FANDOM

Quote1.png Há dias que são os piores dias. Há dias que acabam com a nossa esperança. Dias quando o horror é tão grande que você acha que pode se afogar. Mas até mesmo nesses dias nós podemos nos levantar. Nós podemos lutar. Nós podemos nos erguer. E eu ficarei e lutarei e me erguerei junto com vocês. Meu nome é Sam Wilson. Eu sou o Capitão América. E é isso O que eu 'faço. Quote2.png
-- Sam Wilson src 

Origem

Sam Wilson cresceu em uma vizinhança pesada do Harlem. Seu pai, um padre, foi morto por tentar impedir uma briga entre duas gangues rivais quando Sam tinha 9 anos.[4] Alguns anos mais tarde, sua mãe foi morta por um assaltante, quando ela tentava proteger seu filho. Sam fez o seu melhor para tentar fazer a coisa certa, mas sua tristeza e raiva eventualmente o levaram a um caminho criminoso. Ele começou a usar o nome de "Snap" Wilson enquanto trabalhava para a máfia.[5]

Depois de ser atribuído de uma tarefa, no caminho para o Rio de Janeiro, o avião de Sam caiu em uma remota ilha do Caribe chamada Exílio, aonde o Caveira Vermelha e seus capangas estavam se escondendo. O Caveira Vermelha decidiu usar Wilson como um peão para atacar o Capitão América (o qual também se encontrava na ilha). Ele uso o Cubo Cósmico para reverter 'Snap' em Sam e o deu a habilidade de se comunicar telepaticamente com pássaros, especial um pássaro que Wilson tinha comprado que se chamava Asa Vermelha. Depois de seu combate inicial, o Capitão foi capaz de liberar Wilson do controle do Caveira. Juntos eles derrotaram o Caveira e o Falcão se tornou o parceiro do Capitão por um longo tempo. Foi mais tarde revelado que a personalidade 'Snap' havia sido inteiramente construída pelo Caveira Vermelha para manipular Wilson, e na verdade nunca foi realmente um criminoso.[6]

Wilson recebeu ajuda do Pantera Negra, o qual criou uma armadura para ele, permitindo que Wilson voasse.[7]. Quando Rogers brevemente abandou sua identidade de Capitão América, outros tentarão assumir o seu manto, incluído um jovem chamado Roscoe, a quem o Falcão orientou. Quando o Caveira Vermelha eventualmente matou Roscoe, Rogers se tornou novamente o Capitão América[8].

O Falcão acabou deixando de ser parceiro do Capitão quando foi nomeado líder dos Super Agentes da SHIELD.[9]

Mais tarde, como um dos poucos super-heróis negros ativo, ele foi convidado para se juntar aos Vingadores por Henry Peter Gyrich para preencher uma cota. Ressentindo-se por ter sido escolhido como um "token", ele abandonou a equipe na primeira oportunidade.[10]

Falcon 003.jpg

Falcão com suas asas de luz dura.

Em um certo momento, um Sentinela o caçou por acredita que ele era um mutante[11], mas isso foi mais tarde desmascarado e presumiu-se que o Sentinela estava avariado. Logo após esse incidente ele se encontrou com Electro, Wilson acabou o enfrentando e o derrotando.[12]

Vingadores: A Queda

A insana Feiticeira Escarlate acidentalmente desestabilizou a mente do Falcão, fazendo ele retornar a sua personalidade de "Snap", e apesar de ele ter continuado a trabalhar com o Capitão América, a relação entre eles começou a ficar tensa, até que finalmente o Capitão sentiu que não tinha outra escolha a não ser para de trabalhar com Wilson. Um homem que o "novo" Falcão forçou a sair de casa para que pudesse a usar como esconderijo acabou atirando nas costas do Capitão (enquanto mirava no Falcão). Pensando que o Capitão estava morto, o Falcão acabou voltando ao normal e foi atrás do Anti-Cap", o qual estava causando problemas para ambos.[13]

Guerra Civil

Durante a Guerra Civil, o Falcão ajudou o Capitão América a rastrear o Soldado Invernal. Ele foi o primeiro a se juntar com o Capitão América contra a Lei de Registro de Super-Humanos e teve um papel de liderança nos Vingadores Secretos. Após o assassinato do Capitão América pelos esquemas do Caveira Vermelha, o Falcão se registrou no governo e foi feito responsável pelo Harlem, apesar de ele ter permanecido em contato com Novos Vingadores.[14]

