FANDOM






Quote1 Sendo de uma raça imortal, eu sempre ponderei o que, caso realmente tenha algo, vem depois do evento que os mortais chamam de "morte." Hoje, talvez eu finalmente descubra. Seja o que for que aconteça, permanecerei fiel ao meu encargo, e observarei tudo o que ocorrer. Um fim apropriado, eu acho, para o ser conhecido como... O Vigia. Quote2
-- Uatu, o Vigia src 

Veja Também: História Expandida

Há bilhões de anos atrás, a raça extraterrestre tecnologicamente avançada conhecida como Vigias decidiu que era seu dever ajudar as raças menos avançadas do universo. Em sua primeira experiência, proposta por Ikor, uma delegação de quatro Vigias trouxe conhecimento de energia atômica para o planeta Prosilicus. Os Prosilicanos aceitaram o presente, mas o usaram para desenvolver armas nucleares e participaram numa guerra auto-genocida. Envergonhados de suas ações, os Vigias juraram nunca mais interferir nos assuntos de outras raças.[1]

Ikor criou um código de ética baseado em estrita não-interferência e observação passiva que era tão estrito que, se outro ser morresse aos pés de um Vigia, o Vigia não ofereceria ajuda. Com seu novo código estabelecido, os Vigias evacuaram seu mundo de origem e se realocaram por todas as galáxias, cada Vigia escolhendo um sistema estelar onde pudessem observar e gravar mentalmente a vida de outras raças com o objetivo de, eventualmente, compartilhá-la com seus companheiros Vigias.[2]

Os Vigias então se reuniam esporadicamente para juntar seus conhecimentos e compartilhar o que eles testemunharam.

Arquivo:Uatu (Earth-616).jpg

O filho de Ikor, Uatu, escolheu o sistema estelar da Terra como seu novo lar e se estabeleceu na "Área Azul" da lua da terra, uma instalação abandonada construído pelo saligeninas Kree, de onde ele observou a Terra por bilhões de anos. No início, Uatu aderiu ao voto de sua raça de não-interferência. Ele não interferiu fisicamente quando o Gunan, conhecido como Xakku, o Ladrão de Sol ameaçou transportar o sol da Terra para seu próprio sistema estelar (embora ele tenha enganado o alienígena para gastar seus tanques de oxigênio antes que ele pudesse cumprir sua missão).[3]

Uatu até desprezou as afeições da Raina Kalthea que ofereceu Uatu sua mão em casamento depois que sua aparição fez com que os bárbaros que ameaçavam seu reino se retirassem,[4] mas ao longo dos séculos, Uatu ficou tão apaixonado pelas formas de vida que observava que ele ocasionalmente violava seu voto de não interferência quando a existência da Terra era ameaçada.

O primeiro encontro registrado de Uatu com um terráqueo ocorreu em 1602 quando o Capitão América de um possível futuro foi inadvertidamente enviado de volta no tempo para aquela época causando ondulações no tempo que ameaçava o próprio tecido da realidade. Uatu revelou a natureza do problema para uma versão da era Elisabetana do Doutor Estranho que ajudou a enviar o Capitão América de volta através de um portal do tempo, corrigindo a linha do tempo.

No entanto, o superior de Uatu permitiu que a linha de tempo divergente (Terra-311) continuasse em uma dimensão de bolso. Décadas atrás, Uatu ajudou Destruidor (Roger Aubrey), Cruz de Ferro, Nathaniel Richards e Howard Stark em uma missão para salvar a humanidade.

Nos tempos modernos, Uatu conheceu o Quarteto Fantástico quando visitaram a Lua para investigar a Área Azul. O mestre criminoso Fantasma Vermelho e seus Super-Macacos também haviam pousado lá e logo atacaram o Coisa. Uatu revelou sua presença aos terráqueos e terminou a luta decretando que o Quarteto Fantástico combateria o Fantasma Vermelho e seus macacos. Uatu ficou impressionado com a vitória do Quarteto e deu a eles sua bênção, permitindo que eles mantivessem as memórias sobre sua existência.[5]

Uatu se afeiçoou pelo Quarteto Fantástico e começou a avisá-los de perigos iminentes, como o Homem Molecular que ganhou poderes de manipulação de matéria em um acidente de laboratório. Após a derrota do Homem Molecular, Uatu transportou o vilão para um mundo extra dimensional,[6] onde o tempo passava a uma taxa acelerada e reforçou os bloqueios mentais auto-impostos que limitavam a capacidade do Homem Molecular de usar seu poderes.

