FANDOM

Cuidado... spoilers!

Essa página pode conter spoilers da trama ou detalhes do final de histórias que ainda não foram públicadas ou transmitidas.

Quote1 Dois mundos. Um herói. Quote2

Aparições

Personagens Principais:

  • Thor Odinson Next (Primeira Aparição) (Aparece em Flashback e na História Principal)

Personagens Secundários:

Vilões:

Outros Personagens:

Raças e Espécies:

Locais:

Itens:

Veículos:

  • Acura TL (edição da S.H.I.E.L.D.)
  • Acura MDX (edição da S.H.I.E.L.D.)
  • Acura ZDX (edição da S.H.I.E.L.D.)
  • Pinzgauer veículo todo terreno equipado com uma extensa série de equipamentos de varredura.

Enredo

Quote1 Os seus antepassados chamaram de mágica. Você chama isso de ciência. Eu venho de um lugar onde eles são um e o mesmo. Quote2
--Thor
No dia de hoje, Jane Foster, Erik Selvig e Darcy Lewis investigou um fenômeno incomum no deserto do Novo México e atingiu um homem misterioso dentro da tempestade com sua van.

Em 965 D.C., Odin (Anthony Hopkins), rei de Asgard, declara guerra aos Gigantes de Gelo de Jotunheim e seu líder Laufey (Colm Feore), para os impedir de conquistar os nove reinos, começando com a Terra. Os guerreiros Asgardianos derrotam os Gigantes de Gelo e conseguem pegar a fonte do seu poder, uma caixa de gelo.

No presente, o filho de Odin, Thor (Chris Hemsworth) se prepara para ascender ao trono de Asgard, mas é interrompido quando os Gigantes de Gelo tentam recuperar a caixa. Contra a ordem de Odin, Thor viaja para Jotunheim para enfrentar Laufey, acompanhado por seu irmão Loki (Tom Hiddleston), sua amiga de infância Sif (Jaimie Alexander) e os Três Guerreiros Volstagg (Ray Stevenson), Fandral (Joshua Dallas) e Hogun (Tadanobu Asano). Uma batalha acontece até Odin intervir para salvar os Asgardianos, destruindo a frágil trégua entre as duas raças. Devido à arrogância de Thor, Odin tira-lhe todo o poder divino e bane-o para a Terra como um mortal acompanhado de seu martelo Mjolnir (a fonte de seu poder), agora protegido por um encantamento para permitir que apenas os dignos possam empunhá-lo.

Thor chega na Terra no Novo México, onde a astrofísica Jane Foster (Natalie Portman), sua assistente Darcy Lewis (Kat Dennings) e o mentor Dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgård), encontram-no. A população local encontra Mjolnir. Pouco antes o agente da SHIELD Phil Coulson (Clark Gregg) confisca as aquisições de dados de Jane sobre o buraco de minhoca que trouxe Thor para a Terra. Thor, tendo descoberto a localização de Mjolnir, procura recuperá-lo a partir da instalação que a SHIELD rapidamente construiu, mas ele se encontra incapaz de levantá-lo, e é então capturado. Com a ajuda de Selvig, ele é libertado e se resigna ao exílio na Terra, bem como desenvolve um romance com Jane.

Loki descobre que é filho de Laufey e que foi adotado por Odin depois que a guerra terminou. Odin, dominado pelo estresse da descoberta de Loki e o banimento de Thor, entra em um estado de sono profundo que irá lhe permitir recuperar-se. Loki se torna rei e oferece a Laufey a chance de matar Odin e recuperar a caixa.

Sif e os Três Guerreiros, infelizes com o governo de Loki, tentam resgatar Thor de seu exílio, convencendo Heimdall (Idris Elba), guardião do Bifröst - o meio de viajar entre os mundos - para permitir a passagem para a Terra. Consciente do seu plano, Loki envia o Destruidor, um robô aparentemente indestrutível, para persegui-los e matar Thor. Os guerreiros encontram Thor, mas o Destruidor os encontra e os derrota, fazendo Thor oferecer sua própria vida para que os outros possam se afastar em segurança. Derrotado pelo Destruidor e próximo da morte, o sacrifício de Thor prova-o digno de empunhar Mjolnir. O martelo retorna a ele, devolvendo os seus poderes e habilitando-o para derrotar o Destruidor. Thor se despede de Jane com um beijo e promete voltar depois de ir para Asgard junto com os guerreiros para derrotar Loki.

Em Asgard, Loki trai e mata Laufey, revelando o seu verdadeiro plano de usar a tentativa de Laufey de atentar contra a vida de Odin como uma desculpa para destruir Jotunheim com a ponte Bifröst, provando-se digno de seu pai. Thor chega e luta com Loki antes de destruir a Ponte Bifröst para parar o plano de Loki, prendendo-o em Asgard. Odin acorda e impede os irmãos de cair no abismo criado na esteira da destruição da ponte, mas Loki permite-se cair. Thor faz as pazes com Odin, admitindo que ele não está pronto para ser rei, enquanto na Terra, Jane e sua equipe buscam uma maneira de abrir um portal para Asgard.