Posteriormente, a S.H.I.E.L.D. recrutou o Falcão e a agente Sharon Carter para investigar o assassinato do Capitão, localizando o Soldado Invernal e rastreando o Caveira Vermelha.[15]

Juntando-se aos Vingadores

Ele mais tarde se juntou novamente aos Vingadores na iniciativa de Tony Stark para expandir a equipe e se tornarem maior.[16]

Prego de Ferro

Quando o Capitão América retornou da Dimensão Z, ele conheceu a filha de Zola, Jet Zola. Então, ele e Steve foram enviado a Nrosvekistan para prevenir Bazuca de causar uma Terceira Guerra Mundial. Chegando lá, Sam resgatou Samantha Chan, uma repórter do Clarim Diário, cujas fotos foram manipuladas por Ran Shen para fazer as pessoas pensarem que o Capitão América era um cúmplice do Bazuca.[17] Falcão acabou sendo vitima da explosão do Aeroporta-Aviões da S.H.I.E.L.D. causada por Bazuca. Maria Hill pensou que Sam estava morto, mas Jet, graças aos seus super-sensos, viu Wilson, dizendo ao Capitão que ele estava ferido mas não morto.[18] Então Sam ajudou o Capitão e os agentes da S.H.I.E.L.D. a lutar contra a super arma Gungnir, liberada por Ray Shen e o Doutor Bolha Mental. Durante a luta final entre o Capitão e o Prego de Ferro, Steve acabou ficando sem o seu Soro do Super-Soldado, rapidamente envelhecendo em um homem velho.[19]

O Homem do Amanhã

FalconSavingNY.jpg

Falcão salvando Nova York da bomba de Arnim Zola.

Após a batalha com Gungnir, Sam acordou de manhã e estava chocado com a visão de Jet em sua cama. Lembrando-se dos eventos de antes, Wilson e a filha de Zola ficaram bêbados com vinho e então tiveram alguma diversão juntos. Jet também acordou, dizendo que o que aconteceu na noite passado foi a sua "primeira vez", dizendo que ela gostaria de fazer isso novamente. Ela então diz ao Falcão que está começando a gostar dele.

Enquanto se abraçavam, Jet viu a torre de seu pai no meio de Nova York.[20] Sam e Jet foram até lá, comunicando aos Vingadores que Zola estava atacando a cidade com os seus Mutantes, com Jet acreditando ser uma distração. Ainda assim a filha de Zola sugeriu ao Steve e aos Vingadores lutar contra o exército de Zole, enquanto ela e o Falcão iriam neutralizar Arnim. Enquanto eles estava na torre, Falcão e Jet descobriram que Sharon Carter estava aprisionada, libertando-a e então indo atrás do próprio Zola.[21] Chegando lá, Falcão e Jet começaram a lutar contra ele, na torre e nas ruas de Nova York. Quando Ian Zola, que acreditava-se estar morto, descobriu que o plano secreto de Zola era uma bomba poderosa o suficiente para explodir a cidade inteira, e nem mesmo o Homem de Ferro ou o Thor poderiam resolver o problema por causa dos Desvingadores, Falcão pegou a bomba e a levou para fora da cidade, no céu.

A bomba explodiu, como todos acreditando que Sam havia morrido, incluindo Jet Zola, que estava chorando.[22] Mas depois de tudo, Sam ainda estava vivo, graças as asas de Vibranium que absorveram a maioria do poder da bomba. Jet alegremente abraçou ele, mas então Sharon Carter acusou ela de ser uma cúmplice de seu pai, planejando com ele neutralizar o Capitão e roubar o DNA dos Vingadores para criar os Desvingadores. Jet, magoada com o que a Agente 13 disse, retornou ao seu pai. Enquanto isso, Steve Rogers desistiu de ser o Capitão América, já que o Soro não estava mais em seu corpo, e com praticamente todos os Vingadores vendo, Rogers passou o seu legado para Sam, o qual se tornou o Novíssimo Capitão América. Ian decidiu a se juntar ao Sam como um companheiro em suas missões, sob o nome de Nômade.[23]

Samuel Wilson (Earth-616) from Captain America Vol 7 25 001.jpeg

Novíssimo Capitão América.