Logo depois, no casamento do Sr. Fantástico e Mulher Invisível, Uatu ajudou o Sr. Fantástico a derrotar a horda de super-vilões que ameaçaram a cerimônia.[7] Depois disso, Uatu permitiu que Reed e Sue tivessem sua lua-de-mel na Área Azul, proporcionando um rico banquete e assegurando aos recém-casados que seriam os únicos seres na galáxia que ele não vigiaria naquela noite.

Mais tarde, quando Galactus ameaçou pela primeira vez a Terra, Uatu tentou esconder o planeta do devorador de mundos,[8] discutiu com ele razão pela qual a Terra deveria ser poupada,[9] e por fim ajudou o Tocha Humana a obter a única arma capaz de destruir a ameaça cósmica -- o Nulificador Total.[10] Uatu também estudou realidades alternativas, as quais ele observou através de um portal que lhe foi dado pelos Guardiões do Tempo, um grupo de seres que existiam no fim do próprio tempo.

Eventualmente, Uatu desonrou-se completamente por se opor fisicamente ao Capitão Mar-Vell depois de aliar-se com a Legião Lunática, uma facção Kree oposta a Mar-Vell que era liderada por Zarek, Fer-Porr and Sro-Himm e ficava na Área Azul da Lua.[11] Colocado em julgamento por seu próprio povo por suas inúmeras violações de seu código de ética, Uatu explicou que ele havia começado a se identificar com a ação e emoção que ele observava na Terra e, portanto, ansiava por se envolver.[12]

Na conclusão de seu julgamento, Uatu foi liberado sob custódia após ter prometido nunca interferir nos assuntos de outras raças novamente.

Mais tarde, Uatu foi capturado pelo apostador intergalático A'Sai através de uma arma de uma das antigas naves de Galactus. Uatu permitiu-se ser colocado em uma aposta - a tecnologia de Uatu contra a arma de A'Sai - mas, quando o Homem-Aranha conduziu a equipe de Uatu à vitória, Uatu destruiu a arma e transformou A'Sai em um cartão de casino como punição. Uatu também salvou a vida de Bette Chekhov, neta de Anton, um dos pensionistas anteriores de May Parker.

Quando o criminoso Laser Vivo tentou escapar de Quasar voando para o portal de mundos alternativos de Uatu e divergiu em seres separados em sete diferentes realidades alternativas, Uatu alistou Quasar para recapturar os Lasers Vivos. Baseado na teoria do Vigia Otmu que até mesmo a observação afetava outros, a "Praga do Esquecimento" fez com que muitos Vigias acabassem com suas próprias existências. Embora perpetuada por Voragem, a Praga terminou quando Quasar convenceu os Vigias de que eles deviam continuar a observar para que pudessem passar seus registros acumulados para o próximo universo.

Presente no julgamento anterior de Uatu estava seu sobrinho Aron, um Vigia relativamente jovem treinado por seu tio que ainda não havia recebido um sistema solar para observar. Fascinado pela Terra, Aron eventualmente quebrou o código do Vigia, manipulando o Quarteto Fantástico e os Inumanos a lutarem. Agora um Vigia "renegado", Aron tornou-se mais malévolo. Depois de clonar o Quarteto Fantástico e tentar criar um mundo de bolso dentro da mente de Alicia Masters, Aron foi emboscado pelo Doutor Doom que sugou o poder de Aron em um dispositivo de contenção.

Uatu cuidou de Aron enquanto seu sobrinho se recuperava, mas antes que Aron pudesse ser julgado por seus crimes, os Vigias ficaram preocupados com a ameaça representada pelas gigantescas entidades cósmicas conhecidas como Celestiais. Aron aproveitou essa oportunidade para se disfarçar como seu tio Uatu e manipular o Quarteto Fantástico para ajudá-lo a recuperar a energia roubada dele por Destino. Completando a primeira fase de seu plano, Aron conspirou para jogar todo o universo em um buraco negro e então criar um novo universo para ele manipular.

The Watcher cometh

Sendo desafiado pelo Quarteto Fantástico e pela Força Fantástica, Aron colocou legiões dos seus antigos inimigos contra eles, mas o Homem-Formiga (Scott Lang) frustrou seu plano destruindo o dispositivo necessário para criar o buraco negro. No fim, Uatu disciplinou seu sobrinho dissipando sua energia e a usando para reviver o líder dos Vigias conhecido como o Um. Uatu foi despojado de seu título e exilado pelos Vigias por essas ações controversas.

