FANDOM


O




Quote1 Nós vamos ser uma equipe agora...? Então como vamos nos chamar? Quote2
-- Adaga src 

Infância

Tandy Bowen era uma menina de dezesseis anos que cresceu em Shaker Heights, Ohio, um subúrbio de Cleveland, onde muitas pessoas ricas viviam. A mãe de Bowen, Melissa, era uma modelo famoso e egocêntrica que havia se tornado rica, não apenas por causa de sua própria carreira, mas também por receber a herança de seu marido anterior. O pai de Tandy havia partido para a Índia, em busca de um "renascimento espiritual". Posteriormente, Melissa se casou com Phillip Carlisle. Embora gentil, Tandy ainda estava magoada com a partida de seu pai e não aceitou Phillip. Sua mãe também a negligenciava.

Tyrone Johnson

Não se sentindo amada, Tandy procurou afeição em um adolescente mais velho chamado Rob Daltrey, mas quando ele foi para a faculdade pouco tempo depois, Tandy, estando desanimada, saiu de casa em um ônibus para a Cidade de Nova York. Enquanto estava na cidade, um homem tentou a roubar, mas foi impedido pelo morador de rua Tyrone Johnson. Ela então comprou comida para ele e os dois se tornaram amigos.

Arquivo:Dagger Statue by diablo.jpg

Experimento D-Lite

O Dr. Simon Marshall e seus homens começaram a ir atrás de fugitivos, oferecendo a eles comida e abrigo. Ingenuamente, Tandy concordou, e Tyrone foi com ela, suspeitando que algo não estava certo. Lá, eles foram deixados inconscientes e injetados com o D-Lite, uma droga criada pela Maggia que planejavam utilizar como uma substituta para a heroína. Devido a fatores genéticos mutantes latentes e certa interferência mágica por Desespero, Tyrone e Tandy sobreviveram, enquanto os outros morreram devido aos efeitos das drogas.[2] Eles escaparam, junto com outro prisioneiro, o Chinês que se tornaria o Senhor Negativo,[3] saltando no rio, e ambos começaram a manifestar poderes sobre-humanos. Eles descobriram que Tandy poderia manter Tyrone sob controle. Os homens de Marshall atacaram, mas foram consumidos pela fome do Manto e então acertados com as adagas de luz da Adaga.

Manto & Adaga

Os dois se tornaram Manto e Adaga, comprometendo-se a proteger outros jovens dos perigos que eles haviam encontrado. Tandy se tornou ferozmente leal a Manto, mesmo quando foi oferecido a ela a chance de se reunir com seu padrasto, ela permaneceu com Manto.

Manto foi manipulado pelo Pesadelo a desejar consumir todos os infratores da lei. Adaga procurou a assistência do Demolidor, Viúva Negra, Cavaleiro da Lua, Shang-Chi e Doutor estranho. Eventualmente, Adaga foi forçada a usar todo seu poder em Manto, o que pareceu transferir sua escuridão para ela, revertendo-o ao normal. Desde então, Manto recuperou seus poderes com Adaga e os dois continuaram a se aventurarem.

O auxiliar de enfermagemReginald Mantz conseguiu replicar os poderes do Manto com o Hormônio do Crescimento Mutane e então espancou Adaga e a deixou hospitalizada. Os Fugitivos e os Novos Vingadores encontraram evidências de que "Manto" esteve agindo dessa forma e confrontou o Manto real e Adaga. No entanto, eles acabaram descobrindo a verdade.[4]

Guerra Civil

Durante o conflito causado pela Lei de Registro de Super-Humanos, ela se juntou aos Vingadores Secretos. Ela e Manto foram capturados em um plano do Capitão América para fazer a S.H.I.E.L.D. confiar em Wilson Fisk. Eles escaparam, foram recapturados e libertados para a batalha final. Quando o Portal para Zona Negativa foi fechado, Tandy convenceu Tyrone a abrir um portal para Manhattan onde a batalha continuou.[5]

X-Men

Em algum momento, Manto e Adaga estavam atuando em Colômbia, destruindo plantações de drogas. O traficante contratou o Patriota de Ferro através do M.A.R.T.E.L.O. para derrubá-los. Em vez disso, ele os recrutou para sua própria equipe de X-Men e os utilizou contra manifestantes em São Francisco e os Bio-sentinelas de Stephen Lang.[6]

Quando Emma Frost e Namor eventualmente traíram Osborn, Manto e Adaga os seguiram até a nova nação mutante de Utopia, onde foram apresentados por Ciclope como sendo parte de seu plano desde o início, para que eles pudessem ser aceitos na comunidade.[7] Mais tarde, ela foi uma das pessoas que convenceu Ciclope que sua atitude com Deadpool, tendo o rejeitado quando quis se juntar aos X-Men de Utopia, era hipócrita.[8]

Enquanto em Utopia, Adaga fez amizade com muitos dos jovens X-Men. Mas quando o Doutor Nemesis disse a Adaga que ela não era uma mutante e seu poder tinha se originado de uma droga, ela ficou hesitante em continuar em Utopia, mesmo que os outros tenham a aceitado. Durante esse tempo, Manto visitou sua antiga casa e encontrou alguns velhos amigos, mas mais tarde acabou sendo aprisionado. Adaga foi resgatá-lo sozinha, pois os outros X-Men estavam em uma missão especial. Ela quase falhou, mas o Dr. Nemesis, Pedreira e Anole vieram os resgatas. Após isso, Manto e Adaga decidiram deixar Utopia e retornaram ao seu antigo estilo de vida.