Novíssimo Capitão América

A primeira missão de Sam como o novo Capitão América o colocou na mira da Hidra, e Sam acabou sendo confrontado por vários dos inimigos mais letais do Capitão como resultado de uma armadilha.[24] Misty Knight o salvou, e revelou que a Hidra se infiltrou em inúmeras equipes da comunidade de super-heróis.[25] A organização terrorista também havia planejado espalhar o sangue venenoso de uma criança Inumana chamada Lucas por todo o planeta.

Com a ajuda de Misty Knight e Armadílio, um agente da Hidra que trocou de lado, o Capitão foi capaz de localizar e neutralizar diversas bombas que continham as pulgas com o sangue do garoto que haviam sido espalhadas por todo o mundo.[26] Com seu plano frustrado, o Barão Zemo lançou um plano de contingência, a auto-detonação do Baron sangue (o qual bebeu grandes quantidades do sangue de Lucas) na atmosfera, resultando na propagação do sangue.[27] O Capitão conseguiu desarmar o Barão Sangue e o deixou flutuando no espaço para ser recuperado pela S.H.I.E.L.D.[2]

Sam cortou seus laços com a S.H.I.E.L.D. após uma série de eventos desencadeados pelo hacker conhecido como Sussurrador, o qual havia vazado os planos da S.H.I.E.L.D. para criar um Cubo Cósmico, um projeto que Sam se opôs publicamente. Quando a S.H.I.E.L.D. tentou capturar o Sussurrador, Sam o ajudou, acreditando que as ações do hacker eram justas e que a S.H.I.E.L.D. revidou de forma desproporcional. Com a ajuda do Sussurrador, Sam passou meses derrubando diferentes células da Hidra, e fez um acordo para adquirir imunidade diplomática.[28]

A separação de Wilson de seus superiores deu outro passo quando ele decidiu parar de trabalhar para o governo, acreditando que os Estados Unidos precisavam de um Capitão América que era socialmente mais ativo do que antes. A separação do Capitão América do governo não foi sem críticas, com certos Americanos acreditando que ele se tornou o "Capitão Socialismo", enquanto outros mostraram plenamente o seu apoio.[29]

Poderes

  • Conexão Telepática: Sam recebeu a habilidade de se conectar telepaticamente com pássaros graças ao Caveira Vermelha, que usou o Cubo Cósmico. Essa conexão é mais forte com o seu companheiro Asa Vermelha, mas ele também é capaz de estender sua conexão empática a outros pássaros, tornando possível ele ver através dos olhos do animal. Ele também já demonstrou a habilidade de controlar pássaros. Essa habilidade se aplica a todos os pássaros.
  • A Inteligência de Nick Fury o classificou como nível de poder 6.[30]

Habilidades

Mestre de Artes Maciais: Sam foi treinado pelo Capitão América em múltiplas artes maciais, o tornado um combatente perigoso. Suas habilidades o permitem derrotar alguns dos artistas marciais mais treinados e competentes do mundo, tais como vários soldados de elite de Spetsnaz e super-humanos tão forte como os membros da Gangue da Demolição.

Mestre Acrobata: Ele era um atleta habilidoso em sua juventude e posteriormente passou por um rigoroso treino em ginástica e acrobacias com o Capitão América, deixando suas habilidades quase no nível das de Steve Rogers.

Mestre Trapezista: Sam é também um extraordinário trapezista devido ao seu treino com o Capitão América e também a sua experiência com as suas "asas de luz dura". Devido as suas habilidades e experiência em artes marciais, ele é um dos melhores lutadores aéreos no mundo, excedendo a habilidade de outros heróis voadores como Homem de Ferro e Miss Marvel.

Nível de Força

Pico do alcance humano. Falcão possuí a força de um humano normal de sua idade que pratica exercícios intensos regularmente. Falcão é forte o suficiente para levantar duas vezes o seu próprio peso e pode se pressionar a levantar até aproximadamente 217 kg.

