FANDOM

Quote1 Eu pensei que ser o idiota de cabeça quente era o meu trabalho. Quote2
-- Mancha Solar src 

Infância

Roberto da Costa é o filho do milionário brasileiro Emmanuel da Costa e sua esposa Americana Nina, uma arqueóloga. Roberto manifestou pela primeira vez seus poderes mutantes quando, aos quatorze anos, estava jogando uma partida de futebol no campeonato de sua escola no Rio de Janeiro. Motivado pelo ódio racial, um garoto chamado Keller e outro membro da equipe adversária jogaram Roberto no chão. O temperamental Roberto enfrentou Keller, o qual começou a espancá-lo brutalmente. Foi então que, sem se dar conta do que estava acontecendo, Roberto manifestou pela primeira vez a sua força sobre-humana. Seu corpo e roupa se tornaram temporariamente pretos no processo, e ele inadvertidamente arremessou Keller para longe. Confuso e assustado, Roberto procurou ajuda, mas os outros jogadores e a maioria dos espectadores entraram em pânico e fugiram. No entanto, sua namorada, Juliana Sandoval, que estava assistindo o jogo junto com Emmanuel, ficou ao lado de Roberto em seu momento de necessidade.[1]

Professor X

Os poderes de Roberto chamaram a atenção de Donald Pierce, o renegado Bispo Branco do Círculo Interno do Clube do Inferno. Pierce tentou assassinar quaisquer mutantes sobre-humanos que pudesse encontrar. Os mercenários de Pierce não conseguiram raptar Roberto, mas acabaram sequestrando Juliana. O mutante telepata, Professor Charles Xavier, fundador dos X-Men, havia descoberto os planos de Pierce para matar Roberto e enviou a sua colega, Dr. Moira MacTaggert, e os jovens mutantes sobre-humanos, Karma e Miragem, para ajudar Roberto.[1]

Roberto concorda em se reunir com os homens de Pierce, a fim de obter a libertação de Juliana, mas os mercenários se recusaram a libertá-la e pretendiam matar os dois ali mesmo. Durante uma luta, um dos mercenários disparou contra Roberto, o qual havia retornado a sua forma normal novamente, mas Juliana saltou na frente de Roberto, e acabou morrendo. Angustiado com a culpa de que Juliana tinha morrido protegendo-o, Roberto prometeu se vingar de Pierce. Roberto se juntou a Karma, Prof. Xavier, e outra jovem mutante, Lupina, para rastrear Pierce e conseguiram o derrotar.[1]

Sunspot 001

Mancha Solar

Poderes

Absorção de Radiação Solar: Absorve a energia solar e pode utilizá-la para aumentar sua força física. As células do organismo de humano normal convertem a energia dos alimentos em uma forma de energia utilizável pelo organismo. Esta energia é armazenada através da conversão de moléculas de adenosina difosfato (ADP) nas células em trifosfato de adenosina (ATP); a energia é liberada quando necessária, quebrando uma ligação química nas moléculas de ATP, convertendo-as de volta à ADP. Aparentemente o Mancha Solar pode armazenar energia solar em suas células através do mesmo método, ou ao menos semelhante, e liberá-la quando necessária para aumentar a sua força física. Seu corpo fica envolto em escuridão porque ele drena toda a luz ambiente de sua pele.[2]

Recanalização Solar: Habilidade de recanalizar a energia solar que seu corpo absorve, e usá-la para uma variedade de propósitos relacionados.

