FANDOM






Quote1 Ouça me... você não pode matar uma ideia. Ela sempre volta. Ressuscitada. Ou renascida... em uma forma diferente. Quote2
-- Ciclope src 
Summers Family (Earth-616) 0001

Scott, Alex e seus pais, Katherine e Christopher

Infância

Scott Summers é o filho mais velho do Major Christopher Summers (também conhecido como Corsário), um piloto de teste na Força Aérea dos Estados Unidos, e sua esposa Katherine Ann. Seu irmão mais novo é Alex, hoje conhecido como o mutante Destrutor.

Quando Scott e Alex eram meninos e estavam voando para casa após uma férias com a família no avião particular de seu pai, uma nave de reconhecimento do Império Shi'ar de repente se materializou e incendiou o avião. Katherine empurrou Scott e Alex para fora do avião com o único paraquedas disponível. O paraquedas pegou fogo, então Scott usou suas rajadas óticas mutantes pela primeira vez para desacelerar a sua queda. Scott e Alex não sabiam que seus pais haviam sido teletransportados do avião pelos Shi'ar um segundo antes de ele explodir.

Summers Family (Earth-616) 0002

Scott e Alex no paraquedas

Scott sofreu uma lesão na cabeça ao pousar, o que danificou a parte do cérebro de Scott que teria lhe permitido controlar suas rajadas óticas. Os dois garotos foram hospitalizados e ambos sofreram amnésia traumática sobre o incidente.[11] O geneticista, que acabou sendo o Sr. Sinistro, teve um interesse nos garotos. Ele acreditava que Scott era o irmão Summers com o maior potencial, então ele fez Alex ser adotado para separá-los e tornar Scott emocionalmente vulnerável, algo que acabou dando certo.

Uma noite, Scott acordou e destruiu o telhado do hospital com sua rajada ótica. Quando Scott acordou de novo, um ano havia se passado. Após a recuperação, Scott foi colocado no Lar Estadual para Crianças Abandonadas, um orfanato em Omaha, Nebraska. Lá, ele foi submetido a vários testes e experimentos pelo proprietário do orfanato, o Sr. Milbury, um pseudônimo do Senhor Sinistro. Sinistro colocou bloqueios mentais em Scott e assumiu o papel de "Lefty", o qual era colega de quarto de Scott e o intimidava no orfanato. Sinistro intervia sempre que alguém chegasse perto de adotar Scott.

Quando na adolescência, Scott começou a sofrer de fortes dores de cabeça e foi enviado para um especialista (novamente Sinistro disfarçado), que lhe forneceu lentes feitas de quartzo-rubi. Logo após, o poder mutante de Scott explodir de seus olhos como uma rajada incontrolável da força ótica. A rajada demoliu um guindaste, fazendo com que ele derrubasse sua carga em direção a uma multidão aterrorizada. Scott salvou a todos por obliterar o objeto com outra rajada, mas os espectadores acreditavam que ele havia tentado matá-los e se reuniram em uma multidão enfurecida. Scott fugiu, escapando em um trem de carga.

Scott foi atraído para um criminoso mutante chamado Jack Winters, também conhecido como Jack Diamantes. Jack Diamantes procurou usar os novos talentos de Scott em seus crimes e abusou fisicamente do garoto quando ele inicialmente se recusou. No entanto, a demonstração de poder de Scott havia atraído a atenção do mutante telepata Professor Charles Xavier, que se juntou com o agente do FBI Fred Duncan para encontrar Scott. Scott foi resgatado das garras de Winters e foi alistado pelo Professor Xavier como o primeiro membro dos X-Men, uma equipe de jovens mutantes que treinaram para usar seus poderes no sonho do Professor Xavier de igualdade entre humanos e mutantes.

Magneto vs The X-men 1

X-Men vs Magneto

X-Men

Na Escola para Jovens Superdotados, os X-Men foram ensinados pelo Professor X e treinados no uso dos seus poderes na Sala de Perigo. Xavier deu a Scott um visor de quartzo rubi para ajudá-lo a controlar seus poderes no campo. Como Ciclope, Scott tornou-se vice-líder dos X-Men. Embora ele era um hábil estrategista, Scott não possuía habilidades sociais. Scott tinha se apaixonado por sua companheira de equipe Jean Grey, mas seu comportamento reservado o impediu de expressar seus sentimentos reais por ela.

Por um longo tempo, Scott se recusou a admitir, até para si mesmo, que tinha sentimentos por Jean, com medo de se machucar novamente ou que suas rajadas óticas fossem a machucar - ou qualquer outra pessoa com quem ele se importasse. Scott também sentiu que não era páreo para seu companheiro de equipe rico, Warren Worthington III, também conhecido como Anjo, o qual também estava romanticamente interessado em Jean. O que Scott não sabia era que Jean na verdade tinha uma queda por ele também, mas era tímida demais para admitir. Eventualmente, eles revelaram sua paixão um pelo outro e começaram a sair.

Arquivo:Cyclops-bigcostume1.jpg

Quando o Prof. Xavier foi aparentemente morto, os X-Men foram obrigados a se desfazerem por Fred Duncan. Ao ler a vontade do Prof. Xavier, sua fortuna era para ser usada para um fundo fiduciário, com a mansão se tornando propriedade dos X-Men e Scott atuando como um administrador, tanto do fundo quanto da escola.[12] Quando dezenas de mutantes latentes foram convocados para São Francisco por Mesmero e o que parecia ser Magneto (na verdade uma duplicata robô), os X-Men se reuniram e foram superados pelos vilões e seu exército de mutantes.

Scott criou a identidade falsa de Erik, o Vermelho, para se infiltrar na organização vilã e rapidamente cresceu para se tornar o segundo no comando de Magneto. Os X-Men foram capazes de destruir a organização por fora e por dentro.

Scott Summers (Earth-616) 0002

Segundo uniforme do Ciclope

Scott foi reunido com seu irmão Alex quando os X-Men resgataram Alex do Faraó Vivo, embora ele recusou a oferta de retornar com Scott e os X-Men naquela época. Quando os X-Men finalmente libertaram Alex de Larry Trask e suas Sentinelas, Alex acompanhou seu irmão e entrou para os X-Men sob o codinome de Destrutor.

Quando a maioria de seus alunos originais foram capturados pela ilha senciente Krakoa, o Prof. Xavier enviou outra equipe formada pelos estudantes da Dr. Moira MacTaggert, um dos quais era o irmão de Ciclope há muito tempo perdido, Gabriel, também conhecido como Kid Vulcano, para resgatá-los. Depois que a equipe libertou Ciclope, eles foram aparentemente mortos. Ciclope escapou, mas o Prof. Xavier limpou o conhecimento traumatizante que seu recém-descoberto irmão aparentemente havia morrido o salvando das memórias de Ciclope.

O Prof. Xavier montou uma nova equipe de X-Men, incluindo Solaris, Banshee, Colossus, Noturno, Tempestade, Wolverine e Pássaro Trovejante. Scott liderou esta nova equipa, desta vez resgatando com sucesso os X-Men originais de Krakoa.[13]

Quando Jean Grey e os outros X-Men originais deixaram o grupo após a formação dos novos X-Men, Ciclope permaneceu como vice-líder, sentindo que ele nunca seria capaz de levar uma vida normal por causa da natureza incontrolável de seu poderes[14], embora ele tenha continuado a sair com Jean. A nova equipe foi composta por pessoas individuais e solitárias, como Wolverine, o qual rapidamente desenvolveu sentimentos por Jean.

Inicialmente eles não estavam trabalhando tão unidos como a equipe original, apesar do treinamento duro que Ciclope os fazia passar. Pássaro Trovejante foi morto na primeira missão do novo time contra Conde Nefária e seus Homens-Animais[15] e isso assombrou Ciclope.[16]

A Fênix

Pouco depois de Jean deixar a equipe, ela, o Prof. Xavier, Wolverine e Banshee foram sequestrados pelos Sentinelas de Stephen Lang e levados a bordo de sua estação espacial.[17] Após derrotarem Lang, os X-Men tiveram que fugir de volta para Terra a bordo de um ônibus espacial durante uma tempestade de radiação solar. A cabine do piloto não possuía a blindagem necessária para proteger o piloto da radiação letal.

Jean absorveu os conhecimentos de voo do Dr. Peter Corbeau e se ofereceu para pilotar. Enquanto guiava o transporte para a Terra com os outros X-Men protegidos pela parte blindada do ônibus, a radiação solar acabou sendo muito grande[18] e ela começou a sucumbir ao efeitos letais da radiação.

No entanto, Jean não morreu. A Força Fênix respondeu a angústia e chamados telepáticos por ajuda de Jean. Ela tomou a forma, as memórias e a personalidade de Jean, absorvendo uma parte de sua consciência. A embarcação caiu na Baia da Jamaica e os X-Men ficaram chocados quando "Jean" saiu dos destroços ilesa, chamando a si mesma de Fênix.

Scott não tinha ideia de que a mulher que amava havia sido substituída por um ser cósmico, enquanto a verdadeira Jean descansava em um casulo no fundo da Baia da Jamaica. A Fênix tomou o lugar de Jean como um membro dos X-Men e continuou o romance de Jean com Scott.

Os X-Men viajaram para a terra natal do Cristal M'Kraan, onde eles se encontraram com Christopher Summers, o pai de Ciclope perdido há muito tempo, o qual se tornou um pirata espacial chamado Corsário e líder dos Piratas Siderais. Scott ainda acreditava que seus pais haviam morrido em um acidente de avião e não sabia que haviam sido capturados e vendidos como escravos pelo Império Shi'ar. Fênix e Tempestade descobriram a identidade do Corsário, mas ele fez elas prometerem não contar a verdade para Scott.

Ciclope começou a questionar o seu relacionamento com Jean, sentindo que essa Jean renascida não era a mesma que ele havia amado. No entanto, quando ele acreditou equivocadamente por um longo período de tempo que ela estava morta, Scott não foi capaz de chorar por Jean, e acreditava que isso significava que ele não a amava mais. Scott então começou a sair com Colleen Wing,[19] mas quando Scott e a Fênix se encontraram novamente ele redescobriu seu amor por ela e eles tiveram um beijo apaixonado no caminho de casa. A Fênix bloqueou a rajada ótica de Scott, dando a ele a chance de vê-la claramente. Scott e Fênix então passaram uma noite íntima juntos.

Tentando se infiltrar no maligno Clube do Inferno, a Fênix caiu sob o controle do Mestre Mental e do Clube do Inferno. Ela se transformou na Rainha Negra do Circulo Interno.

Após desfazer o controle do Mestre Mental, a Fênix passou por outra transformação na Fênix Negra e voou pelo universo, consumindo uma estrela inteira e os cinco bilhões de habitantes de um dos seus planetas. Quando ela retornou à Terra, a Fênix ameaçou matar todos, mas Ciclope tentou convencê-la a desistir. O Professor Xavier foi capaz de manter a Fênix sob controle e a ajudou a retornar ao normal. Scott finalmente a pediu em casamento, quando eles foram teletransportados para longe pelos Shi'ar.

Arquivo:Smx137f.jpg

O Império Shi'ar havia testemunhado a Fênix Negra consumindo a estrela e os X-Men foram forçados a lutar contra a Guarda Imperial pelo destino da Fênix. A batalha desencadeou a transformação da Fênix na Fênix Negra novamente. A Fênix compreendeu que ela nunca seria capaz de controlar totalmente sua sombria fome interior e se sacrificou na Lua. Quando a Fênix cometeu suicídio, Scott acreditava que o amor de sua vida havia morrido e deixou os X-Men.