Em uma cena pós-créditos, Selvig foi levado para uma instalação SHIELD, onde Nick Fury (Samuel L. Jackson) abre uma maleta e pede-lhe para estudar um objeto misterioso, que Fury diz que têm um poder incalculável. Um Loki invísivel ordena que Selvig concorde, e Selvig faz.

Elenco

Jeremy Renner e Samuel L. Jackson fazem cameos sem créditos como Agente Barton e Nick Fury, respectivamente. Adriana Barraza aparece como Isabela Alvarez. Maximiliano Hernández intepreta Agent Jasper Sitwell. Joshua Cox e Joseph Gatt intepretam Hailstrum e Grundroth, respectivamente. Dale Godboldo e Patrick O'Brien Demsey aparecem como agente Garrett e Agent Cale, respectivamente. Escritores J. Michael Straczynski, Walter Simonson, e Stan Lee fazem camadas no filme.

Notas

Thor é um filme lançado teatralmente em 21 de abril de 2011 na Austrália e em 6 de maio de 2011 na América do Norte. O filme foi produzido pela Marvel Entertainment, Marvel Studios e Paramount Pictures, e é dirigido por Kenneth Branagh.

Recepção

Os críticos em Rotten Tomatoes deram Thor classificações geralmente positivas com um recibo fresco certificado de 77% e uma classificação média de 6.7/10. O consenso chamou o filme, "Um blockbuster deslumbrante que tempera seu alcance abrangente com inteligência, humor e drama humano, Thor é o poderoso entretenimento de Marvel".[2] No entanto, os principais críticos do Metacritic deram ao filme avaliações combinadas ou médias com uma pontuação normalizada de 58/100.[3] Richard Roeper do Chicago Sun-Times elogiou o filme, chamando-o de "a estréia de super-herói mais divertida desde o original Homem-Aranha," atribuindo seu sucesso ao desempenho de Chris Hemsworth como Thor.[4] Por outro lado, Roger Ebert, também do Chicago Sun-Times, deu ao filme uma revisão negativa, chamando o roteiro de um fracasso e achou os personagens desinteressantes.[5]

Curiosidades

  • O martelo de Thor, Mjolnir, aparece na cena pós-créditos de Homem de Ferro 2.
  • Há um quadro de avisos de viagem em uma cena que diz "Viaje ao Mistério" - o nome dos quadrinhos onde Thor estreou.
  • Uma torre de água em Puente Antiguo é pintada com as palavras "Casa dos Vikings".
  • Quando Selvig menciona, ele conheceu um "cientista, um pioneiro na radiação gama", que "não foi ouvido de novo" depois que a S.H.I.E.L.D. apareceu, ele está se referindo a Dr. Bruce Banner, mais conhecido como Hulk.
  • Quando o Destruidor aterrissa na Terra, um agente de S.H.I.E.L.D pergunta a Coulson: "Essa é o de Stark?" Confundindo a construção de Asgardiano para a tecnologia Stark. Coulson simplesmente responde: "Eu não sei. O cara nunca me diz nada", o que se refere à relutância de Tony Stark em revelar qualquer coisa sobre seus projetos atuais.
  • A cena em que os homens de Puente Antiguo se reúnem para tentar puxar Mjolnir do chão tem uma forte semelhança com as tentativas de muitos cavaleiros de puxar Excalibur da pedra na história do rei Arthur.
  • Em uma cena excluída, Erik Selvig menciona um colega que ele enviaria um e-mail, que teve algumas relações com S.H.I.E.L.D. isto seria uma referência ao Hank Pym.
  • Na cena em que Thor bebe com o Dr. Selvig, o bar em que se encontram parece ser o mesmo que General Ross teve uma reunião com Tony Stark em O Incrível Hulk.
  • O nome Donald Blake é usado como outros nomes para Thor, embora Donald Blake (o ex-namorado de Jane Foster) nunca aparece no filme.
  • A armadura de Thor no filme foi inspirada pelo design feito por Olivier Coipel para os quadrinhos modernos do Thor.
  • O agente da S.H.I.E.L.D que tomou um arco e flecha para parar Thor atingindo Mjolnir foi o Gavião Arqueiro.

Veja Também

Links e Referências

Notas de Rodapé

  1. Primeira e única aparição conhecida até a data, com exceção de Flashbacks.
  2. Predefinição:Rotten-tomatoes
  3. Thor em Metacrítica
  4. Thor Reveja em RichardRoeper.com
  5. Thor :: rogerebert.com :: Reveja em o SunTimes.com. May 10, 2011.

Também no FANDOM

Wiki aleatória