  • Voo: Habilidade de voar por impulsionar-se pelo ar, pela força de vontade, através da geração de correntes de ar ascendentes térmicas. Roberto também aprimorou essa habilidade para ser capaz de pairar no ar sem deixar um rastro de calor, e pode atingir velocidades de até 240Km/h, sem se esforçar.[3]
  • Força Aumentada: Quando as células do Macha Solar são alimentadas com energia solar, ele tem a capacidade sobre-humana de aumentar sua força física. Os limites originais de sua força eram de 2 toneladas.[2] No entanto, desde então a sua força aumentou para 50 toneladas.[4]
  • Resistência Limitada: O Macha Solar é um dos personagens poderosos mais interessantes do Universo Marvel, devido ao fato de que ele é um dos únicos que não tem um senso de invulnerabilidade. Durante muitos dos quadrinhos em que ele aparece, seus companheiros de equipe o lembram de que ele era super forte, mas não super resistente. Embora o Macha Solar não tenha sido visto ser capaz de defletir balas, sua resistência limitada fornece ao seu corpo a proteção necessária para que ele seja capaz de levantar o enorme peso que sua super-força lhe permite. Recentemente, o Macha Solar foi visto suportando o impacto de um caminhão de dezoito rodas em movimento a 160km e permanecer quase ileso.
  • Termocinese: Habilidade de projetar calor em ondas intensas quando ele absorve e recanaliza energia solar de qualquer parte de seu corpo para aumentar a temperatura. Roberto também pode absorver o calor para seu corpo para diminuir a temperatura do local. Ele também pode projetar e absorver o calor diretamente nas/das pessoas, causando desconforto intenso com a mudança de temperatura corporal.[5]
  • Rajadas de Energia/Concussivas Termocinéticas: Durante um tempo com a equipe X-Force, ele foi sequestrado por um supervilão chamado Gideão que realizou várias experiências com ele. Gideão expôs o corpo de Roberto a enormes quantidades de energia solar, a fim de testar os limites de sua absorção solar. Após estas experiências, o corpo de Roberto foi sobrecarregado com energia solar e mais tarde ele ganhou a habilidade de atirar rajadas de calor e força concussiva.[6]
  • Rajadas de Plasma Solar Escuro: Habilidade de projetar rajadas concussivas de energia de plasma negro de suas mãos, com cerca de 20 toneladas de força em suas versões mais poderosas.[7]
  • Imunidade a Fogo e Calor: Assim como a maioria dos pirocinéticos, Mancha Solar é imune a todas as formas de Calor e Fogo, pois elas simplesmente adicionam a suas habilidades e seu seu metabolismo mutante é capaz de simplesmente converter essas duas formas e aumentar suas habilidades. Isso inclui poderes de calor que são direcionadas para ele, assim como o calor que está presente por causa das condições climáticas. O Mancha Solar também tem sido visto com a capacidade de absorver a energia que o fogo gera e manteve-se ileso ao andar através dele.

Habilidades

Combat (Armado/Desarmado): Como parte dos X-Men, Mancha Solar foi treinado por pessoas como Wolverine e outros mutantes em combate. Desde que se juntou aos Vingadores, ele recebeu um treinamento complementar. Ele aprimorou ainda mais suas habilidade por lutar/treinar contra adversários fortes como o Capitão América, Pantera Negra e Demolidor. Mancha Solar se tornou um combatente muito habilidoso, por treinar com os X-Men e os Vingadores.[4]

Atleta: Roberto é um jogador de futebol muito hábil, e costumava jogar no time de futebol do ensino médio.[1]

Empresário: Desde que se tornou CEO da Da Costa International, Roberto desenvolveu habilidades para negócios e finanças.[9]

Multilíngue: Roberto fala Inglês, Espanhol English, Spanish, e é fluente em Português. Ele também é fluente no idioma futuro dos Askani.[10]

Multimilionário: Roberto é o filho do milionário Brasileiro Emmanuel Da Costa, e herdou a fortuna de seu pai quando ele morreu. Ele também se tornou CEO da companhia de seu pai, a Da Costa International.[11]

Fraquezas

Anteriormente

Mancha Solar rapidamente esgotava sua energia se ele não estivesse diretamente sob a luz solar. Isto já não se aplica a seu estado atual. Com a sua idade e experiência crescente, ele tornou-se capaz de absorver a luz solar, mesmo à noite caso haja lua, já que a luz da lua não é nada mais que a luz solar refratada.[12]

Transporte

Quinjet, anteriormente Pássaro Negro dos X-Men, Magia, Warlock, S.H.I.E.L.D I.P.A.C.[13]

Explore e Discuta

Notas de Rodapé

Também no FANDOM

Wiki aleatória