Sem saber o que fazer, Scott entrou em uma tripulação de um barco de pesca liderada por Lee Forrester, o qual o ajudou a superar sua dor. Após uma aventura em que o pai de Lee foi possuído por Desespero, Ciclope e o Homem-Coisa lutaram contra Desespero. Scott e Lee acabaram ficando náufragos no Triângulo das Bermudas, onde eles acabaram encontrando a nova base de operações de Magneto, e Lee ajudou os X-Men a derrotar o Mestre do Magnetismo. Scott então decidiu retornar à equipe.

Quando Corsário veio à Terra para obter ajuda com os Sidri, Scott reconheceu um certo medalhão que Corsário estava usando, contendo fotos da família Summers. Inicialmente, Scott ficou muito irritado com Corsário e Tempestade por esconderem a verdade dele, mas Scott logo compreendeu seu pai e o perdoou. Scott apresentou Corsário para seu outro filho, Alex. Corsário então apresentou Scott aos seus avós.

Madelyne Pryor

Arquivo:Madelyne Pryor and Scott Summers Wedding (Earth-616) 001.jpg

Os avós de Scott eram donos do North Star Airways, uma empresa de transporte no Alaska. Na reunião de família dos Summers, Scott ficou chocado ao conhecer Madelyne Pryor, uma piloto de seus avós que era idêntica em aparência a Jean Grey. Scott tornou-se obcecado com a semelhança de Madelyne com Jean, sem saber que Madelyne era um clone de Jean criada e programada pelo Senhor Sinistro para se apaixonar por Scott para fazer uso de sua prole potencialmente poderosa para seus próprios fins. Scott descobriu que ela era a única sobrevivente de um acidente de avião que aconteceu exatamente no mesmo dia em que a Fênix morreu na lua, uma outra invenção de Sinistro.

Scott começou a suspeitar que Madelyne era uma reencarnação da Fênix. Ele se apaixonou por ela e a pediu em casamento. O Mestre Mental estava os perseguindo e enganou Scott a acreditar que Madelyne havia se transformado na Fênix Negra. O Mestre Mental usou suas ilusões para fazer os X-Men acreditarem Scott era a Fênix Negra e os colocar contra ele. Após a derrota do Mestre Mental, Scott e Madelyne se casaram.[20] No caminho para a lua de mel, o avião deles caiu e eles foram atacados por um tubarão e uma lula gigante. Essa experiência levou Scott a decidir não acompanhar seu pai para as estrelas ou continuar com os X-Men, mas sim dar a Madelyne uma vida normal. O feliz casal começou a morar em Anchorage.

Scott conheceu Rachel Summers, sua filha com Jean de um futuro alternativo. Rachel chamava a si mesma de Fênix e usava uma roupa semelhante à da original, um fato ao qual Scott era contra. Rachel ficou chocada ao descobrir que, ao contrário de sua própria linha de tempo, Jean Grey havia morrido e Scott Summers era casado com outra mulher em seu lugar. Não querendo perturbar o casamento de Ciclope com Madelyne, Rachel manteve sua verdadeira relação com ele em segredo. Pouco tempo depois, Madelyne revelou que ela estava grávida. Rachel, depois de descobrir que Scott logo seria o pai de uma criança que não era ela, começou a usar a Força Phoenix e prometeu restaurar a honra do nome de sua mãe.

Madelyne deu à luz um filho chamado Nathan Christopher Charles Summers - Nathan, de uma sugestão implantada do Senhor Sinistro em Madelyne, Christopher do pai de Scott e Charles de sua figura paterna Xavier. Scott estava longe ajudando os X-Men quando a criança nasceu. Rachel estabeleceu uma conexão psíquica com Nathan, jurando proteger seu irmão mais novo enquanto ela vivesse.

Após Xavier ser forçado a deixar a Terra por causa de sua saúde, Scott lutou com Tempestade pela liderança dos X-Men e Novos Mutantes. Depois de ser derrotado, Scott se aposentou dos X-Men, para viver com sua esposa e filho no Alasca.[21] Scott mais tarde soube que Madelyne havia usado seus poderes para influenciar o resultado da batalha.

Arquivo:Scott Summers (Earth-616) 0001.gif

X-Factor

O casamento de Scott e Madelyne começou a ficar tenso. Madelyne se ressentia do fato de que Scott raramente estava em casa e que ele continuava a sentir falta de Jean. Scott começou a se distanciar, até mesmo deixando Madelyne no meio da noite. Por fim, chegou a notícia de que Jean havia sido encontrada viva no fundo da Baía da Jamaica e que a Fênix havia sido uma impostora. Scott foi duramente afetado e escondeu essa notícia de Madelyne e começou a fazer as malas. Ele deixou Madelyne e o bebê Christopher, apesar da advertência de Madelyne que, se ele a deixasse novamente, ele não seria mais bem-vindo.

Após se encontrar com Scott em Nova York, Jean decidiu que eles deveriam fazer algo para ajudar os mutantes, já que ela acreditava que os X-Men haviam se afastado do sonho do Professor Xavier. Os cinco X-Men originais fundaram a X-Factor, uma organização que pretendia buscar e ajudar mutantes sob o pretexto de caçar os mutantes como ameaças à sociedade. O público assumiu que eles eram seres humanos caçando mutantes, quando na verdade eles estavam treinando jovens mutantes no uso dos seus poderes no Complexo do X-Factor.[22] Eles também trabalharam como mutantes em uma equipe que a mídia chamava de Exterminadores.

Sem saber o que fazer sobre Madelyne, o bebê e Jean, Scott só se sentia útil ao comandar sua equipe. Scott tentou entrar em contato com Maddie, mas o número havia sido desligado. Inicialmente, Scott tentou manter em segredo seu casamento de Jean, mas, eventualmente, a verdade veio à tona. Jean percebeu que Madelyne parecia exatamente como ela.[23]

A equipe enfrentou Apocalipse e sua Aliança do Mal. Apocalipse viria a se tornar um dos inimigos mais persistentes de Jean e do X-Factor. Ele logo seria responsável por transformar o seu companheiro e amigo Anjo contra eles como o Cavaleiro da Morte.

Após começar a temer pela segurança de Madelyne e sentir-se mal em ter abandonado sua família, Scott voltou ao Alasca para procurá-los, ainda sem conhecimento da influência de Sinistro em sua vida. Sinistro enviou os Carrascos para matar Madelyne e recolher Nathan para ele. Ela foi baleado várias vezes e entrou em coma, sendo levada para o hospital como Jane Doe. Sinistro apagou todos os registros de Madelyne e do bebê.[24] Após encontrar o cadáver de uma jovem ruiva em um rio, Scott acreditava que sua esposa estava morta e a enterrou.[25]

Scott começou a ter alucinações e acreditar que Jean, Madelyne e a Força Fênix tinham sido a mesma mulher o tempo todo. As visões de Scott quase o levaram a matar Jean antes de ser descoberto que elas eram na verdade hologramas criados por Cameron Hodge, o gerente de relações públicas do X-Factor tentando destruí-los.

Scott e Jean começaram a se aproximar novamente. Eles voltaram ao local na lua onde a Fênix havia cometido suicídio e Jean reconheceu que Scott amava Fênix e ela o amava. Enquanto isso, Madelyne Pryor acordou de seu coma e contatou os X-Men, os quais concordaram em protegê-la.

O X-Factor finalmente tirou o Anjo de sua lavagem cerebral. Após derrotarem Apocalipse, sua Nave senciente caiu no Complexo deles, e o X-Factor começou a viver nela. O X-Factor acabou revelando a verdade sobre suas origens mutantes e desfizeram o seu disfarce de caçadores de mutantes. Após salvarem a cidade de uma série de incêndios de sua batalha contra Apocalipse, o X-Factor recebeu um desfile em sua honra.

Arquivo:1440442-cyclops 3f scott summers.png

Inferno

Scott viu Madelyne e os X-Men se sacrificarem em Dallas na TV.[26] As últimas palavras dela foram pedindo a ele para encontrar seu filho. Scott não só tinha perdido a esposa, mas também seu irmão mais novo Alex. Usando pistas enigmáticas fornecidas por Sina, Scott e Jean retornaram ao orfanato em que Scott cresceu e encontraram um laboratório no porão com muitas crianças, incluindo o bebê Christopher, em casulos de incubação. Scott e Jean lutaram contra a Babá e o Fabricante de Órfãos para recuperar o filho de Scott, mas acabaram falhando em evitar que demônios os levassem.[27]

Após voltar para Nova York, Scott e Jean se reuniram com o X-Factor e lutaram contra incontáveis demônios. A procura do X-Factor por Christopher os levou ao demônio responsável, N'Astirh, e Madelyne apareceu com ele, chamando a si mesma de a Rainha dos Duendes. Scott ficou chocado ao descobrir que sua esposa estava viva. Madelyne começou uma luta, culpando Scott e Jean pela miséria em sua vida. Ela havia seduzido Alex e fez dele seu Príncipe Duende.[28][29] Após N'Astirh atacar, o X-Factor e os X-Men uniram forças para derrotá-lo.

A Rainha dos Duendes tentou sacrificar o bebê Nathan no topo do Empire State Building para abrir permanentemente um portal entre a Terra e o Limbo para ferir Scott. A Rainha dos Duendes trancou a si mesma, Nathan e Jean dentro de uma barreira psíquica. A invasão foi impedida após Madelyne cometer suicídio em combate com Jean.[30] Jean descobriu que Sinistro havia criado Madelyne como um clone de si mesma. Madelyne havia recebido vida e consciência por uma porção da Força Fênix que Jean havia rejeitado, a qual tinha copiado a personalidade e as memórias de Jean.

Jean foi forçada a absorver a parte de si mesma que a Fênix havia dado a Madelyne. No processo, Jean também recebeu as memórias e personalidades de Madelyne e da Fênix também. Scott finalmente descobriu que o Senhor Sinistro controlava o orfanato em que ele foi criado, dado a ele as lentes de quartzo-rubi e de seu papel na criação de Madelyne. Scott então aparentemente matou Sinistro com uma rajada ótica.

Scott decidiu levar Nathan Christopher com ele em suas missões. Os poderes mutantes de Nathan começaram a se manifestar como uma bolha de força protetora sempre que estivesse em perigo. Mais tarde, Scott pediu Jean em casamento, mas ela acabou recusando. Jean agora carregava as memórias dos pedidos de casamento anteriores de Scott para Fênix e Madelyne, e precisava de tempo para ter certeza de que o relacionamento deles era sua própria decisão e não influência dessas memórias.[31] Scott e Jean finalmente descobriram que Rachel era na verdade a filha adulta deles de uma linha do tempo alternativa.

Arquivo:Cyclops send son.jpg

Os Cavaleiros da Tempestade sequestraram Nathan e o levaram para a base de Apocalipse na Área Azul da Lua. Apocalipse infectou a criança com o Vírus Tecnorgânico, o qual se espalhou rapidamente através de seu corpo e, se não fosse interrompido, o mataria. Uma mulher do final do século 37 e início do 39 apareceu chamando-se Irmã Askani. Ela alegou ser um membro do Clã Askani, o qual possuía tecnologia em seu futuro que poderia ser capaz de salvar Nathan. No entanto, ela só podia arriscar um salto temporal sem destruir a si mesma. Atormentado, Ciclope escolheu enviar seu filho para o futuro, em vez de vê-lo morrer no presente. Durante algum tempo, Scott não tinha como saber se a cura de Askani havia realmente funcionado.[32]

Arquivo:Scott Summers (Earth-616) 013.jpg

Retornando aos X-Men

O Rei das Sombras voltou e, juntos, os X-Men e o X-Factor o derrotaram.[33] O X-Factor se separou e todos os cinco X-Men originais se juntaram novamente ao Professor X e retornaram para sua escola. Scott tornou-se líder de uma recém-criada "Equipe Azul"[34], enquanto Jean serviu na "Equipe Dourada". O Fera começou a chamar Scott de o "Destemido Líder". Sua colega e telepata da Equipe Azul Psylocke tentou atrair Ciclope à infidelidade, influenciando sua mente por trás das costas de Jean.

