FANDOM






Quote1 Se você v-v-vai sacrificar alguém, senhor... deve s-s-ser nós! Quote2
-- Manto, falando por si mesmo e Adaga src 

Infância

Criado em uma vizinhança pobre de Boston, Tyrone Johnson era um bom aluno, apesar de sua gagueira crônica, uma deficiência que ele lutou para dominar com o apoio do seu melhor amigo, Billy. Quando Tyrone tinha 17 anos, ele e Billy testemunharam o roubo de uma loja local e o tiroteio que matou o balconista. Os ladrões fugiram, e Billy correu também, temendo que ele e Tyrone pudessem ser erroneamente considerados suspeitos do crime. Quando um policial mandou que Billy parasse, Tyrone tentou afirmar que Billy era inocente, mas sua gagueira tornou impossível para ele falar claramente, e o oficial atirou em Billy, o matando. Sentindo-se responsável pela morte de Billy e com medo da polícia, Johnson fugiu para a Cidade de Nova York.

Tandy Bowen

Chegando ao Terminal Rodoviário de Manhattan, Tyrone, estando sem nenhum dinheiro, considerou roubar Tandy Bowen, uma menina rica que também havia fugido de casa. No entanto, quando alguém acabou a roubando primeiro, Tyrone impulsivamente enfrentou o ladrão e devolveu a bolsa de Tandy. Os dois adolescentes então acabaram se tornando amigos. Quando a ingênua Tandy aceitou uma oferta de abrigo de alguns homens estranhos, Tyrone foi junto para protegê-la. No entanto, os dois adolescentes foram logo entregues a força ao criminoso Dr. Simon Marshall.

Experimento D-Lite

Marshall estava desenvolvendo uma nova heroína sintética chamada de D-Lite para a Maggia, a testando em adolescentes fugitivos com resultados fatais. Johnson e Bowen de alguma forma sobreviveram às injeções da droga e fugiram, junto com outro prisioneiro, o Chinês que se tornaria o Senhor Negativo.[1] Durante fuga, Tyrone acabou sendo envolvido em escuridão e tomado por uma estranha fome que aliviava quando na presença de Tandy, a qual estava brilhando com uma forte luz. Tentando esconder sua nova aparência sombria em uma capa improvisada, Tyrone começou a absorver os capangas de Marshall em sua escuridão, enquanto Tandy os feria com adagas de luz. Os dois adolescentes se apelidaram de Manto & Adaga e declararam guerra contra as drogas.

Manto & Adaga

Manto e Adaga começaram como vigilantes impiedosos, matando Marshall, apesar da interferência do Homem-Aranha, o qual via os dois como inocentes que estavam no caminho errado e gradualmente tornou-se amigo deles. Após tentativas fracassadas de assassinar os criminosos Cabelo de Prata e Rei do Crime, Adaga tornou-se menos cruel e tentou orientar Manto a seguir a mesma direção. No entanto, já que seu poder o obrigava a consumir seres vivos, Manto achou mais difícil de seguir esse caminho mais gentil, embora a luz de Adaga poderia satisfazer sua fome temporariamente.

Manto e Adaga fizeram amizade com os pré-adolescentes superpoderosos do Quarteto Futuro e ajudaram duas vezes os Novos Mutantes, aprendizes dos X-Men. A dupla eventualmente descobriram que também eram mutantes e a droga de Marshall havia despertado seus poderes latentes. Embora eles costumavam atacar criminosos de rua comuns, eles enfrentaram diversos inimigos como Doutor Destino, Beyonder, Rattus, o Zapper, o Disciplinador, o Senhor da Guerra de Kampuchea, Set, Mephisto, Thanos, Assembléia do Mal, Inferno e Mestre da Luz.

Manto e Adaga encontraram refúgio na Igreja do Espírito Santo com o simpático Padre Francisco Delgado, mas ao longo do tempo, Delgado tornou-se romanticamente obcecado com Tandy. Considerando Manto como uma influência demoníaca, Delgado tentou dividir a equipe, mas acabou falhando, enlouquecendo no processo. Após Delgado ser institucionalizado, Manto e Adaga encontraram um novo mentor no tio de Tandy, o Padre Michael Bowen Enquanto isso, o pai de Tandy tornou-se o líder de um culto como o Lorde da Luz na Índia. Um "vampiro da luz" que se alimentava da força vital dos outros, ele enfrentou Manto e Adaga, até que percebeu o que havia se tornado e tentou reparar seus erros, lançando-se no abismo negro do Manto.