Equipamento

  • Asas do Falcão/Uniforme do Capitão América: Pantera Negra forneceu ao Falcão um novo uniforme e asas. Um emissor nas costas do Falcão cria asas holográficas de "luz dura" com a largura de no máximo 15 m. Controladas por uma conexão cibernética, as asas podem instantaneamente ser reconfiguradas em "dezenas de diferentes velocidades configuradas". Uma "unidade magnética" fornece o impulso necessário para levar o Falcão ao ar. O emissor também possuí um dispositivo de interferência de GPS, o qual previne rastreamento por satélite, enquanto as asas interferem com o rastreamento de infravermelho. Pequenas quantidades de Vibranium foram adicionadas ao uniforme, deixando o Falcão resistente a armas pequenas. Todo o sistema é controlado mentalmente através de um circuito cibernético na máscara do Falcão. O uniforme no passado contava com uma "garra" escondida, um gancho controlado ciberneticamente que ficava dentro das luvas do uniforme que ele usava para prender os seus oponentes, para agarrar objetos ou para escalar e se balançar quando está sem suas asas. Os visores do uniforme vem equipados com vários recursos, incluindo lentes infravermelhas, dando a ele a habilidade se ver os objetos pela sua assinatura infravermelha de noite, a capacidade de ampliação e sensores de imagem remota, o que permite uma visão em 360 graus quando ativado. A máscara também possuí um receptor de banda larga e um transmissor. O uniforme foi originalmente construído pelos cientistas de Wakanda, com modificações de Desmond Burrell. As asas foram modificadas por Tony Stark, fazendo-as totalmente de vibranium: elas foram capaz de absorver toda a explosão da bomba de Arnim Zola, salvando Falcão da morte certa. [22]
  • Cartão de Identificação dos Vingadores.
  • Escudo do Capitão América

Transporte

Anteriormente Quinjet dos Vingadores

Armas

Anteriormente Uma garra com um cabo em sua luva direita e uma pistola.