O Prof. Xavier e Scott pediram a Alex para liderar o nova X-Factor patrocinada pelo governo. Enquanto isso, um soldado misterioso chamado Cable havia reformado os Novos Mutantes, a equipe mutante júnior de Xavier, em uma equipe de foras da lei chamada X-Force.

O Senhor Sinistro retornou, desta vez se passando por Apocalipse e comandando seus Cavaleiros. Sinistro enviou os Cavaleiros do Apocalipse para capturar Ciclope e Jean e depois entregou o casal para Conflyto[35] em troca de um vasilha contendo uma matriz genética que ele foi levado a acreditar que continha o material genético da família Summers.[36] Conflyto era um louco e rival de Cable. Torturando Scott e Jean, Conflyto afirmou que ele era o filho de Scott, Nathan, tendo voltado do futuro em busca de vingança por ter sido abandonado. Conflyto afirmou que Cable, o qual compartilhava o mesmo rosto com Conflyto, era um clone de Nathan. Na superfície lunar da lua, Cable e Conflyto desapareceram no fluxo do tempo após um dispositivo temporal explodir. Scott pensou ter perdido seu filho uma segunda vez.[37]

Após Psylocke beijar apaixonadamente Scott, ele tirou uma folga dos X-Men para se encontrar com seus avós no Alasca.[38] O Senhor Sinistro retornou, desta vez sob o disfarce de um vizinho dos avós de Scott, o Sr. Mulbury. Sinistro informou Scott que, em vez da matriz genética que ele desejava, Conflyto o havia traído e lhe deu o o mortal Vírus Legado, o qual Sinistro havia liberado acidentalmente. Sinistro deixou escapar que havia um outro irmão Summers, mas não revelou o nome Gabriel.

De repente, os Cavaleiros das Trevas de Apocalipse apareceram para testar o merecimento de Scott. Sinistro ajudou Scott contra os Cavaleiros por um breve tempo, antes de se teletransportar para longe.[39] No momento em que Scott retornou para os X-Men, a irmãzinha de Colossus. Illyana. já havia sucumbido ao Vírus Legado, e mais mortes estavam por vir.

Cable encontrou um caminho de volta ao presente. O Sr. Sinistro apareceu e informou a Cable que Conflyto estava errado sobre suas origens. Conflyto era o clone e Cable era o real Nathan Summers. Sinistro informou também a Cable que Tolliver, um traficante de armas com quem Cable e a X-Force haviam se desentendido, era ninguém menos do que o filho adotivo de Cable, Tyler Dayspring. Cable acreditava que Conflyto havia morrido, no entanto, Conflyto tinha na verdade sobrevivido como uma consciência na parte de trás da mente de Cable. Sinistro permitiu que Conflyto ganhasse controle sobre o corpo de Cable. Tyler e Conflyto descobriram as suas verdadeiras origens, mas o conhecimento era demais para Conflyto suportar e ele se recusou a acreditar. Ciclope, Jean, Xavier e Dominó convenceram Conflyto a deixar a mente de Cable. Tyler acabou escapando durante a confusão. Quando Cable se recuperou, ele perguntou a Scott sobre sua mãe antes de partir. Scott finalmente teve a maioria das respostas que procurava, mas ainda tinha questões não resolvidas.[40]

X-Men Vol 2 30 Textless Wraparound Variant

O casamento de Scott e Jean

Jean pediu Scott em casamento e ele alegremente concordou.[41] Durante a noite de sua despedida de solteiro, Scott foi alertado de que havia um intruso na Sala de Perigo. Scott encontrou Cable lá, vendo um holograma de quando foi dado a Askani por seu pai. Originalmente repudiando Scott por abandonar seu filho para sempre, Cable passou a respeitar seu pai após ver um holograma de como Scott ficou agonizado após sua decisão.[42]

Scott e seu grande amor estavam finalmente casados.[43] Após isso, do outro lado do mundo e sem que Scott soubesse, Rachel Summers se sacrificou em um exílio no fluxo do tempo para salvar seu colega da Excalibur Capitão Britânia.[44] Rachel ressurgiu dois mil anos no futuro, onde Apocalipse governava com base na sua visão do mundo de sobrevivência do mais apto.

Adventures of Cyclops and Phoenix Vol 1 4

Os Daysprings

Slym Dayspring

Enquanto estava em sua lua de mel nas praias de Saint Bart, as consciências de Scott e Jean foram levadas 2000 anos para o futuro por uma Rachel idosa, a qual se tornou a matriarca do Clã Askani, a Mãe Askani, após a Força Fênix ter a abandonado anos antes. Como seus próprios corpos não poderiam sobreviver a viagem no tempo, Scott e Jean habitaram novos corpos clonados a partir de seus descendentes.

Rachel havia os levado para o momento em que o filho de Scott, o jovem Nathan, o menino que um dia se tornaria Cable, havia chegado pela primeira vez no futuro, infectado com um vírus tecnorgânico, após Scott ter o enviado para lá para encontrar uma possível cura. O vírus tecnorgânico estava se espalhando e só poderia ser mantido sob controle com telecinese.

Sob os nomes de Redd e Slym Dayspring, Jean e Scott criaram o menino juntos, enquanto Rachel estava em coma, mantida viva por máquinas. Slym e Redd nunca contaram a Nathan suas verdadeiras origens ou a dele. Eles se juntaram ao Clã da Rebelião para enfraquecer o império de Apocalipse. Enquanto isso, um clone livre do vírus que Rachel havia criado cresceu das células saudáveis de Nathan, no caso de o vírus matá-lo. O clone acabou sendo capturado por Apocalipse, o qual o nomeou de Conflyto e criou ele para ser o seu novo hospedeiro, para a próxima vez em que Apocalipse necessitasse trocar de corpo.

Após doze anos, Nate, Slym e Redd impediram Apocalipse de matar Conflyto e o destruíram de uma vez por todas. Naquele dia, Rachel finalmente morreu de velhice. Scott e Jean foram enviados de volta aos seus corpos legítimos no presente, deixando Nate sozinho e Conflyto sob os cuidados do ex-servo de Apocalipse, Ch'vayre, o qual prometeu tentar criar Conflyto apropriadamente.

De volta ao presente, Ciclope e Jean revelaram a Cable que eles haviam o criado no futuro, como Slym e Redd Dayspring. Cable já sabia isso há algum tempo e estava esperando por eles estarem prontos para o contar. Eles estavam felizes de se reunirem como uma família. De volta à escola, Scott e Jean se mudaram para o antigo abrigo de barcos.[45] Scott ofereceu a Cable e à X-Force um lar na mansão.[46] Jean começou a chamar-se de Fênix para honrar o pedido final de Rachel.

Acompanhando Scott até o Alasca para verificar o seu avô no hospital, Jean se encontrou com o Adam X e sentiu que havia uma conexão entre Adam e a família Summers. Adam permitiu que Jean transferisse memórias de seus dias como um piloto de combate Shi'ar para Phillip, o avô de Scott. Após isso, Adam desapareceu e Jean decidiu não revelar esse encontro para Scott.[47]

Massacre

Scott e Jean foram teletransportados para a estação espacial Avalon de Magneto por Amelia Voght. Eles não foram capazes de impedir a destruição da base e ela caiu no interior da Austrália. Scott ajudou os Acólitos de Magneto a chegar na base abandonada dos X-Men.[48]

Os X-Men foram forçados a lutar contra seu mentor e a figura paterna de Scott quando o Professor Xavier foi transformado no maligno Massacre como resultado de uma tentativa de apagar a mente de Magneto.[49] Embora os X-Men tenham derrotado a entidade e libertado o Prof. Xavier, a maioria dos heróis da Terra ficaram perdidos por um tempo. O Prof. Xavier ficou sem poderes após a derrota de Massacre e foi preso por seu papel nos acontecimentos. Scott e Jean foram deixadas como os líderes dos X-Men e co-diretores da escola.[50]

Ciclope e Jean foram enviados de volta no tempo para Londres no ano 1759 pela Madame Santidade. Eles acreditavam que estavam lá para impedir Nathaniel Essex de se tornar o Sr. Sinistro. No entanto, Sinistro era necessário para o nascimento de Nathan Dayspring, o Askani'son, o qual Madame Santidade idolatrava. Ela havia os enviado ao passado para impedir Apocalipse de conquistar a Inglaterra.

O irmão de Scott, Alex, sofreu uma lavagem cerebral pelo Fera Negro e traiu o X-Factor. Destrutor fundou uma equipe de terroristas mutantes chamada de Irmandade. No entanto, Destrutor não se tornou realmente um terrorista. Ele se juntou à Irmandade a fim de deter os planos sinistros do Fera Negro. Destrutor tentou matar J.J. Jameson e quase matou Scott em uma batalha. Tempestade salvou Scott, mas Destrutor se teletransportou e conseguiu escapar.[51] Mais tarde, Scott acreditou que Destrutor havia sido morto quando seu corpo foi destruído em um acidente, mas sua mente havia na verdade sido transportada para outra realidade.

A operação caça mutante patrocinada pelo governo conhecida como "Operação: Tolerância Zero" entrou em vigor e o vilão Bastion capturou os X-Men Ciclope, Tempestade, Wolverine, Míssil e Jean.[52] A S.H.I.E.L.D. acabou encerrando a operação, mas não antes que Bastion pudesse colocar uma bomba nanotecnologia dentro do peito de Scott.[53] O mais novo membro dos X-Men, a mutante médica chamada Cecilia Reyes, salvou a vida de Scott.[54]

Após isso, Scott e Jean tiraram uma folga dos X-Men para ele se recuperar.[55] Na viagem de avião para o Alasca, Scott e Jean lutaram brevemente contra um batalhão de soldados da I.M.A..[3] Enquanto estava de folga, Scott chamou os X-Men originais para reavaliarem o sonho do Professor Xavier de co-existência pacífica entre mutantes e humanos.

Scott então começou a ficar preocupado quando Jean começou a usar o mesmo traje que sua cópia da Fênix havia usado. Ela acabou manifestando as chamas da Fênix durante um treinamento.[56] Scott começou a se preocupar que a Fênix havia retornado antes de Jean perder seus poderes psíquicos como resultado da Guerra Psíquica. Com nenhum deles estava em seu age, o casal permaneceu afastado dos X-Men e a questão do retorno da Força Fênix foi deixada de lado por um tempo. O Professor X retornou para os X-Men na ausência deles.

Scott e Jean foram visitados pelo poderoso adolescente mutante perdido no tempo conhecido como Nate Grey. Nate era filho de Scott e Jean de uma realidade alternativa. Basicamente, Nate era uma versão mais nova de Cable. Com os laços entre Nate e seus pais fortalecido, Scott presenteou Nate com um de seus velhos uniformes do X-Factor.