O detetive de polícia Brigid O'Reilly considerou a dupla como uma ameaça, até que eles ajudaram a capturar o assassino Duane Hellman e contou a ele sobre a suas origens. Mais tarde, quando O'Reilly foi traído e deixado para morrer por policiais corruptos, Manto e Adaga usaram seus poderes para salvar sua vida, mas a experiência mutou o corpo de Brigid e deformou sua mente. Ela tornou-se o cruel vigilante sobre-humano Mayhem, muitas vezes lutando contra o crime ao lado de Manto e Adaga. A antiga parceira de O'Reilly, a detetive de polícia Rebecca "Rusty" Nales, também se tornaria uma aliada para Manto e Adaga.

Manto continuou a lutar com o seu poder e com o faminto Predador dentro de sua escuridão. Durante um período quando Manto parou de consumir seres vivos, o Predador libertou o espírito do lendário assassino Jack, o Estripador, para atormentar Manto. No entanto, quando Jack traiu o Predador em busca de poder pessoal, Manto absorveu o assassino e o Predador consumiu Jack novamente. O chefe do tráfico de drogas Êxtase (Renee Deladier) duas vezes roubou os poderes do Manto para si mesmo, principalmente porque o Predador preferia o cruel Deladier como um corpo hospedeiro. Manto recuperou seus poderes ambas as vezes, em parte graças ao Doutor Estranho. Quando o demônio Pesadelo foi atrás de Manto, Tyrone conseguiu sobreviver com a ajuda do Dr. Estranho e Adaga, a qual até mesmo conseguiu anular a escuridão de Manto completamente por algum tempo. No entanto, Tyrone temia que Adaga só poderia se relacionar com ele como Manto, e ele logo foi manipulado para recuperar seus poderes sombrios pelo malévolo místico Senhor Jip. O retorno voluntário de Tyrone a sua forma de Manto distanciou Adaga, a qual trabalhou brevemente com a Gata Negra antes de voltar com Manto, o qual havia tentado fazer uma parceria com Cristal. A esta altura, Jip estava tentando usurpar o corpo de Manto com a ajuda de seus agentes, Noite e Dia. Adaga derrotou todos eles com a ajuda do Predador, e os parceiros foram reunidos. Jip viria a continuar os perseguindo, deixando Adaga cega por um tempo, usando o louco Delgado como um peão, corrompendo temporariamente Adaga através do poder de Noite e matando Delgado e o Padre Bowen por misticamente usurpar seus corpos. Manto e Adaga conseguiram impedir os planos de Jip todas as vezes.

Embora Manto e Adaga uma vez resgataram a jovem sem-teto Anna Johnson de cultistas, apenas a própria Anna estava ciente do fato de que ela era a irmã há muito tempo perdida de Tyrone. Tandy ficou em contato com seu padrasto Philip, o qual continuou a oferecer apoio moral e financeiro para Tandy. Ele até se mudou para Nova York para ficar perto dela, cuidando dela durante sua cegueira temporária e os dois se desenvolveram gradualmente uma relação real de pai e filha. Infelizmente, ele foi morto por uma overdose da droga D-Lite, uma criação do demoníaco Desespero, l qual se alimenta da miséria humana. Desespero revelou que ele havia ajudado a criar Manto e Adaga, cujos poderes mutantes teriam sido bem diferentes se tivessem se desenvolvido normalmente. Aparentemente, os seus poderes mutantes teriam sido ativados naturalmente através do contato entre Tandy e Tyrone, mas Desespero inibiu esta reação, permitindo que a droga de Marshall acionasse seus poderes no lugar. Desespero também secretamente colocou dois aspectos de seu próprio poder - uma clara e uma escura - dentro dos adolescentes, remodelando seus poderes mutantes. Essas formas escuras e claras foram feitos para agir como baterias de armazenamento para Desespero, acumulando dor e sofrimento que ele poderia usar no futuro. Ele tinha selecionado Tyrone e Tandy como corpos hospedeiros pois acreditava que mutantes eram particularmente propensas a sofrer. Quando Desespero tentou recuperar as duas formas para si, Manto e Adaga resistiram, e Desespero foi aparentemente destruído. No processo, os poderes de Manto e Adaga foram alterados, embora suas habilidades originais retornaram com o passar do tempo.[2]

Manto e Adaga são devotados um ao outro, mas a solitária Adaga muitas vezes quer mais da vida. Enquanto estava um caso internacional, Tandy se apresentou com o Eurocirco como Lady Luz e teve um romance com o suposto agente do FBI Bill Clayton, o qual foi exposto como sendo um criminoso, mas no fim se sacrificou para salvar Manto e Adaga. Tandy acabou fazendo amizade com os Novos Guerreiros, os quais se uniram com Manto, Adaga e outros heróis para derrotar o Darkling. Na mesma época, Manto e Adaga se uniram com o Homem-Aranha e outros para deter uma série de assassinatos causados pelo Carnificina. Mais tarde, Adaga ajudou a resgatar os Novos Guerreiros do incrivelmente poderoso Esfinge. Ela aceitou uma oferta para se juntar aos Novos Guerreiros, embora Manto se recusou a participar. Servindo como um membro reserva dos Novos Guerreiros, Adaga também realizou uma missão com o grupo Defensores Secretos.