Apesar de sua expulsão, Uatu continuou a observar os assuntos na Terra, motivado pelas vidas e lutas dos seus habitantes. Eventualmente reintegrado nos Vigias, Uatu testemunhou o desaparecimento temporário de Galactus, o qual foi destruído por uma aliança intergaláctica de heróis liderados pelo Surfista Prateado perto do mundo natal Shi'ar. Pouco tempo depois, Uatu foi brutalmente atacado por Abraxas, uma entidade cósmica que ameaçava toda a realidade, mas Abraxas foi derrotado pelo Quarteto Fantástico.

Uatu felicitou os heróis, informando-os que a humanidade havia passado em outro teste.

Ele também parece ter algum tipo de história com o mutante Apocalipse. Durante a crise do Massacre, ele e Apocalipse observaram e discutiram o conflito de longe.

Algum tempo atrás, Uatu e dois de seus companheiros Vigias, Zoma e Qyre, apareceram diante da Mulher-Hulk, a qual estava servindo com os Magistrati como juiz no Tribunal de Reclamações Cósmicas do Tribunal Vivo. Qyre descobriu uma raça reclusa que mantinha sua existência secreta desde tempos imemoriais. A raça reclusa processou os Vigias no Tribunal de Reclamações Cósmicas e a Mulher-Hulk ordenou que a boca de Qyre fosse permanentemente selada para que ele não pudesse compartilhar seu conhecimento dos queixosos com seus colegas Vigias.

Quando o Celestial Sonhador despertou de seu sono nas Montanhas Diablo, Uatu, o qual sentiu sua presença, se virou e olhou para longe da Terra. O Celestial mais tarde escaneou Uatu e descobriu que o Vigia havia quebrado seu pacto de não-interferência quase 400 vezes.

Uatu, o Vigia, apareceu diante dos heróis enquanto eles estavam se reunindo para discutir o que fazer depois do desastre de Stamford. Como os Vigias só apareciam pessoalmente para monitorar eventos importantes na história, sua presença não era um bom presságio para os heróis, de acordo com o o Doutor Estranho. Uatu apareceu na batalha no Central Park, em Nova York, entre os invasores Skrulls e as forças combinadas da comunidade de super-heróis e vilões.

Mais tarde, ele testemunhou a busca do Capuz pelas Joias do Infinito. Robbins ficou surpreso pela aparição dele e o Hulk Vermelho aproveitou a vantagem, acertando-o e tomando a Joia do Poder. Além disso, Uatu esteve presente durante a batalha mental do Capuz e o Professor X. Mais tarde ele retornou durante o evento dos Vingadores vs X-men e estava falando sobre o dragão Shoa Loa, em como ele enfrentou a Força Fênix. Ele também estava lá quando Esperança Summers socou Ciclope para a lua, o que ele até mesmo afirmou ser impossível.[13]

Nova

Durante um dos treinamentos de Sam Alexander, Uatu revelou para ele uma armada Chitauri que estava se aproximando. Depois que Nova derrotou essa frota com o Nulificador Total, ele retornou a Uatu dizendo que ele era o único que acreditou nele e que ele achava que o Nulificador Total deveria ficar com o Vigia. Ele também declarou que viria mais vezes ver Uatu no futuro para receber mais assistência, o que fez Uatu sorrir.[14] Uatu ajudou Sam várias vezes desde a armada Chitauri. Ele até mesmo mostrou a Sam onde ele poderia encontrar a Força Fênix que estava indo para a Terra.[15]

Original Sin Vol 1 1 page 10

O cadáver de Uatu

Pecado Original

Após um encontro com Nova, a cidadela de Uatu foi atacada pelo Doutor Midas, a Exterminatrix, o Orbe e os Acéfalos. Enquanto Uatu enfrentava os Acéfalos, Exterminatrix e Midas roubaram o arsenal do Vigia. O Orbe invejava o poder de Uatu e acabou atirando nele. A rajada não matou Uatu, mas enquanto ele estava inconsciente, o Orbe removeu um de seus olhos. Nick Fury foi investigar o evento e encontrou Uatu se recuperando do ataque.[16]

Fúria exigiu saber quem eram os culpados, mas Uatu se recusou a dizer-lhe sob seu juramento. Depois de perceber que os olhos do Vigam eram onde as coisas que ele haviam testemunhado eram guardadas, e que a única maneira para ele impedir os criminosos antes que pudessem fazer qualquer coisa era ter um dos olhos, para poder revelar a identidade deles, Fury matou o Vigia e tomou seu olho restante.[17]