Arquivo:Scott Summers (Earth-616) 002.jpg

Apocalipse

Scott e Jean retornaram para os X-Men algum tempo depois, a pedido de Tempestade, a qual estava preocupada com o bem-estar mental do Professor X.[57] Xavier havia fingindo perder o controle, a fim de descobrir um traidor que ele tinha percebido nas fileiras dos X-Men. O traidor acabou por ser um Skrull que havia substituído o Wolverine. Os planos armados por Apocalipse e os Skrulls acabou sendo descoberto.

Apocalipse começou uma busca por poder cósmico, reunindo "Os Doze" - um grupo de mutantes que iria determinar o destino de sua espécie, os quais incluía Scott, Fênix, Homem de Gelo, Professor X, Tempestade, Magneto, o Monolito Vivo, Bishop, Polaris, Solaris, Mikhail Rasputin, Nate Grey e Cable. Para conseguir um novo hospedeiro, Apocalipse procurou reunir esses mutantes que eram necessários para levar a cabo seu plano e sugar as incríveis energias dos "Doze". Eles estavam ligados a uma máquina que iria transferir as energias deles para Apocalipse, o que lhe permitiria absorver o corpo de Nate Grey.[58]

Enquanto seus companheiros de equipe caiam em volta dele, o impotente Scott salvou Nate e se fundiu com Apocalipse, criando uma nova entidade do mal.[7] Jean detectou a psique de Scott dentro de Apocalipse e impediu os X-Men de o destruírem. No entanto, Scott foi dado como morto pela maioria de seus companheiros de equipe.[59] Apenas Jean e Cable se recusaram a acreditar que Scott havia perecido, fazendo com que Cable se juntasse aos X-Men para honrar seu pai.[60]

Na ausência de Scott, Cable encontrou Rachel viva e ainda jovem no final do tempo. A Força Fênix havia a abandonado. Cable trouxe Rachel de volta ao presente com ele. Rachel pediu a Cable para manter seu retorno em segredo, enquanto ela tentava retornar a sua vida.[61]

Investigando rumores de que Scott estava vivo, Jean e Cable o encontraram no local de nascimento de Apocalipse em Akkaba, no Egito, lutando para reafirmar sua mente sobre a psique do vilão. Jean exorcizou Apocalipse e Cable quebrou sua essência. Graças ao apoio de sua esposa e família adotiva, Scott foi capaz de desfazer os efeitos devastadores de sua fusão com Apocalipse e se juntar aos X-Men.[62][63]

Cyclops-bigcostume9

Ciclope ressuscitado

Sendo ele mesmo novamente, Scott partiu para ter um pequeno período de recuperação, durante o qual ele se reconciliou com seu pai.

New X-Men Vol 1 118 Textless

Ciclope após a possessão

Emma Frost

Após isso, Scott retornou aos X-Men, mas seu tempo com Apocalipse havia lhe dado uma personalidade mais sombria e séria do que nunca. Como resultado, muitos de seus relacionamentos se tornaram tensos, incluindo seu casamento com Jean. Apocalipse o fez questionar não só a sua relação, mas a sua vida como um todo.

Após a revelação do Professor X como um mutante para o mundo enquanto estava secretamente sob a influência de Cassandra Nova, sua escola abriu as portas para toda a população mutante. Xavier/Nova deixou a Terra e Jean foi deixada como diretora da escola. Quando Jean começou a mostrar sinais de manifestação da Força Fênix, Scott apenas se distanciou mais dela. Jean, confusa pela mudança no relacionamento, confiou em Logan e os dois se beijaram nos bosques fora da escola, mas Logan acabou se afastando, dizendo que ela deveria permanecer com Scott.[64]As novas responsabilidades de Jean, juntamente com os seus crescentes poderes, forçaram ela a dar atenção para outras coisas, fazendo com que Scott se sentisse ignorado e menosprezado.[65]

Scott foi fundamental em impedir o suicídio do mutante Kuan-Yin Xorn e em recrutar o poderoso mutante para os X-Men.[66] Scott absteve-se de ter relações sexuais com Jean por cinco meses, e mesmo depois de Jean tentar várias vezes o confrontar, ele continuou a afastá-la. Scott procurou a ajuda de uma terapeuta, Emma Frost,[67] antes conhecida como a Rainha Branca e ex-vilão que havia mudado e se unido aos X-Men.[45] O relacionamento deles começou ostensivamente como uma série de sessões de terapia psíquicas, mas Emma se aproveitou dessa situação para se aproximar de Scott e, sob o pretexto de aconselhá-lo, ela foi capaz de instigar um caso telepático.[68]

Arquivo:Emma Roleplaying.png

Quando Jean descobriu sobre o caso,[69] ela forçou Emma a admitir seus verdadeiros sentimentos. Furioso com a si mesmo e com Jean, Scott a confrontou e exigiu que ela lesse sua mente. Jean descobriu que Scott e Emma não se envolveram em qualquer contato físico, mesmo que Emma tenha oferecido. Scott, o qual sentia que não poderia se comunicar com sua esposa irritada e magoada, acabou deixando os X-Men para meditar sobre o que estava acontecendo em sua vida.[70]

Scott logo acabou parando no Clube do Inferno, o qual havia sido transformado em um clube de strip imoral, e tentou ficar bêbado, tentando escapar das responsabilidades, expectativas e exigências que sentiu terem sido injustamente colocadas sobre ele pelos X-Men. Scott acompanhou Wolverine e Fantomex ao Mundo, um mundo artificial criado pelo governo, e depois até o Asteroide M. Durante seu tempo com Wolverine, Scott revelou que sentia que seu relacionamento com Jean estava estagnado e que os dois não tinham progredido romanticamente desde o seu romance na adolescência.[71] Repetidas missões com o Wolverine resultou no crescimento de uma tentativa de amizade entre o dois X-Men veteranos.

New X-Men Vol 1 156 Textless

Emma e Scott

Quando Scott retornou, o DNA senciente, conhecido como John Sublime, havia tomado o controle de Xorn, o qual também estava usando o disfarce de Magneto, e atacou os X-Men, matando Jean no processo. Enquanto ela estava morrendo, Scott pediu desculpas por machucá-la, mas Jean disse a ele que ela entendia e que nunca havia o visto tão vivo, pedindo a ele para seguir em frente.[72] Scott ficou devastado pela morte de Jean. Ele pensou em deixar os X-Men mais uma vez,[73] mas a Jean de um futuro alternativo telepaticamente interveio em uma tentativa de impedir que seu futuro sombrio viesse a acontecer. Ela pediu que Scott continuasse sua vida e se permitisse ser feliz com Emma.

Ciclope e Emma deram inicio a um relacionamento,[74] e juntos, eles reconstruíram o Instituto Xavier como co-diretores, já que o Prof. Xavier havia decidido se realocar para Genosha.[75] Ciclope também treinou um esquadrão no instituto chamado de os Corsários, em homenagem a seu pai. A equipe era constituída por Dríade, Ouriço, Espectro e as três Irmãs Stepford restantes.

Arquivo:Cyclops 004.jpg

Inicialmente, vários de seus companheiros de equipe não estavam muito felizes com o relacionamento deles, pois sentiam que Ciclope e Emma estavam insultando a memória de Jean e o amor que ela e Scott compartilharam uma vez. Como resultado, Wolverine acabou insultado e enfrentando Scott,[75] o Fera afirmou que já não gostava mais dele[73] e Rachel Summers, em particular, sentiu-se magoada e irritada pela falta de remorso de seu pai pelo caso psíquico que Jean descobriu antes de sua morte e a participação de Emma nisso. Rachel então mudou seu sobrenome para Grey.[76] Os outros X-Men eventualmente vieram a aceitar o relacionamento e Scott e Emma conseguiram se conciliar com Rachel a sua maneira, tais como apresentar Rachel para os outros membros da família de Jean, a família que ela não teve uma chance de conhecer em sua própria linha do tempo.[77]

Decidindo que os X-Men necessitavam desempenhar um papel mais ativo no resgate e ajuda, e assim conseguir atenção para os mutantes de uma maneira mais positiva, mostrando que poderes mutantes poderiam ser usados para o bem do mundo, Ciclope escolheu a dedo uma equipe para saírem mais no mundo. Scott escolheu Fera por sua inteligência, Emma para sua telepatia no campo, Wolverine por causa de sua experiência de luta e Lince Negra como a face pública dos mutantes.[78] As equipes restantes, Scott deixou a cargo de Destrutor e Tempestade. A primeira missão da equipe era um alienígena chamado Ord do Grimamundo, durante a qual a equipe resgatou o recém-ressuscitado Colossus e destruiu uma cura para os mutantes.[79]

Não muito tempo depois, a Sala de Perigo dos X-Men se tornou consciente, atacando os X-Men e tentando matar o Prof. Xavier.[80] Chamando-se de "Perigo", ela revelou que o Prof. Xavier sabia que ela tinha consciência desde que a tecnologia Shi'ar foi instalada na Sala de Perigo anos atrás, mas optou por ignorá-la, a usando cruelmente apenas para treinar suas equipes de X-Men. Após a derrotarem na ilha de Genosha, os X-Men abandonaram o Prof. Xavier na ilha, indignados com as ações dele, e Ciclope afirmou que ele não precisava mais da ajuda do Prof. Xavier na escola ou com a equipe.[81]

Dia M

Após os acontecimentos da Dinastia M, quase todos os mutantes foram deixados sem poderes, mais nenhum mutante nasceria e o Prof. Xavier estava sumido. Os mutantes haviam se tornado uma espécie em extinção. Contra a vontade dos co-diretores Scott e Emma, o governo atribuiu o Esquadrão Sentinela E*N*E para proteger a mansão e seus habitantes. Com poucos mutantes restando após o Dia M, Ciclope abriu a propriedade do Instituto Xavier como um campo de refúgio, criado para qualquer mutante que precisasse de proteção ou de um lugar para ficar.[82]

A energia anteriormente possuída pelos mutantes estava orbitando a Terra após os eventos do Dia M. Ao passarem por algumas rochas que estavam orbitando, a energia despertou Vulcano (Gabriel Summers). Vulcano, chocado por Scott não o reconhecer, atacou e derrotou facilmente vários membros dos X-Men, sequestrou Ciclope e Rachel[83] e revelou ser o irmão mais novo de Ciclope. Quando Scott questionou por que ele não se lembrava de qualquer um dos eventos com seu irmão, o Professor Xavier confirmou que as memórias não estavam mais na mente de Scott porque ele tinha as apagado. Vulcano escapou, afirmando que ele desprezava o que os X-Men haviam se tornado e não considerava mais Scott ou Alex seus irmãos. Isso piorou ainda mais o relacionamento já tenso de Ciclope com seu mentor e ele exigiu que o Prof. Xavier deixasse a escola, já que não era mais dele.[84]