  • O Falcão (Sam "Snap" Wilson) foi criado em 1969 e frequentemente se unia ao Capitão América e mais tarde se juntou aos Vingadores. Como o protetor do Harlem, o Falcão entrou em conflito com os chefes do crime de Harlem como o Cara de Pedra e Morgan.
  • O Falcão inicialmente era um super-heróis que não voava com um falcão treinado, Asa Vermelha, mas eventualmente ele ganhou asas de design Wakandiano, a qual ele manteve durantes os anos.
  • O Falcão tem sido um parceiro frequente do Capitão América e também um membro irregular dos Vingadores, tendo sido pela primeira vez chamado por Henry Peter Gyrich em uma tentativa de tornar o grupo mais racialmente diversificado.
  • O Falcão é um dos primeiros super-heróis Afro-americano. O seu sobrinho Jim Wilson, algumas vezes companheiro do Hulk], um dos primeiros personagens da Marvel com HIV positivo (agora morto).
  • Wilson é até hoje o único sucessor negro publicamente conhecido do Capitão América. Bradley nunca foi oficialmente reconhecido no papel de Capitão América, apesar de que alguns listam Bradley como o Capitão América "negro".
  • Enquanto o público do universo Marvel soube que havia um sucessor negro do Capitão enquanto Rogers estava machucado, ninguém sabia que era Wilson que estava sucedeu Rogers. Apesar de Rogers ter dito a Wilson para continuar como Capitão, Wilson devolveu o manto do Capitão para Rogers sentindo-se inadequado para o papel. Isso explicaria por que sempre que a oportunidade de suceder Rogers aparecem Wilson continua a evitar isso e permite que outros assumam o papel de Capitão América.
  • Capitão América Vol 1 117 (Setembro de 1969) - A primeira aparição do Falcão e seu primeiro encontro com o Capitão América.
  • Capitão América Vol 1 126 (Junho de 1970) - "O Destino de Falcão".
  • Captain America Vol 1 133 (January 1971) - Capitão América e o Falcão se tornam parceiros.
  • Capitão América Vol 1 170 (Fevereiro de 1974) - O Pantera Negra e os cientistas de Wakanda criam asas artificias para Falcão.
  • Vingadores Vol 1 181 (Março de 1979) - O Falcão é convidado para os Vingadores sob as ordens de Henry Peter Gyrich, para poder satisfazer a cota racial.
  • Falcão Vol 1 (Novem de 1983-Fevereiro de 1984) - Uma minissérie de quatro edições por Jim Owsley, onde é falsamente insinuado que Sam Wilson é um mutante.
  • Massacre Marvel Vol 1 1 (Outubro de 1996) - Bruce Banner (menos sua personalidade Hulk), Dr. Destino, o Quarteto Fantástico e os Vingadores (incluindo o Falcão) foram aparentemente mortos por Massacre. Na verdade eles passaram um ano inteiro em uma versão alternativa da "Contra-Terra" criada subconscientemente por Franklin Richards.
  • Capitão América Vol 2 1-12 (Novembro de 1996-Outubro de 1997) - Na Contra-Terra, Sam Wilson é baleado e fica gravemente ferido, mas o Capitão América salvou a sua vida fazendo uma transfusão de se sangue contendo o Soro do Super-Soldado. Consequentemente, Wilson ganhou habilidades super-humanas comparadas as do Capitão América. O seu apelido militar, "O Falcão", se tornou sua identidade se heróis. (Série "Heróis Renascem)
  • Vingadores Vol 3 1-3 (Fevereiro-Abril de 1998) - O Falcão e todos os outros Vingadores vivos (do passado ou presente) são partes de uma realidade medieval governada por Morgan le Fay (os seus poderes de Super-Soldado de "Heróis Renascem" se foram).
  • Capitão América: Sentinela da Liberdade Vol 1 9 (Maio de 1999) - Em uma história do passado, antes de ganhar suas asas artificias do Pantera Negra, o Falcão temporariamente substitui Steve Rogers, que estava gravemente ferido, como o Capitão América.
  • Vingadores Vol 3 64 (Abril de 2003) - Falcão confronta Henry Peter Gyrich depois de anos de ressentimento. O poder de ver através dos olhos dos pássaros é revelado.
  • Vingadores Vol 3 65-70 (Maio-Setembro de 2003) - "Zona Vermelha" - O Falcão e os Vingadores impedem os planos do Caveira Vermelha para fingir um ataque terrorista de Wakanda contra os Estados Unidos.
  • Capitão América e O Falcão Vol 1 1 (Maio de 2004-Junho de 2005) - Marca a primeira vez que o Falcão divide espaço igual com o Capitão América, tanto em nome quanto em importância para a história.
  • Pesadelo Supremo Vol 1 1 (Outubro de 2004) - Primeira aparição da versão do universo Ultimate de Sam Wilson, um brilhante cientista que serviu na comunidade de inteligência com Nick Fury.
  • Ultimate Visão Vol 1 (Janeiro-Fevereiro de 2006) - No universo Ultimate, o robô extraterrestre conhecido como "O Visão" explica a história de Gah Lak Tus para Sam Wilson e avisa de sua aproximação em direção à Terra.
  • Novos Vingadores Vol 1 21 (Agosto de 2006) - O Falcão se torna o primeiro aliado do Capitão América contra a Lei de Registro de Super-Humanos.
  • Novíssimo Capitão América Vol 1 (2014-em andamento) - As aventuras do Novíssimo Capitão América, que agora é o próprio Sam Wilson, que deixou sua identidade de Falcão para se tornar o herdeiro de seu mentor Steve Rogers.

Explore e Discuta

Notas de Rodapé

  1. Capitão América: Sam Wilson #3
  2. 2,0 2,1 Novíssimo Capitão América #6
  3. Official Handbook of the Marvel Universe A-Z #4
  4. Capitão América #277
  5. Capitão América #276-277
  6. Novíssimo Capitão América #3
  7. Capitão América #170
  8. Capitão América #181-183
  9. Capitão América #217
  10. Vingadores #184-194
  11. Falcão #2
  12. Falcão #3-4
  13. Capitão América e O Falcão #1-10
  14. Capitão América Vol 5 #25
  15. Capitão América Vol 5 #26-34
  16. Vingadores Vol 5 #1
  17. Capitão América Vol 7 #14
  18. Capitão América Vol 7 #17
  19. Capitão América Vol 7 #21
  20. Capitão América Vol 7 #22
  21. Capitão América Vol 7 #23
  22. 22,0 22,1 Capitão América Vol 7 #24
  23. Capitão América Vol 7 #25
  24. Novíssimo Capitão América #1
  25. Novíssimo Capitão América #2
  26. Novíssimo Capitão América #4
  27. Novíssimo Capitão América #5
  28. Capitão América: Sam Wilson #2
  29. Capitão América: Sam Wilson #1
  30. Secret War: From the Files of Nick Fury #1
  32. Avengers NOW! #1

Predefinição:The Avengers b

Também no FANDOM

Wiki aleatória