes mutantes latentes de Lorna. Os X-Men vieram ao resgate de Bobby e souberam que o grupo estava aparentemente liderado por Magneto (na verdade, um robô[68]) que afirmou que Lorna era realmente sua filha. Os X-Men conseguiu escapar, mas Lorna ficou para trás, decidindo permanecer leal ao seu suposto pai[69]. Os X-Men voltaram a destruir a Cidade Mutante, fazendo Ciclope se apresentar como um mutante maligno chamado Erik o Vermelho para infiltrar a milícia[70]. Durante a batalha que se seguiu, Iceman revelou a evidência de Lorna provando que ela não era a filha do Magneto, e ela ajudou os X-Men a derrotar o Magneto e Mesmero. Isso levou Magneto a fugir e detonar a Cidade Mutante. Escapando com os X-Men, Lorna voltou com eles para Nova York[71].

Os X-Men participaram do casamento do Jaqueta Amarela e da Vespa[72]. Mais tarde, um acidente durante um teste de uma das invenções do professor levou a X-Men teletransportando acidentalmente Blastaar da Zona Negativa para a Terra. Durante a batalha que se seguiu, Blastaar foi aparentemente morto quando a máquina à qual ele estava ligado curto-circuito[73].

Destrutor e o Retorno do Professor X

X-Men Vol 1 58

Junte-Se: Destrutor

Scott logo voltou a entrar na vida de seu irmão Alex que acabou de se formar na universidade. No entanto, Alex foi capturado pelo Faraó Vivo, um mutante que descobriu que os poderes mutantes dele e Alex estavam ligados[14]. Seguindo o Faraó para o Egito, os X-Men lutaram contra ele e souberam que Alex era um mutante que poderia controlar a energia do plasma[74]. Na batalha que se seguiu, Alex foi selado em um sarcófago especial criado pelo faraó para permitir-lhe acesso total aos poderes de Alex, transformando o Faraó no Monólito Vivo. Alex conseguiu se libertar mais uma vez, cortando os poderes do faraó, mas Alex ficou horrorizado ao descobrir que ele não tinha muito controle sobre seus próprios poderes[75].

Antes que os X-Men pudessem ajudar Alex, ele foi capturado por Sentinelas que foram reconstruídas por Larry Trask, que estava caçando mutantes com a ajuda do juiz Robert Chalmers. Trask, filho de Bolívar Trask, reviveu as Sentinelas para se vingar contra mutantes em geral, e os X-Men, em particular, pela morte de seu pai. Dando a Alex um uniforme para regular seus poderes e nomeando-o Destrutor, Trask teve o mutante confuso, ajudando ele e as Sentinelas a capturar todos os mutantes conhecidos do mundo, incluindo Iceman, Lorna Dane e vários vilões X-Men[76]. Alex ajudou os X-Men a derrotar as Sentinelas quando soube que Trask - que realmente era um mutante - não pretendia manter sua palavra[68]. O Ciclope conseguiu ganhar o dia convencendo as Sentinelas a destruir a fonte de mutações, levando as Sentinelas a voar para o sol. Durante a batalha, Alex ficou gravemente ferido[77].

Os X-Men colocaram Destrutor no cuidado do Dr. Karl Lykos que foi secretamente obrigado a absorver as energias de outras pessoas para sobreviver. No entanto, as energias de vida dos mutantes causaram que Lykos mude para o poderoso humanoide pterodactyl-like chamado Sauron[78]. Sauron lutou contra os X-Men, mas depois fugiu para Tierra del Fuego e voltou para Lykos. Seguindo Lykos lá, os X-Men não conseguiram detê-lo de se suicidar para evitar drenar a energia de seu amante, Tanya[79].