Durante uma "sessão de terapia" telepática, enquanto Emma estava sendo influenciada por Cassandra Nova, Emma apresentou a Ciclope a possibilidade de que sua falta de controle sobre suas rajadas óticas era, na verdade, resultado de uma espécie de bloqueio mental que o jovem Scott impôs a si mesmo, após os traumas combinados da perda de seus pais, a separação de seu irmão e a chocante manifestação de seus poderes. Isso foi visto como um mecanismo de enfrentamento, dando a Scott algo no se concentrar e tentar ter manter algum tipo de controle sobre, numa época em que os eventos completamente fora de seu controle havia destruído a vida que ele levava. Usando essas informações para enfraquecer sua determinação, surpreendentemente Scott pareceu admitir que essa teoria era verdade, até mesmo admitindo que ele havia bloqueado o fato de ter tomado essa decisão de sua memória, para preservar a ilusão em sua própria mente e impedir que outros descobrisse o seu "segredo".[85] Mesmo que telepatas mais fortes, como Jean Grey e o Prof. Xavier, tenham uma história maior com Scott, só Emma Frost foi capaz de ver isso na mente de Scott. Pode se especular que Emma foi capaz de fazer isso, em parte, devido a suas habilidades telepáticas altamente refinadas e, em parte, devido ao fato de que ela foi capaz de deixar Ciclope em um estado onde ele abriu seu verdadeiro eu para ela, algo que Jean e o Professor nunca conseguiram. Por um curto período, Scott possuía total controle sobre suas rajadas ópticas, embora fosse apenas temporário. Scott também foi temporariamente morto e ressuscitado em uma missão para Ord do Grimamundo.[86]

Quando o primeiro novo bebê mutante (mais tarde chamada de Esperança) desde o Dia M nascer, os Carrascos e os Purificadores tentaram tomá-la.[87] Ao descobrir que Cable havia sequestrado o novo mutante nascido, Ciclope ordenou a X-Force, com Wolverine liderando a equipe, para caçar Cable e recuperar o bebê. Bishop temia que a criança se tornasse um monstro do mal responsável por seu futuro sombrio. Ele infectou os Sentinelas E*N*E que protegiam a mansão com nanitas e na luta que se seguiu, a Mansão X foi destruída.[88]

A procura pelo messias mutante terminou quando o Prof. Xavier convenceu Ciclope a permitir que Cable escapasse para o futuro com o bebê.[89] Cable se teletransportou para o futuro, justo quando Bishop disparou na criança. O tiro errou ela e acertou o Prof. Xavier na cabeça. Ciclope acertou Bishop com uma rajada ótica e declarou que os X-Men estavam acabados.

São Francisco

Ciclope e Emma foram tiveram sucesso em resgatar São Francisco de uma mutante conhecida como Deusa. Como resultado, o prefeito da cidade, Sadie Sinclair, se ofereceu para ajudar os X-Men a se restabelecerem na cidade. Após construir uma nova sede, as Indústrias Graymalkin, Ciclope enviou uma mensagem a todos os mutantes do mundo avisando que São Francisco era agora um refúgio seguro para os mutantes e que todos eram bem-vindos para se juntar a eles. A população de São Francisco acolheu abertamente os X-Men, mesmo que um ressuscitado Graydon Creed e diversos outros inimigos anteriormente mortos começaram a tentar proibir a reprodução mutante. A nova propaganda anti-mutante causou uma explosão de crimes de ódio contra mutantes e ex-mutantes.

Scott e Tempestade foram para os Túneis Morlock de Nova York para trazê-los para São Francisco.[90] Lá, ele foi possuído pelo Rei das Sombras e tentou matar os X-Men em uma tentativa de forçar Tempestade a escolher entre ser uma X-Man ou governar Wakanda. Após ser atingido por um relâmpago, o Rei das Sombras deixou Scott e Tempestade o reanimou com R.C.P.[91]

A atitude de Ciclope tornou-se mais "matar ou ser morto" durante essa época, reformando a X-Force como um esquadrão black ops de ataque, mantendo a existência dela em segredo.[92] Primeiramente, Scott ordenou que o Wolverine eliminasse Mística, por sua parte na quase morte do bebé Messias,[93] os Purificadores[92] e Bishop (o qual ele optou por caçar, ao invés de salvar a vida de Dinamite, Satânico e Faísca).[94] Scott ordenou o uso de uma variação do Vírus Legado como uma arma biológica contra os Skrulls, durante a invasão deles em São Francisco.[95]

Scott encontrou sua ex-esposa Madelyne novamente quando ela inexplicavelmente retornou como um fantasma psíquico. Chamando-se de Rainha Vermelha, ela atacou os X-Men com uma nova equipe só de mulheres mutantes, a Segunda Irmandade de Mutantes.[96] Madelyne roubou uma mecha do cabelo de Jean que estava com Wolverine planejando usá-la para localizar e habitar o corpo de Jean, permitindo que Madelyne renascesse.[97] Scott encarregou Dominó de exumar o corpo de Jean e trocá-lo por outro. Sem saber da troca e rejeitando as tentativas de Scott de se aproximar dela, Madelyne tentou se apossar do corpo, mas aparentemente se desintegrou, já que somente o corpo de Jean poderia abrigar uma entidade do nível de poder de Madelyne.

Utopia

Gravações de Cooperstown, no Alaska, do nascimento de Esperança foram eventualmente liberadas na mídia por Simon Trask, criadas para enganar o público a acreditar que a destruição foi causada pelo recém-nascido Messias mutante, em vez dos Purificadores. As filmagens, juntamente com a recém-formada Humanidade Já! de Trask, levou a tumultos violentos de mutantes contra a coalizão anti-mutante em São Francisco. Embora apoiado pelo prefeito, Ciclope era amplamente visto como o líder da população mutante restante pela mídia e ele tomou para si todo o peso da mídia negativa e da opinião pública, defendendo os X-Men e os enviando para cuidar dos tumultos. Trask se aproveitou da histeria, retratando a Humanidade Já! como vítimas de opressão, de modo a impulsionar a Proposição X.[98]

Norman Osborn, o líder do M.A.R.T.E.L.O., chamou os Vingadores Sombrios para dar fim nos tumultos e ordenou a prisão de Ciclope e sua equipe de X-Men, chamando Emma para liderar uma nova equipe de X-Men Sombrios. Emma concordou em liderar a equipe, trabalhando secretamente como um agente duplo contra Osborn. Emma descobriu que o Fera Negro havia criado uma máquina para torturar mutantes apreendidos e canalizar os seus poderes no Arma Ômega. Scott fez Magia teletransportar a X-Force para a Ilha de Alcatraz do M.A.R.T.E.L.O., onde eles enfrentaram os X-Men Sombrios e os Vingadores Sombrios, enquanto Magia teletransportou todos os mutantes capturados para um local seguro.

Imediatamente após isso, Scott fez com que o Clube-X ressurgissem com o Asteroide M, o qual se chocou contra a Costa do Pacífico alguns anos atrás. Ciclope moveu todos os X-Man e mutantes aliado ao asteroide, o qual ele agora chamava de Utopia. Durante uma conferência de imprensa, Ciclope informou ao mundo que havia deixado os Estados Unidos e que eles rejeitavam Norman Osborn e seus métodos. Magneto logo se juntou às fileiras dos X-Men, humildemente afirmando que Scott havia conseguido unir a raça mutante, onde ele e Xavier haviam falhado.[99]

Cable e Esperança, agora uma adolescente, retornaram do futuro. Ciclope fez a passagem deles em segurança para Utopia prioridade pros X-Men, enquanto Bastion fez a morte de Esperança a sua.[100] Noturno se sacrificou para trazer Esperança de volta para Utopia.[101] Bastion abriu um portal do tempo para o seu próprio tempo para enviar uma onda interminável de Sentinelas Nimrods.[102] Ciclope ordenou que a X-Force atravessasse o portal para deter a horda de Nimrods que estavam atravessando.[103] Eles foram bem sucedidos, mas Cable teve de se sacrificar para que a X-Force pudesse voltar a seu próprio tempo. Irritado com a perda de sua figura paterna, Esperança destruiu Bastion e culpou Scott pela morte de Cable.[104] Scott então enterrou os restos de seu filho.[105]

X-Men Prelude to Schism Vol 1 3 Textless

Ciclope

Scott assumiu total responsabilidade pelas ações da X-Force e as mortes de todos os X-Man desde o nascimento de Esperança e ordenou que a X-Force se desfizesse,[105] sendo perdoado pela maioria. Fera partiu, culpando Ciclope pela morte de Noturno e sua atitude cada vez mais militante para proteger a espécie mutante a todo custo. O comandante Steve Rogers afirmou que após salvar todas as vidas humanas e mutantes de Bastion, era a vez dos X-Men brilharem.[106] Scott foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo Presidente.

Cinco novos nascimentos de mutantes foram detectados pelo Cerebra[105] e foram recrutados para nova equipa de Esperança conhecida como "As Luzes ".

X-Men Schism Vol 1 4 Textless

Ciclope vs. Wolverine

Cisma

Após Kilgore e o Novo Clube do Inferno enviarem um enorme Sentinela para Utopia, Ciclope e Wolverine tiveram uma disputa sobre se deveriam ou não colocar as crianças para defenderem a ilha ou as evacuar. A disputa levou a uma luta sangrenta entre eles, e apesar do fato de que as crianças derrotaram o Sentinela, Wolverine decidiu deixar Utopia, se estabelecendo novamente em Westchester e reformando a escola.

Ciclope formou sua Equipe de Extinção, composta dos mais fortes membros dos X-Men, para realizarem atos heroicos e enviar uma mensagem ao mundo de que os mutantes não seriam mais vítimas.[107] O primeiro desafio foi defender São Francisco contra o ressuscitado Senhor Sinistro que, usando o Celestial Sonhador, conseguiu converter todos os seres humanos em uma cópia dele. Ele acabou sendo derrotado e os X-Men receberam a bênção de Celestial Sonhador como protetores da Terra.[108]

Vingadores vs. X-Men

Quando Nova caiu em Nova York, ele deu aos Vingadores uma enigmática advertência: "Está vindo". Graças a isso, os Vingadores descobriram que a Força Fênix estava fazendo seu caminho até a. Enquanto isso, Ciclope discutia com Esperança repetidamente, treinando-a duramente. Quando ela perguntou o motivo disso e ele se recusou a responder, Esperança se incendiou com o poder da Fênix, o que os Vingadores detectaram. O Capitão América então consultou o Wolverine, o qual lhe contou sobre Esperança Summers.

Steven Rogers (Earth-616) Scott Summers (Earth-616) Avengers vs. X-Men Vol 1 1

O primeiro golpe é dado: Ciclope acerta o Capitão América após se recusar a entregar Esperança

Ciclope tornou-se convencido de que a vinda da Força Fênix anunciaria o renascimento dos mutantes como uma espécie. O Capitão América viu ela como o arauto da destruição da Terra, e assim chegou à Utopia com a intenção de levar Esperança em custódia protetora. Após discutirem, Ciclope se recusou a entregá-la ao Capitão América, o jogando no oceano com uma rajada.

Cyclops and Cap argue in mid-battle

Ciclope vs. Capitão América: Líderes do combate

Cap's final plea to Cyclops

Última chance: O Capitão faz um apelo final para Ciclope

Em resposta, um Aeroporta-Aviões da S.H.I.E.L.D. até então camuflado surgiu e os Vingadores começaram uma invasão de Utopia.[109] Após uma batalha acirrada, os X-Men se renderam e os Vingadores começaram a fazer planos para capturar Esperança. No entanto, isso tudo foi um truque, e Ciclope e os X-Men se teletransportaram, dando a eles uma vantagem em capturar Esperança. Ciclope também contatou sua filha Rachel e a convencer a dar informações falsas para os Vingadores, o que os levou em perseguições inúteis. Ele também passou no Instituto Jean Grey, a fim de oferecer a Wolverine uma última chance de mudar de lado, bem como recrutar qualquer pessoa disposta a lutar ao lado de seus companheiros mutantes.