O companheiro vigilante Justiceiro foi um aliado e um inimigo de Manto e Adaga ao longo dos anos. Quando Manto desapareceu, Adaga ajudou a formar a aliança "Marvel Knights" não-oficial com o Justiceiro e outros vigilantes, e juntou-se a maioria dos outros Knights na caça ao Justiceiro após ele deixar o grupo. Enquanto isso, Manto, sendo manipulado pelo Pesadelo, embarcou em uma busca para consumir todos os infratores, absorvendo o Justiceiro e muitos outros, até Adaga se unir com o Dr. Estranho para purgar a escuridão que estava corrompendo o Manto e resgatar suas vítimas. No processo, Manto reverteu à sua forma humana como Tyrone Johnson, embora tenha sido temporário. Pouco tempo depois, os Marvel Knights se desfizeram.

Mais tarde, o grupo criminoso conhecido como Orgulho enganou Manto e Adaga a tentarem recuperar seus filhos super-poderosos. Um encontro com esses jovens Fugitivos logo convenceu Manto e Adaga da verdadeira natureza do Orgulho, mas antes que pudessem fazer algo, os vilões apagaram as memórias da dupla a respeito do Orgulho. Manto e Adaga continuaram a vagar pelas ruas, trazendo a luz da esperança para os inocentes e a sombria justiça aos culpados.

Dinastia M & Guerra Civil

Durante a crise da Dinastia M, Manto estava entre os heróis despertados por Layla Miller, sendo inicialmente parte dos Vingadores de Luke Cage.[3]

Mais recentemente, o auxiliar de enfermagem Reginald Mantz conseguiu replicar os poderes de Manto com o Hormônio de Crescimento Mutante. Ele então espancou Adaga e a deixou hospitalizada. Os Fugitivos e os Novos Vingadores encontraram evidências de que "Manto" era o culpado e o confrontaram. No entanto, eles eventualmente descobriram a verdade.[4]

Ele agiu como um teletransportador e elemento ativo durante a Guerra Civil, entre os Vingadores Secretos.[3] Ele e Adaga foram capturados em um plano do Capitão América para fazer a S.H.I.E.L.D. confiar em Wilson Fisk. Eles escaparam, foram recapturados e libertados para a batalha final. Quando o Portal para Zona Negativa foi fechado, Tandy convenceu Tyrone a abrir um portal para Manhattan onde a batalha continuou.[5]

X-Men

Em algum momento, Manto e Adaga estavam atuando em Colômbia, destruindo plantações de drogas. O traficante contratou o Patriota de Ferro através do M.A.R.T.E.L.O. para derrubá-los. Em vez disso, ele os recrutou para sua própria equipe de X-Men e os utilizou contra manifestantes em São Francisco e os Bio-sentinelas de Stephen Lang.[6]

Quando Emma Frost e Namor eventualmente traíram Osborn, Manto e Adaga os seguiram até a nova nação mutante de Utopia, onde foram apresentados por Ciclope como sendo parte de seu plano desde o início, para que eles pudessem ser aceitos na comunidade.[7]

Mais tarde, ele ajudou o Wolverine a lidar com Daken e Romulus, banindo o Romulus para a Dimensão Negra.[8]

Ilha das Aranhas

Os poderes de Manto e Adaga foram trocados graças ao Sr. Negativo durante os eventos da Ilha das Aranhas: Manto agora provia luz, enquanto Adaga tinha que se alimentar da luz de Manto para satisfazer temporariamente sua fome. Também foi predito que Adaga seria quem eventualmente mataria o Sr. Negativo.