Ilha das Aranhas

Os poderes de Manto e Adaga foram trocados graças ao Sr. Negativo durante os eventos da Ilha das Aranhas: Manto agora provia luz, enquanto Adaga tinha que se alimentar da luz de Manto para satisfazer temporariamente sua fome. Também foi predito que Adaga seria quem eventualmente mataria o Sr. Negativo.

Poderes

Geração de Luz Viva: Adaga gera uma forma de "luz viva" que é, na verdade, a força vital. Ela produz muito mais do que os seres humanos comuns, mas geralmente modera no uso de seus poderes, pois o uso excessivo poderia ser fatal. Adaga gera e armazena essa energia automaticamente. Se ela passar mais de uma semana sem usar seus poderes, ela acaba ficando febril, começa a ter delírios e, eventualmente, descarrega sua energia involuntariamente. Quando invertida pelo Senhor Negativo, Adaga tirava seus poderes da Força Negra, mas era quase idênticos, exceto por seus punhais causarem mais dor.[9]

  • Adagas de Luz: Tandy podem formar "adagas de luz" com cerca de 6 centímetros de comprimento, as quais ela pode arremessar de seus dedos. Suas adagas podem se formar automaticamente sob certas condições, tais como outra pessoa estar em perigo. O alcance máximo é desconhecido, mas as adagas parecem enfraquecer quanto maior a distância. Tandy possui uma capacidade limitada de controlar a trajetório delas e as reforçar, forçando-as a procurar os alvos. Elas podem localizar alguém, mas são mais eficazes quando procuram por Manto. Aqueles atingidos por essas Adagas têm a sua própria força vital afetada. Adaga pode drenar uma parcela da força vital deles, o suficiente para matar se ela desejar. Normalmente ela escolhe deixá-los em estado de choque, onde eles irão ter uma visão de como a vida poderia ser diferente. A experiência é forte o suficiente para fazer a maioria dos indivíduos repensar suas escolhas, embora um criminoso maior ou um ser maligno provavelmente não mudariam.
  • Desintoxicação de Luz Viva: A energia de Tandy também pode "purgar" uma pessoa, eliminando toxinas, drogas e outras substâncias malignas de seu sistema. Ela também tem a capacidade de curar certas pessoas do vícios de drogas.
  • Manipulação da Luz Viva: Às vezes Tandy pode redirecionar as adagas após elas ricochetearem, outras vezes as adagas se dispersam se atingirem objetos sem vida. Ela pode projetar sua energia vital de uma maneira difusa, permitindo a ela iluminar áreas escuras, como se tivesse luz natural. Tandy também pode projetar sua "luz" na dimensão de Manto para alimentar a sua "fome". Ela não sofre danos quando viaja através da dimensão dele e pode passar essa proteção para outras pessoas.

Habilidades

Adaga é uma dançarina experiente. Ela também ficou cega por um tempo, então sabe como se locomover sem ser capaz de ver.

Nível de Força

A força de uma mulher normal que prática exercício intensivo regularmente, com foco em melhorar sua agilidade ao invés da força.

Fraquezas

Objetos não vivos não são afetados por suas adagas.



Transporte

Se teletransporta quando necessário através de seu parceiro, Manto.

  • O status mutante de Manto e Adaga é bem controverso e mudou durante os anos:
    • Manto e Adaga Vol 3 afirmou que eles eram mutantes e foi intitulado de "As Desventuras Mutantes de Manto e Adaga".[2]
    • Em Guerra Civil foi afirmado que uma droga deu poderes a eles, na verdade a droga ativou poderes mutantes latentes, mas era mutações baseadas na ciência e magia.
    • Quando Norman Osborn veio recrutar eles para os seus X-Men, eles afirmaram que não era mutantes (ao que Osborn respondeu que eles poderiam muito bem ser).[6]
    • Adaga foi "confirmada" pelo Doutor Nemesis como NÃO sendo uma mutante, sem Gene X, sem hélice do DNA ou marcadores hereditários alterados, sem leituras no Cérebro. Mas ela mencionou que há outros mais completos que poderiam ser realizados na medula óssea deles para indicar se eles possuíam um Gene X, o que foi sugerido pelo Fera.[10]
    • Foi afirmado em Marvel Fact Files #19 que Manto e Adaga eram mutantes.
    • Foi afirmado por Steve Rogers que agora era confirmado que ambos não eram mutantes, mas humanos alterados.[11]
    • Embora não seja realmente uma prova, deve ser notado que o pai de Tandy, Nathan Tyler (Lorde da Luz), é um mutante.
  • Os maiores clichés nas histórias de Manto e Adaga são: (1) Eles perdem seus poderes e então os recuperam mais tarde; (2) seus poderes são alterados; (3) Manto faz algo passivo-agressivo para tentar manter Adaga perto dele e acaba estragando as coisas; (4) os poderes de Manto ficam fora de controle; ou (5) seus poderes são dados para outras pessoas. Escritos tem dificuldades de usar os dois personagens sem reusar um ou vários desses clichés.
  • O primeiro amor de Adaga, Rob Daltry, é uma referência a Roger Daltry de "The Who". Há várias referências de "Who" em suas primeiras histórias.

Explore e Discuta

Notas de Rodapé

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.