Após descobrir que Esperança estava indo para a Lua junto com Wolverine, Ciclope reuniu Emma Frost, Magia, Namor e Colossus e se teletransportou para a Lua a fim de enfrentar os Vingadores. Antes de uma briga, Thor caiu do céu, seguido pela Fênix. A briga começou entre os X-Men e os Vingadores, enquanto o Homem de Ferro construiu uma arma para lutar contra a Fênix. O Homem de Ferro atacou a Fênix, mas em vez de destruí-la, a Fênix transformou os cinco X-Men em seus avatares. Ciclope e o resto dos avatares então levaram Esperança de volta à Terra, a fim de prepará-la.

Phoenix Five (Earth-616)

O Quinteto Fênix emerge com Esperança

Scott e seus companheiros avatares começaram a remodelar o mundo em um lugar melhor para viver, proibindo guerras e fornecendo comida, água e energia para todo o mundo. No entanto, os Vingadores continuaram a se opor a eles, e depois de convencerem Esperança a fugir com eles, Ciclope temia que eles pretendiam usá-la como uma arma contra eles e declarou "Sem mais Vingadores".

Apesar de lutar contra os Vingadores, Ciclope insistiu que nenhum deles deveriam ser feridos pela ira de seu companheiro Fênix, Namor. Após descobrir que os Vingadores estavam se escondendo em Wakanda, Emma contou a Namor, mas não contou pra nenhum dos outros X-Men. Namor invadiu Wakanda e foi derrotado pelos Vingadores. Após ser nocauteado, a parte da Fênix de Namor o deixou e foi para os quatro avatares restantes.

Com seus poderes aumentados, Emma foi capaz de sentir onde os Vingadores haviam levado Esperança. Ela contou a Ciclope, o qual partiu imediatamente, mas ela também pediu a ele para impedi-la antes que ela perdesse o controle, mas ele não a ouviu. Após Colossus e Magia começarem a lutar entre si devido a um argumento e se nocautearem mutuamente, as suas partes da Fênix foram para Scott e Emma. Com seu vasto poder, ele foi capaz de penetrar as paredes dimensionais e entrar em K'un-Lun, onde Esperança estava sendo escondida.

Cyclops derrotou facilmente todos os Vingadores que se opuseram a ele e até mesmo derrotou Shou-Lao, o dragão mítico que concedeu K'un-Lun seu poder. Esperança conseguiu copiar os poderes dos dragões e a magia da Feiticeira Escarlate e conseguiu derrotar Ciclope, o enviando para a Lua e o incapacitando. Percebendo que ele precisava de mais poder, Ciclope viajou para Utopia para encontrar Emma. No entanto, ele não conseguiu atacar Emma e eles foram interrompidos pelo Professor X, o qual tentou apagar seus cérebros. Uma batalha se seguiu, com o poder combinado dos Vingadores e dos X-Men unidos para derrotar Ciclope e Emma.

Arquivo:Image.jpg

Quando a batalha virou a favor dos Vingadores e X-Men, Ciclope tomou a parte final da Fênix de Emma, fazendo dele o único avatar da Fênix. Isso foi demais para Ciclope e ele perdeu o controle, tornando-se a Fênix Negra e matando Xavier. Esperança e a Feiticeira Escarlate conseguiram exorcizar a Força Fênix dele e dissipá-la, a usando para reascender a raça mutante.

Consequências

Após perder a Fênix, Ciclope foi colocado sob prisão e mantidos em um cubo de quartzo rubi para impedi-lo de sair. Enquanto estava na prisão, ele foi visitado pelo Senhor Sinistro, o qual o insultou, revelando ter sobrevivido e o provocou a escapar, dizendo a Ciclope que ele era o único capaz de pará-lo.

Ciclope foi colocado em uma prisão comum e foi equipado com um supressor de poder. Na prisão, ele fez amizade com um novo mutante chamado Jake. Mesmo que Ciclope tenha decidido ficar preso por razões políticas, ele pediu para Magneto o libertar após Jake ser morto por odiadores de mutantes, percebendo que, enquanto ele permanecesse passivo, mutantes morreriam. Magneto, Perigo e Magia destruíram a prisão e libertaram Ciclope, vingando Jake por fazer Magia enviar seus assassinos para o Limbo e desfigurando o guarda que havia facilitado o assassinato de Jake e cuja organização desejava fazer lucro com a miséria mutante. Após Perigo declarar que seguiria seu próprio caminho, Scott, Magia e Magneto resolveram continuar a proteger os mutantes e salvar o mundo que ainda os odiava e temia.

Revolução Mutante

Juntamente com Magneto e Magia, Ciclope começou a liberar os mutantes injustamente presos e os oferecer ajuda com seus poderes e um lugar na sua equipe. Ele então fez da antiga sede da Arma X o novo lar da sua equipe. Durante a tentativa de libertar Emma Frost, Ciclope e Magneto começaram a perder o controle de seus poderes. Emma revelou que ela também estava passando por isso e disse a eles que a Força Fênix havia quebrado seus poderes. Ciclope prometeu encontrar uma maneira de corrigir Magneto, Emma e ele mesmo. Durante a tentativa de recrutar outro jovem mutante, ele foi confrontado por uma versão mais jovem de si mesmo, acompanhado por versões mais novas dos cinco X-Men originais. A versão mais jovem de Jean Grey perdeu o controle de seus poderes, jogando Ciclope para longe e fazendo-o perder seu visor. A barragem ótica que se seguiu deu aos cinco a impressão de que Ciclope estava tentando matá-los e eles atacaram. Magneto os parou e disse para Magia evacuá-los.

Ciclope ficou em conflito e atormentado por suas ações, pois depois que os cinco X-Men originais, incluindo seu eu mais jovem, testemunharam o que ele havia feito, ele sabia que eles iriam o ver, mesmo que não fosse verdade, como um monstro. No entanto, sua missão foi definida e ele começou a re-treinar, em segredo, para de alguma forma recuperar o controle de suas habilidades, bem como treinar seus próprios alunos em uma instalação abandonada da Arma X no oeste do Canadá que ele nomeou de "Nova Escola Charles Xavier para Jovens Superdotados".

Uncanny xmen 1 groupshot

Ciclope - Mutante Revolucionário

Conforme Ciclope começou a resgatar cada vez mais mutantes, as pessoas na rua começaram a chamá-lo de "revolucionário", segurando cartazes e usando camisetas dizendo "Ciclope estava certo". Ele também começou a usar um novo traje com um gigante X estampado orgulhosamente na cabeça, servindo com um sinal ao seu mentor e sua Revolução Mutante.

Durante esse tempo, ele e Emma se reconciliaram, tendo tido desavenças enquanto possuídos pela Fênix. Ambos admitiram seus sentimentos um pelo outro, mas que seria duro para eles se tentassem um relacionamento novamente. No entanto, Scott perguntou se ela ficaria pelos alunos, elogiando-a como um grande professora.

Scott também liderou sua equipe até a Austrália para Tempus ver sua família novamente, mas sem que ele soubesse, Magneto havia aparentemente vendido a equipe para a S.H.I.E.L.D., fazendo com que os Vingadores os interceptasse.

Ciclope repreendeu verbalmente os Vingadores, ressaltando que apesar das tentativas deles de tornarem os mutantes mais integrados na sociedade e fazer de seu irmão o garoto-propaganda da colaboração de Mutantes e Vingadores, os Mutantes ainda eram perseguidos e discriminados pela lei, que eles eram sempre "culpados até que se prove o contrário", e que os Vingadores não interviram para defender esses mutantes de tal intolerância. Suas palavras fizeram com que o Gavião Arqueiro mirasse uma flecha no crânio de Scott e forçasse o Capitão América a tentar prendê-lo. No entanto, antes que a luta pudesse começar, eles foram salvos por Tempus, criando uma bolha do tempo e prendendo os Vingadores dentro. Eles voltaram para casa, descobrindo que Magneto havia os entregado para a S.H.I.E.L.D. como um método para se infiltrar em suas fileiras. Scott fica furioso e pronto para explodir Erik com sua rajada, mas Emma o acalma e concorda com os métodos de Erik. Scott fica relutante de início, mas concorda, antes de dizer aos novos alunos para se acomodarem, pois os professores irão fazer uma viagem de campo para a Escola Jean Grey para Estudos Avançados.[110]

Todos os X-Men lá pensaram que Scott estava insano, mas ouviram o que ele tinha a dizer. Scott explicou que eles estavam à beira de um retrocesso e que, embora ele defenderia a Escola Jean Grey até seu último suspiro, ele sentiu que eles estavam fazendo pouco para ajudar contra a crescente histeria anti-mutante, e ofereceu as pessoas a chance de se juntarem a sua nova escola, onde eles iriam treinar e se preparar para defenderem-se para a batalha que se aproximava. Ele partiu, mas retornou ao pôr do sol, tendo um desentendimento com sua própria versão do passado sobre metodologia. Ao sair, as Irmãs Stepford e o Anjo dos X-Men originais foram com ele, apesar das queixas de Wolverine e dos outros.[111][112]

O Tempo Se Esgota

Meses mais tarde, perto da última Incursão, Ciclope tornou-se o líder da Nação X, um santuário mutante protegido por Sentinelas programado para defender os mutantes. Ciclope ofereceu abrigo para o Fera, apesar de suas diferenças, já que ele era procurado pelos Vingadores da S.H.I.E.L.D. por ser parte dos Illuminati. Ciclope acolheu o Mancha Solar, quando ele veio visitar o Fera, e também teve uma pequena conversa com ele sobre as Incursões, admitindo que ele estava na posse de um ovo da Fênix e estava disposto a usá-lo.[113]

A Última Incursão

Arquivo:Secret Wars (2015-) 001-025.jpg

Infelizmente, o Ovo da Fênix não estava pronto para chocar quando a incursão final começou. Ciclope viajou ao ponto da incursão em Manhattan, onde os heróis da Terra-616 estavam enfrentando as forças reunidas da Terra-1610. O ovo finalmente chocou, e Ciclope, mais uma vez ligado com a Força Fênix, agora completamente no controle de seu imenso poder, o usou para destruir os Filhos do Amanhã e o resto das forças da Terra-1610. Ciclope foi transportado para o bote salva-vidas dos Illuminati pelo Dobra, permitindo que ele e a Fênix sobrevivessem ao fim do multiverso.[114]

Mundo Bélico

Ciclope e os outros heróis transportados para o bote salva-vidas foram acordados pelo Doutor Estranho oito anos após o fim do multiverso e a criação do Mundo Bélico, um planeta criado por fragmentos de realidades destruídas, criado e governado pelo Doutor Destino.[115]

Ciclope e os outros heróis foram transportados por Strange para enfrentar a Cabala, quando o próprio Destino apareceu para acabar com a luta. Ciclope, utilizando o vasto poder da Fênix, tentou derrotar Destino. Apesar de aparentemente ter ferido Destino, até mesmo a Força Fênix revelou-se insuficiente para rivalizar com o poder que Destino empunhava, e ele então quebrou o pescoço de Ciclope, o matando.[116]

Morte

Embora ele tenha sido aparentemente ressuscitado quando o Multiverso foi restaurado por Reed Richards, Ciclope pereceria mais uma vez após algum tipo de conflito com os Inumanos por causa da propagação das Névoas Terrígenas na atmosfera, a qual deixava os mutantes doentes e estéreis.[117] O Senhor Sinistro, no entanto, pegou o seu DNA e o combinou com o DNA de um Inumano para criar um monstro clonado de Ciclope.[118]

Personalidade

Scott é corajoso, altruísta e um grande estrategista e líder. No entanto, ele possui uma auto-estima muito baixa, tendo uma péssima opinião de si mesmo e uma obsessão sobre seus defeitos e falhas. Socialmente, ele descreveu a si mesmo como um introvertido. Como líder, ele é muito rigoroso e firme, exigindo seriedade, dedicação e habilidade, geralmente fazendo com que ele ganhe a antipatia dos membros mais rebeldes da equipe, como o Wolverine.