Viajando para a Terra Selvagem, os X-Men procuraram o corpo de Lykos, enquanto o Ciclope, Garota Marvel, Homem de Gelo e o Fera se reuniram com o Ka-Zar e concordaram em ajudá-lo contra o Mutados da Terra Selvagem. O Anjo (procurando por Lykos por conta própria e sem saber o grupo subsequente de seus companheiros com Ka-Zar) foi enganado para se juntar com os Mutates pelo líder, o Criador (secretamente Magneto)[80]. Warren logo aprendeu a verdade e ajudou os X-Men em derrotar Magneto e destruir sua cidadela. A destruição resultante causou que os Mutados retornassem às primeiras formas de vida da Terra Selvagem[81].

Voltando aos Estados Unidos, os X-Men foram para o Washington D.C. para parar Solaris (um mutante do Japão que foi manipulado por seu imperialista tio Tomo para desprezar os Estados Unidos por sua parte no bombardeio de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial) de interromper uma importante conferência entre autoridades norte-americanas e japonesas[82].

Os X-Men ficaram chocados quando o Professor X apareceu vivo e bem e explicou-lhes que ele estava se preparando para a invasão Z'Nox. Com a ajuda dos poderes do Ciclope e o Destrutor, o Professor ligou cada mente na Terra para expulsar a invasão de Z'Nox[58]. A vitória deixou o professor à beira da morte, exigindo que os X-Men busquem o Hulk, cuja personalidade humana tinha o conhecimento para curar o Professor[83].

Os Anos Ocultos

X-Men The Hidden Years Vol 1 1

Os Anos Ocultos

Depois de uma briga com o Dr. Destino e o Quarteto Fantástico[84], os X-Men voltaram a treinar com Xavier de novo[85].

O Homem de Gelo deixou a equipe brevemente por causa da turbulência romântica entre ele, Lorna e o Destrutor, além de se sentir traído pelos segredos de Xavier. Aprendendo o que aconteceu em sua ausência, o Professor mandou os X-Men de volta à Savage Land para recuperar o corpo de Magneto, onde seu avião caiu. Enquanto a maioria da equipe foi recuperada e cuidada pelas pessoas da Terra Selvagem, eles foram informados de que Jean havia morrido no acidente[86]. Eles logo descobriram que haviam interpretado erroneamente a explicação, pois as pessoas nessa região não morreram, mas foram enviadas para a "Terra dos Mortos". Os X-Men logo se envolveram em impedir a raça Nhu'Ghari de escravizar outros nativos de Savage Land, enquanto Jean descobriu que Magneto ainda estava vivo. Os X-Men derrotaram Magneto e seus Mutates ressuscitados, o capturaram e deixaram a terra em uma aeronave com balão[87]. Quando uma tempestade atingiu sua nave, Magneto escapou enquanto o Anjo e os Nhu'Ghari, chamados Avia, foram perdidos no mar. Os X-Men remanescentes foram levados para o Quênia, onde encontraram a jovem Orono Munroe, uma mutante que podia controlar o tempo[88]. O Ciclope, o Fera e a Garota Marvel ajudaram Ororo a derrotar o tempo que controlava o Dilúvio.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, Io Homem de Gelo, o Destrutor e a Polaris receberam um chamado mental do professor para procurar os outros que haviam desaparecido[89]. Lorna e Havok chegaram na região para procurar por seus amigos com a ajuda de Ka-Zar, enquanto Iceman tentava chegar à Terra Selvagem sozinha (sem sucesso). Iceman foi encontrado com amnésia por Karl Lykos[90]. Lorna e Havok pegaram a assinatura mutante de Bobby e o procuraram.

Equipamento: Sala de Perigo, Cérebro, Cérebra, ciber-óculos de Indutor de Imagem. Embora a maioria dos X-Men escolha individualizar seus trajes, uniformes padrão azul e ouro estão disponíveis.
Transporte: Pássaro Negro dos X-Men; O original ainda está em uso e Forge construiu modelos adicionais para cada time. Uma versão anterior foi o Estratojato dos X-Men e, antes disso, o X-Cóptero.
Armas: Nenhum armamento padrão. Alguns membros, às vezes, levaram armas adequadas aos seus gostos, tais como (as facas de lançamento do Longshot, armas de fogo futuristas Cable, armas de fogo autoproduzidas do Forge, as armas de fogo e as katanas de Deadpool, e Katana do Psylocke, Faca da Tempestade). Wolverine, além disso, é incapaz de remover suas garras Adamantium em circunstâncias normais.