Tabela de Poder [16]
Inteligência
 2
Força
 3
Velocidade*
 2
Resistência
Projeção de Energia
 3
Habilidades de Luta
 2
* Teletransporte

Poderes

Condutor da Força Negra: O corpo de Manto é um portal para a "Dimensão da Força Negra", um mundo de uma estranha energia negra. Manto está ligada a um reino de bolso dessa dimensão dominada pelo Predador, o qual obriga Manto a absorver as forças vitais de outros seres. No entanto a luz de Adaga pode satisfazer temporariamente esse desejo. Quando invertido pelo Senhor Negativo, Manto tirava seus poderes da Força da Luz, mas elas eram idênticas.[9]

Canalização da Força Negra: Manto pode canalizar a Força Negra para criar um campo de escuridão ao seu redor, geralmente usando sua capa como um ponto focal para manipular essa escuridão, embora ela possa se espalhar muito além dos limites de sua capa. Pessoas envoltas pela escuridão do Manto sentem um frio entorpecimento e um medo incapacitante, por vezes tendo visões perturbadoras. A exposição prolongada à escuridão pode deixar as pessoas insanas. As vítimas desprotegidas presas no reino sombrio do Manto têm sua energia vital drenada gradualmente e provavelmente irão morrer, a menos que Manto as liberte. A luz de Adaga a deixa em grande parte imune à escuridão do Manto e ela pode estender sua luz para proteger os outros dentro da escuridão do Manto se for necessário.

Teletransporte com Força Negra: Manto pode se teletransportar, entrando na dimensão da Força Negra, movendo-se a uma curta distância dentro dele e emergindo de volta à Terra a uma grande distância do seu ponto de origem. Uma distancia de milhas da Terra pode ser percorrida em apenas alguns passos através de atalhos na Força Negra. Manto pode teletransportar outras pessoas ou objetos junto com ele também, um feito geralmente reservado para Adaga, já que a maioria dos seres não podem atravessar em segurança a Força Negra. Durante a Guerra Civil, ele teletransportou pelo menos cem heróis e Thunderbolts da Zona Negativa para Nova York. No entanto, esse esforço o enfraqueceu consideravelmente.

Intangibilidade com Força Negra: Como Manto, Tyrone é geralmente intangível, embora ele possa se solidificar através de um ato de vontade ou por absorver "luz" o suficiente para saturar sua forma temporariamente. Nas raras ocasiões em que ele retomou a forma humana, ele geralmente reverte para sua antiga gagueira, a qual desaparece quando ele se torna Manto. A conexão de Tyrone com a Força Negra foi cortada em várias ocasiões, mas ele parece ser atraído para a escuridão e vice-versa, e ele sempre recupera sua forma de Manto eventualmente.

Nível de Força

A força de Tyrone foi aumentada para níveis desconhecidos, mas é o suficiente para permitir que ele erga o dobro do seu peso corporal, como resultado Tyrone pode erguer ao menos 140 kg.



Equipamento

Seu manto, o qual aparentemente existiu em outros seres com poderes similares.

Transporte

Se teletransporta quando necessário.

  • Manto tinha duas irmãs e um irmão. Uma era sua irmã gêmea Anna, a qual foi provavelmente separada durante o nascimento de Tyrone, já que ele não a reconheceu quando se encontraram como adultos.[10] Anna sabia que Tyrone era seu irmão gêmeo, mas preferiu não contar a Tyrone.[2] Outra irmã não identificada morreu de overdose de drogas depois que ela foi introduzida as drogas pelo seu irmão Otis.[11]
  • O status mutante de Manto e Adaga é bem controverso e mudou durante os anos:
    • Manto e Adaga Vol 3 afirmou que eles eram mutantes e foi intitulado de "As Desventuras Mutantes de Manto e Adaga".[2]
    • Em Guerra Civil foi afirmado que uma droga deu poderes a eles, na verdade a droga ativou poderes mutantes latentes, mas era mutações baseadas na ciência e magia.
    • Quando Norman Osborn veio recrutar eles para os seus X-Men, eles afirmaram que não era mutantes (ao que Osborn respondeu que eles poderiam muito bem ser).[6]
    • Adaga foi "confirmada" pelo Doutor Nemesis como NÃO sendo uma mutante, sem Gene X, sem hélice do DNA ou marcadores hereditários alterados, sem leituras no Cérebro. Mas ela mencionou que há outros mais completos que poderiam ser realizados na medula óssea deles para indicar se eles possuíam um Gene X, o que foi sugerido pelo Fera.[12]
    • Foi afirmado em Marvel Fact Files #19 que Manto e Adaga eram mutantes.
    • Foi afirmado por Steve Rogers que agora era confirmado que ambos não eram mutantes, mas humanos alterados.[13]
  • Os Byan'Nantandu se referiram ao Manto como o guardião do portal da Força Negra do Setor AEN-ZIOB3, o qual inclui o planeta Terra, sugerindo que pode haver outros guardiões em outras partes do universo.[14]

Explore e Discuta

Notas de Rodapé

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.