Scott também tem uma infinidade de problemas mentais, guardando suas emoções e se recusando a enfrentar seus problemas, apesar disso o afetar negativamente. Ter sido possuído por Apocalipse afetou profundamente Scott, mexendo com muitas emoções que ele havia reprimido, e fazendo-o questionar sua vida e seu casamento.

Após começar seu relacionamento com Emma Frost, a personalidade de Scott amoleceu um pouco e sua confiança e auto-estima melhorou, apesar de ter de enfrentar mais dificuldades do que nunca.

Relações Românticas

Embora seja visto como uma pessoa solitária, Ciclope teve muitos relacionamentos sérios. Uma característica marcante é o fato de que ele parece irresistível para as mulheres com habilidades telepáticas. Ele era casado com Jean Grey e seu clone Madelyne Pryor, as quais são ambas telepatas de nível Ômega, ele também esteve com Emma Frost, a qual é uma telepata também. Psylocke, outra telepata, uma vez tentou seduzi-lo. Ele também saiu com mulheres não-mutantes, durante um tempo quando ele pensou que Jean estava morto, ele teve um caso com Colleen Wing. Após a Fênix ser morta na lua, ele namorou Lee Forrester por um tempo, antes de encontrar Madelyne Pryor. Recentemente, sua estudante e colega de equipe Eva Bell (Tempus) demonstrou interesse em Ciclope.[119]

Casamentos/Esposas:

  • Jean Grey - Garota Marvel & Fênix: Seu primeiro amor.[2]
  • Madelyne Pryor - Rainha Vermelha & Anódina: O clone de Jean. Sua primeira esposa.[120]

Namoro/Encontro:

  • Emma Frost - Rainha Branca: Sua grande amante após Jean Grey e Madelyne.[70]
  • Colleen Wing - Lady Samurai: Apenas um breve namoro.[19]
  • Aleytys Forrester - Capitão Lee: Apenas um breve namoro.[121]

Flertes:

  • Elizabeth Braddock - Psylocke: Ela se sentiu atraída por ele durante um tempo.[122]
  • Neena Thurman - Dominó: Ela se sentiu atraída por ele por um beve momento.[123]
  • Joanna Cargill - Frenesi: É complexo. Veja "Era X".
  • Ororo Munroe - Tempestade: De uma Realidade Alternativa.[124]
  • Eva Bell - Tempus: Ela se sentiu atraída por ele.[119]
  • Maria Hill - Diretora Hill: Ela se sentiu atraída por ele.[125].

Poderes

Ciclope é um Mutante de nível Alfa de acordo com Apocalipse,[7] enquanto a inteligência de Nick Fury o classificou como nível de poder 7.[126]

Rajada Ótica: Ciclope possui a habilidade mutante de projetar um poderoso feixe de força de concussão de cor rubi de seus olhos. Inicialmente acreditava-se que os poderes de Ciclope eram energias ambientais (tais como a radiação solar, fótons e os raios cósmicos) absorvidas e metabolizadas pelo seu corpo em rajadas concussivas que são liberadas de seus olhos. No entanto, o fornecimento de energia de suas rajadas óticas foram mais tarde revelados como sendo originado de um universo não-Einsteiniano que se abre sempre que ele usa suas rajadas óticas.

Os olhos de Ciclope não são só órgãos que utilizam o espectro de luz visível para ver o mundo ao seu redor. Foi erroneamente indicado na primeira impressão do Official Marvel's Handbook (Guia Oficial da Marvel) que os olhos de Ciclope contêm aberturas inter-dimensionais, liberando poderosas energias de outra dimensão na sua própria em forma de feixes. Declarações posteriores afirmam que seu corpo naturalmente metaboliza energia ambiente que é usada para abrir e focar as aberturas em seus olhos. A energia do feixe em si se origina a partir dessa outra dimensão. Essa explicação, no entanto, foi alterada em edições posteriores.

A mente de Ciclope tem um campo psíquico que está em sintonia com as forças que mantêm as aberturas que tomaram o lugar dos seus olhos. Por causa que o campo psíquico da sua mente envolve seu corpo, ele desvia automaticamente as partículas de outras dimensões de volta ao seu ponto de origem quando colidem com seu corpo. Assim, o seu corpo é protegido dos efeitos das partículas, e até mesmo a fina membrana das pálpebras é o suficiente para bloquear a emissão de energia. O cristal de quartzo rubi sintético usado para formar as lentes dos óculos e visor do Ciclope ressoam com o campo psíquico de sua mente e é igualmente protegido.

A largura das rajadas óticas de Ciclope parece ser focada pelo campo psíquico de sua mente com a mesma função autonômica que regulava a capacidade dos seus olhos originais de se focarem. Quando Ciclope se concentra, o tamanho da abertura muda e, assim, serve como uma válvula para controlar o fluxo das partículas e o poder do feixe. A altura da rajada ótica de Ciclope é controlada pela abertura ajustável de seu visor. Seu feixe mais estreito, quase do diâmetro de um lápis, a uma distância de um metro tem uma força de cerca de 13789 pascal. Seu feixe mais amplo, com cerca de 27 metros de comprimento a uma distância de quinze metros, tem uma força de cerca de 68947 pascal. Suaja rajada ótica mais poderosa é um feixe de um metro que, a uma distância de quinze metros, tem uma força de 3447378 pascal. A medida angular máxima da rajada ótica de Ciclope é equivalente a um campo de visão de uma lente de câmera de 35mm (90 graus medidos na diagonal, ou o ângulo subtendido por segurar as páginas de uma revista aberta na posição vertical a 9,5 polegadas de seus olhos). A medida angular mínima é equivalente ao ângulo que a espessura de um lápis iria subtender a um metro (3,5 graus, aproximadamente 6.5 mm visto a um metro). O alcance efetivo do feixe é de cerca de 610 metros, altura em que um feixe de 2 cm se espalhou para 1 metro quadrado, e então tem uma pressão de 2620 pascals. A força máxima de Ciclope é o suficiente para tombar um tanque de 5.000 litros cheio a uma distância de 6 metros ou furar uma placa de aço carbono de 3 centímetros a uma distância de 60 centímetros.

Arquivo:Astonishing-x-men-cyclops-2.jpg

O fornecimento extra dimensional de energia para a rajada ótica de Ciclope é praticamente infinito. Assim, enquanto campo psíquico de Ciclope estiver ativo (o que é constante), existe o potencial para emitir energia. O único limite para a rajada ótica é a fadiga mental de se concentrar constantemente. Após cerca de 15 minutos de uso constante, o campo psíquico diminui e permite que apenas um pequeno vazamento de energia passe através da abertura. O metabolismo de Ciclope se recupera o suficiente para ele continuar em cerca de 15 minutos.

A força máxima da rajada ótica de Ciclope é desconhecida, mas uma descrição normalmente dada é que ela pode "fazer buracos através de montanhas", e ele demonstrou conseguir romper uma chapa de aço carbono de 1.25 centímetros de espessura. Durante uma batalha particular, Scott afirmou que ele acertou Cain Marko (também conhecidos como Fanático) com força o suficiente para dividir um pequeno planeta ao meio, embora isso possa ter sido simplesmente uma hipérbole. Na dimensão da Era do Apocalipse, seus feixes podem cortar Adamantium, um metal anteriormente indestrutível. Na continuidade principal do Universo Marvel, também tem sido sugerido que Ciclope utiliza apenas uma fração das energias à sua disposição. Durante o arco Guerra Civil: X-Men, Ciclope é controlado por outro mutante a usar seus poderes em toda sua magnitude. Quando airada no mutante absorvedor de energia Bishop, Ciclope foi capaz de sobrecarregar os poderes de Bishop em questão de segundos. Quando o Homem de Ferro mediu o poder de Ciclope enquanto ele estava energizando Bishop, ele descobriu que a produção de energia era bem mais de 2 gigawatts, muito mais do que um grande reator nuclear. Também é afirmado que Ciclope não usa seus poderes em tais níveis devido à preocupação que ele tem a respeito do controle (ou falta dele) de suas habilidades.

Ciclope uma vez lutou contra O Hulk,[127] usando uma rajada ótica para o deter, recusando-se a deixar o Hulk pegar o Professor Xavier. Embora isso tenha descascado um pouco da pele do Hulk, ele foi capaz de caminhar em direção a Ciclope e apertar seu rosto, contendo a rajada.

Arquivo:Arcing blast.jpg

Como um efeito após a exposição às energias da Força Fênix, seus poderes pareciam ter sido alterados para além do seu estado original. As suas rajadas óticas, embora muito mais incontroláveis, são mais poderosas do que nunca, tanto que ele pode erradicar um esquadrão de Sentinelas modificadas do tamanha de um homem com apenas uma rajada e até mesmo ferir poderosas entidades místicas.[128][129] Um efeito colateral de suas habilidades danificadas faz com que seus feixes se dobrem, espalhem e movam em direções alternadas, dando as suas rajadas a aparência de várias rajadas curvas em espiral em torno da rajada principal, fazendo com que sua nova rajada ótica seja ainda mais difícil de se esquivar.[130]

Percepção Espacial: Ciclope possui uma estranha sensação de trigonometria, sendo usada para descrever a sua observação de objetos em torno de si e os ângulos encontrados entre as superfícies destes objetos. Ciclope tem repetidamente demonstrado a capacidade de fazer com que suas rajadas óticas ricocheteiem e/ou reflitam os objetos em uma trajetória de seu agrado. Ciclope foi visto fazendo com que seus feixes refletissem em dúzias de superfícies no curso de uma rajada, e ainda acertasse o alvo pretendido com precisão. É o seu sentido de percepção espacial super-humano que lhe permite realizar essas façanhas.

Resistência a Energia: Ciclope é resistente aos efeitos de seus próprios poderes. Isso está ligado a ele ser capaz de suportar a capacidade do seu irmão, sem efeitos nocivos. Isso é um resultado da genética similar deles, uma peculiaridade da genética mutante que é comum entre os irmãos.

Habilidades

Perito em Pilotagem: Ciclope é perito em pilotagem de aeronaves, uma habilidade que ele compartilha com seu pai. Também foi sugerido que seu senso trigonométrico melhora suas habilidades no ar.

Mestre Estrategista e Tático: Ciclope passou a maior parte de sua carreira de super-herói como o líder dos X-Men ou da X-Factor e desenvolveu habilidades de liderança excepcionais. É notável que, independentemente da atitude em relação a ele, todos os X-Men tendem a obedecer às suas ordens em batalha - porque sabem que ele geralmente está certo.

Perito em Artes Marciais: Ciclope também tem extenso treinamento em artes marciais e combate desarmado, possuindo faixas pretas em judô e aikido. Seu nível de habilidade é suficiente para derrotar seis homens normais com os olhos fechados, e no passado ele conseguiu enfrentar perigosos inimigos no combate corpo-a-corpo, como Wolverine e Motoqueiro Fantasma.

Resistência Telepática: Anos estando em situações íntimas com telepatas permitiram que Ciclope afiasse sua mente ao ponto onde ele pode resistir a intrusão telepática e reter determinadas informações de telepatas de alto nível.

Nível de Força

Ciclope possui a força de um humano normal que pratica exercício intensivo regularmente e, portanto, é capaz de erguer ao menos seu próprio peso corporal.