  • Deve-se notar que o fanatismo em relação aos Mutantes no mundo dos X-Men tem sido visto há muito tempo como uma metáfora de todo tipo de preconceito contra outros que ocorrem no mundo real. O Professor Xavier foi equiparado a ativistas pacíficos dos direitos civis, como o Dr. Martin Luther King Jr. Inversamente, Magneto poderia ser comparado com ativistas mais violentos como Malcolm X. Recentemente, a Tempestade vem formando sua própria perspectiva que atua como um meio termo e é análoga a opiniões de ativistas progressistas moderados.

Artigos Relacionados

  1. Novos X-Men #116
  2. Fabulosos X-Men #392
  3. Fabulosa X-Force #2
  4. 4,0 4,1 4,2 4,3 X-Men #1
  5. Novos X-Men #129
  6. 6,0 6,1 X-Men #12
  7. X-Men #117
  8. Aventuras Bizarras #27
  9. 9,0 9,1 X-Men #40
  10. 10,0 10,1 10,2 X-Men #7
  11. 11,0 11,1 X-Men #38
  12. X-Men #39-42
  13. X-Men #44-46
  14. 14,0 14,1 X-Men #54
  15. X-Men #55-56
  16. X-Men #51-53
  17. X-Men #2
  18. Tales of Suspense #49
  19. X-Men #3
  20. X-Men #4
  21. X-Men #5
  22. Sentinela: X-Men #1
  23. Quarteto Fantástico #28
  24. X-Men #6
  25. Jornada ao Mistério #109
  26. X-Men #8
  27. Contos Não Contados do Homem-Aranha #21
  28. Contos Não Contados do Homem-Aranha Anual #1997
  29. X-Men #9
  30. X-Men #10
  31. X-Men #11
  32. X-Men #13
  33. X-Men #14
  34. X-Men #15
  35. X-Men #16
  36. X-Men #17
  37. X-Men #18
  38. Quarteto Fantástico Anual #3
  39. X-Men #19
  40. X-Men #20
  41. X-Men #21
  42. X-Men #22-23
  43. 43,0 43,1 X-Men #24
  44. X-Men #25
  45. X-Men #26
  46. X-Men #27
  47. X-Men #28
  48. X-Men #29
  49. X-Men #30
  50. X-Men #31
  51. X-Men #32
  52. X-Men #33
  53. X-Men #34
  54. X-Men #35
  55. X-Men #36
  56. X-Men #37
  57. 57,0 57,1 X-Men #39
  58. 58,0 58,1 X-Men #65
  59. X-Men #41
  60. X-Men #42
  61. X-Men #43
  62. X-Men #44-45
  63. Os Vingadores #53
  64. X-Men #46
  65. X-Men #47
  66. X-Men #48
  67. 67,0 67,1 X-Men #49
  68. 68,0 68,1 X-Men #58
  69. X-Men #50
  70. X-Men #51
  71. X-Men #52
  72. Os Vingadores #60
  73. X-Men #53
  74. X-Men # 55
  75. X-Men #56
  76. X-Men #57
  77. X-Men #59
  78. X-Men #60
  79. X-Men #61
  80. X-Men #62
  81. X-Men #63
  82. X-Men #64
  83. X-Men #66
  84. Quarteto Fantástico: Maior Revista de Histórias em Quadrinhos do Mundo #3-4
  85. X-Men Vol 2 #9
  86. X-Men Os Anos Ocultos #1
  87. X-Men Os Anos Ocultos #4
  88. X-Men Os Anos Ocultos #5
  89. X-Men Os Anos Ocultos #2
  90. X-Men Os Anos Ocultos #6
  91. Melrose, Kevin (13 Setembro 2017). O Que Stan Lee Originalmente Queria Chamar os X-Men. CBR.com. Página visitada em 14 Setembro 2017.