O cadáver do Vigia foi encontrado na Lua por Thor. Esse evento levou rapidamente ao começo de uma investigação para descobrirem quem o matou.[18]

Tabela de Poder [24]
Inteligência
Força
Velocidade
Resistência
Projeção de Energia
Habilidades de Luta
 1
* Teletransporte

Poderes

O Vigia possui grande poderes mentais, físicos e de manipulação de energia:

  • Telepatia: O Vigia é um telepático, sendo capaz de escanear a mente de praticamente qualquer forma de vida senciente e projetar seus pensamentos em qualquer cérebro.
    • Invisibilidade (Telepática): O Vigia pode tornar a si mesmo e a outros invisíveis e completamente indetectáveis (pelos sentidos normais) para a mente dos outros. Essa habilidade é tão poderosa que Uatu foi capaz de esconder toda a Terra da entidade cósmica extremamente poderosa Galactus.
  • Geração de Ilusão: O Vigia pode alterar sua aparência assumindo qualquer disfarce de sua escolha. Esse poder é aparentemente uma habilidade mental/psíquica não uma habilidade física como as dos Skrulls.
  • Manipulação de Energia: Uatu pode manipular energia cósmica, comparada a níveis divinos. Ele possui uma energia cósmica tão poderosa que quase pode rivalizar com Galactus.
  • Teletransporte: O Vigia pode converter seu corpo em uma forma de energia a fim de se "teletransportar" através do espaço em velocidade de hiper-luz (É provável que ele atravesse dobras espaciais para fazer isso).
  • Viajem no Tempo: Uatu pode viajar através do tempo. Ele pode levar a si mesmo ou a outros para qualquer tempo, passado ou futuro.[19]
  • Geração de Escudo de Força: O Vigia pode gerar e manipular Campos de Força construídos de Energia Cósmica para vários efeitos:
    • Contenção: O Vigia pode projetar Escudos de Força envolta dos oponentes, os contendo e impedindo-os de usar seus poderes físicos e de energia.
  • Voo: Uatu pode voar usando suas energias psíquicas. Ele também pode voar para o hiperespaço.
  • Consciência Cósmica: Uatu possui sentidos cósmicos muito afiados.
  • Imortalidade: Os Vigias são aparentemente imortais (embora sinais de maturidade sejam evidentes), tendo reforçado os limites de suas forças vitais com "raios delta". Provavelmente uma explosão que dispersasse todas as suas moléculas corporais por milhares de quilômetros seria fatal para eles.
  • Alteração de Tamanho: Uatu era capaz de assumir proporções humanas.[20]

O Vigia possui poder ao menos igual ao do Colecionador (já que ele alegou que Uatu poderia impedir sua coleta se assim o desejasse) e superior ao do Surfista Prateado em seus níveis de poder cósmicos originais (pois ele acreditava que até mesmo seu poder era menor do que qualquer dos Anciões do Universo). Um Vigia também é descrito como possuindo o poder de destruir mundos e agitar galáxias. Eon afirma que os Vigias são "muito poderosos" e "quase oniscientes".

Uatu foi dito como sendo o "ser mais poderoso na galáxia."[21] Os Vigias foram ditos como capazes de fazer com que seus desejos se tornassem realidade - Vigias podem morrer simplesmente por escolher, mas ainda são capazes de voltar à vida, escolhendo não estar mais morto.[22] Uatu provou ser capaz de bloquear as sondas telepáticas de Galactus. Acredita-se que Uatu possua uma imunidade inacreditável a danos físicos, já que até mesmo Aaron, estando enfraquecido, se provou mais do que capaz de suportar a força combinada dos ataques da Mulher Invisível, o Tocha Humana e uma rajada de um disruptor molecular criado pelo próprio Doutor Destino.

Nível de Força

Classe 100+.



  • Parece não haver diferenças sexuais secundárias entre Vigias masculinos e femininos. No entanto, Vigias ainda se reproduzem sexualmente, e relações familiares ainda fornecem cuidados e treinamento para seus jovens.
  • O Celestial Sonhador escaneou Uatu e descobriu que o Vigia havia quebrado seu pacto de não-interferência quase 400 vezes, inicialmente decidindo informar o Fulcrum sobre isso, mas acabou mudando de ideia para entender a humanidade e o amor de Uatu por seres tão inferiores.

Explore e Discuta

Notas de Rodapé


Referências

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.