Fraquezas

Falha Genética: Ciclope não é imune aos poderes do Vulcano como é aos poderes do Destrutor.

Incapacidade de Regulação de Poder: Devido ao trauma psicológico e dano físico quando jovem, Ciclope é incapaz de controlar suas rajadas óticas. Por causa disso, seus olhos tornaram-se mais dependente do quartzo rubi que ele usa em vez de superar esses danos. Emma Frost afirmou recentemente que o trauma psicológico de perder seus pais e ser separado do seu irmão são os principais responsáveis ​​por sua incapacidade de controlar seus poderes. O Senhor Sinistro também afirmou que seus olhos se tornaram dependentes do óculos de sol e o visor de quartzo rubi, portanto, tornando-se difícil para Ciclope controlar as rajadas por conta própria. Depois de superar o trauma, ele foi capaz de controlar suas rajadas e abrir os olhos por um período de tempo. No entanto, ele começou gradualmente a perder o controlo das rajadas e teve que voltar a usar os óculos de sol e o visor. Sua incapacidade de controlar seu poder só piorou quando sua exposição à Força Fênix o alterou a um estado ainda mais instável e poderoso.[132] Devido a isso, suas rajadas estão agora defeituosas e podem ser mais forte do que antes ou desligar no meio de uma batalha.[133]

Intervalos de Recarga: Scott antes exigia tempo entre as suas rajadas óticas para recarregar.[134] Agora, devido a sua posse pela Força Fênix, juntamente com alteração interna de Sentinelas Nanotech, a falha tornou-se mais agressiva do que nunca, suas rajadas óticas explodem poderosamente um minuto e então falham no outro, o esgotando fisicamente no processo.[129]


Equipamento

Cyclops' Visor

Visor do Ciclope

  • Visor do Ciclope: A máscara que Scott usa para impedir descargas aleatórias é revestida com pó de cristal quartzo rubi. Ela incorpora duas lentes planas colocadas longitudinalmente que podem ser abertas, proporcionando uma abertura constantemente variável de 0 polegadas a .79 polegadas de altura e uma largura constante de 5.7 polegadas. O mecanismo é operado por um sistema duplo de motores elétricos em miniatura. Como um fator de segurança, ela usa molas para ser constantemente fechada por pressão. A máscara em si é feita de plástico de alto impacto. Existe um mecanismo de sobreposição de comando por dedo em ambos os lados da máscara, e a operação normal é através de um micro-interruptor instalado no dedo polegar de ambas as luvas.[135][136]
Um par separado de lentes também foram projetados para Scott usar durante o sono.[137] Ele também usou "leites de contato de quartzo rubi de emergência".[138]
  • Traje X do Ciclope: O traje atual de Ciclope é uma variação do traje básico projetado por Charles Xavier, o Professor X, para os primeiros e originais X-Men. O traje (Traje X ou Uniforme X) foi projetado para proteção corporal e identificação ideológica com o público, marcando-o como um super-herói. Ciclope usa um traje feito de Kevlar, o qual é resistente a fogo, entre outras propriedades defensivas. O uniforme também oferece um certo nível de resistência a choques elétricos, impactos e outros tipos básicos de ataques.[138]

Anteriormente

  • Mochila a Jato: Uma Mochila a Jato similar as usadas pelos agentes da S.H.I.E.L.D. Foi usado principalmente durante o seu tempo como líder de Utopia
X-Men Jet Pack

Ciclope em uma Mochila a Jato

Transporte

Armas

  • Luvas de "Erik, o Vermelho": Quando Scott usou o disfarce de Erik, o Vermelho, ele foi capaz de projetar seus rajadas óticas através de suas luvas.
  • Espada Muramasa: Cyclops ganhou a Espada Muramasa, uma espada encantada com um pedaço da alma do Wolverine com a capacidade de negar fatores de cura sobre-humanos. Ciclope recebeu a espada do Wolverine, o qual lhe disse que a espada era a única coisa que poderia o matar permanentemente caso viesse a ser necessário. Ciclope empunhou a Espada Muramasa uma vez contra o filho do Wolverine, Daken, após ele e os X-Men decidirem matá-lo. No entanto, Daken acabou por enganar eles e roubou a espada de Ciclope.
Scott Summers (Earth-616) from Uncanny X-Men Annual Vol 1 1990 0001

Como um Cão de Caça

  • Após um trauma na cabeça durante a infância, Ciclope é incapaz de desativar suas raladas óticas à vontade e deve, portanto, usar um visor, óculos ou lentes de contato com lentes de quartzo rubi que bloqueiam as rajadas.
  • Emma Frost uma vez indicou que o trauma psicológico de perder seus pais e ser separado do seu irmão são os principais responsáveis por sua incapacidade de controlar seus poderes.[85]
  • Scott frequentemente ouve o rádio, e até mesmo trabalhou como DJ por algum tempo.[139]
  • Scott era bem achegado a sua sogra Elaine Grey, a qual servia como uma figura materna para ele. Os dois continuaram próximos mesmos depois da morte de sua esposa Jean Grey. Scott ficou severamente chateado quando Elaine foi morta por Manto Negro, uma vítima aleatória do extermínio do Genoma Grey.
  • Cada um dos Irmãos Summer tem uma cor de energia: Scott é Vermelho, Alex é Azul e Gabriel é Amarelo.
  • IGN listou Ciclope em #1 no Top 25 X-Men em 2006.[1]
  • CBR listou Ciclope em #9 no Top 100 Personagens da Marvel de Todos os Tempos em 2011.[2]

Veja Também

Explore e Discuta

Notas de Rodapé

  1. Fabulosos X-Men #351
  2. 2,0 2,1 X-Men #1
  3. 3,0 3,1 Fabulosos X-Men #352
  4. Aventuras de Ciclope e Fênix #2
  5. X-Factor #61
  6. X-Men #51
  7. 7,0 7,1 7,2 X-Men Vol 2 #97
  8. Vingadores vs. X-Men #11
  9. Gambit Vol 3 #13
  10. X-Men: Filhos do Átomo #2-3
  11. X-Factor #39
  12. X-Men #46
  13. Giant-Size X-Men #1
  14. X-Men #94
  15. X-Men #94-95
  16. X-Men #96
  17. X-Men #98-100
  18. X-Men #101
  19. 19,0 19,1 X-Men #122
  20. Fabulosos X-Men #175
  21. Fabulosos X-Men #201
  22. X-Factor #1
  23. X-Factor #7
  24. X-Factor #13
  25. X-factor #15
  26. X-Factor #27
  27. X-factor #35
  28. Fabulosos X-Men #239-243
  29. X-Factor #36-39
  30. X-Factor #38
  31. X-Factor #53
  32. X-Factor #68
  33. X-Factor #69
  34. X-Men Vol 2 #1
  35. Fabulosos X-Men #294
  36. X-Men Vol 2 #14
  37. X-Force #18
  38. X-Men Vol 2 #20
  39. X-Men Vol 2 #23
  40. Cable #8
  41. Fabulosos X-Men #308
  42. Fabulosos X-Men #310
  43. X-Men Vol 2 #30
  44. Excalibur #75
  45. 45,0 45,1 Fabulosos X-Men #318
  46. X-Men Prime #1
  47. X-Men Vol 2 #39
  48. X-Men Vol 2 #44
  49. X-Men Vol 2 #53
  50. X-Men Vol 2 #57
  51. Fabulosos X-Men #339
  52. X-Men Vol 2 #65
  53. Wolverine Vol 2 #115
  54. X-Men Vol 2 #70
  55. X-Men Vol 2 #71
  56. Fabulosos X-Men #356
  57. Fabulosos X-Men #375
  58. Fabulosos X-Men #377
  59. Fabulosos X-Men #378
  60. Cable #85
  61. Cable #86
  62. X-Men: A Busca Por Ciclope #1-4
  63. Fabulosos X-Men #391
  64. Novos X-Men #117
  65. Novos X-Men #122
  66. Novos X-Men #127
  67. Novos X-Men #128
  68. Novos X-Men #131
  69. Novos X-Men #138
  70. 70,0 70,1 Novos X-Men #139
  71. Novos X-Men #142
  72. Novos X-Men #150
  73. 73,0 73,1 Novos X-Men #155
  74. Novos X-Men #154
  75. 75,0 75,1 Surpreendentes X-Men Vol 3 #1
  76. Fabulosos X-Men #445
  77. X-Men Vol 2 #165
  78. Surpreendentes X- Men Vol 3 #1
  79. Surpreendentes X-Men Vol 3 #6
  80. Surpreendentes X-Men Vol 3 #7
  81. Surpreendentes X- Men Vol 3 #12
  82. X-Men: 198 #1
  83. X-Men: Gênese Mortal #1
  84. X-Men: Gênese Mortal #6
  85. 85,0 85,1 Surpreendentes X-Men Vol 3 #14
  86. Surpreendentes X-Men Vol 3 #23
  87. X-Men: Complexo de Messias #1
  88. Fabulosos X-Men #493
  89. X-Men Vol 2 #207
  90. X-Men: Mundos Divididos #1
  91. X-Men: Mundos Divididos #4
  92. 92,0 92,1 X-Force Vol 3 #1
  93. Wolverine Vol 3 #62
  94. X-Force Vol 3 #13
  95. Invasão Secreta: X-Men #4
  96. Fabulosos X-Men #508
  97. Fabulosos X-Men #509
  98. Fabulosos X-Men #505
  99. Fabulosos X-Men #516
  100. X-Men: Segundo Advento #1
  101. X-Force Vol 3 #26
  102. X-Men: Legado #236
  103. X-Force Vol 3 #27
  104. X-Force Vol 3 #28
  105. 105,0 105,1 105,2 X-Men: Segundo Advento #2
  106. Fabulosos X-Men: A Era Heroica #1
  107. Fabulosos X-Men Vol 2 #1
  108. Fabulosos X-Men Vol 2 #4
  109. Vingadores vs. X-Men #1
  110. Fabulosos X-Men Vol 3 #3
  111. Fabulosos X-Men Vol 3 #4
  112. Novíssimos X-Men #10
  113. Vingadores Vol 5 #38
  114. Guerras Secretas #1
  115. Guerras Secretas #3
  116. Guerras Secretas #4
  117. Extraordinários X-Men #1
  118. Extraordinários X-Men #4-5
  119. 119,0 119,1 Fabulosos X-Men Vol 3 #5
  120. Fabulosos X-Men #168
  121. Fabulosos X-Men #143
  122. Fabulosos X-Men Vol 2 #8
  123. Novos X-Men Anual #2001
  124. Surpreendentes X-Men Vol 3 #44
  125. Fabulosos X-Men Vol 3 #20
  126. Guerra Secreta: Arquivos de Nick Fury #1
  127. Hulk Contra o Mundo: X-Men #1
  128. Fabulosos X-Men Vol 3 #1
  129. 129,0 129,1 Fabulosos X-Men Vol 3 #6
  130. Novíssimos X-Men #4
  131. X-Men Primeira Classe Vol 2 #6-7
  132. Novíssimos X-Men #3
  133. Fabulosos X-Men Vol 3 #22
  134. X-Men #14
  135. X-Men #43
  136. Official Handbook of the Marvel Universe Vol 2 #3
  137. Fabulosos X-Men #337
  138. 138,0 138,1 Novos X-Men #114
  139. X-Men #48
  140. Official Handbook of the Marvel Universe A-Z #3
  141. OHOTMU X-Men 2004

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória