FANDOM

Quote1 Eu realmente não compreendi o que eu estava fazendo. Eu era arrogante... Não. É mais do que isso. Nós estávamos ambos na cabeça uns dos outros. Conhecemos a verdade. Sou arrogante, sim, mas é porque sei... por baixo... Que não sou o melhor. Eu sou falho. Então eu compenso demais. Mas você... Você está culpado porque, no fundo, você sabe que você é mais esperto do que outros. Melhor. Mas chegou a um preço doloroso. Então você se sabota. Isso não acontecerá hoje. Você disse isso mesmo. Quando as vidas estão em jogo, você não hesita. Hoje, você será capaz de fazer isso. Hoje você deve aceitar que você... é superior. O herói superior. É isso que todos precisamos. Isso, e nada menos. Quote2
-- Homem-Aranha (Otto Octavius) fonte 
Spider-Man - Doctor Octopus Year One Vol 1 1 Textless

Doutor Octopus: Ano Um

Vida Anterior

Nascido em Schenectady, Nova York, para uma família de classe baixa, apenas o filho Otto Octavius deveria ser criado por sua arrogância da mãe e seu abusivo pai. Durante a juventude, Otto freqüentemente recebia latidos em casa ou na escola. Seu pai rugia em Otto para usar a violência ao lidar com valentões, enquanto sua mãe, por sua vez, sempre colocava Otto fora usando a violência. Às vezes, o pai de Otto o vencera durante as raivas, ganhando o ódio de Otto.[14]

Educação

Ele foi aceito em M.I.T. (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Mais tarde, seu pai foi morto em um acidente de construção durante o primeiro ano de faculdade de Otto, sua mãe usou a morte precoce de seu marido para manipular Otto para estudar mais. O trabalho árduo de Otto valeu a pena quando ele se formou no topo de sua aula e tornou-se um pesquisador na pesquisa Atômica um recluso na escola.[14]

Otto Octavius (Earth-616) from Superior Spider-Man Vol 1 28

Pesquisa Atômica

Agora, um adulto, Otto Octavius conseguiu obter um emprego no Centro de Pesquisa Atômica dos E.U.A.. Para ajudar a manipular substâncias radioactivas a uma distância segura, Otto construiu um arnês de peito controlando quatro braços mecânicos, semelhantes a tentáculos - ganhando o apelido de Doutor Octopus. No trabalho, se apaixonou por uma colega pesquisadora, Mary Anders, mas quando Otto pronunciou suas intenções de se casar com ela, sua mãe estava contra ela, dizendo que ninguém era bom o suficiente para seu filho, fazendo com que ele rompesse seu noivado. Quando Otto descobriu sua mãe namorando nas costas, ele explodiu com raiva. Durante o argumento, Maria morreu de um ataque cardíaco, deixando Otto sem mãe e com sentimentos amargos.[15][16]

Doutor Octopus

Spider-Man Doctor Octopus Negative Exposure Vol 1 5 Textless

Doutor Octopus

Consumido com culpa, Otto não conseguiu se concentrar completamente durante o trabalho, e líquidos voláteis explodiram - bombardeando o cientista com radiação. As substâncias o deixaram capaz de controlar mentalmente os braços, mas o acidente também causou danos cerebrais irreversíveis - transformando o cientista respeitado em um criminoso sobrehumano megalomaníaco. [17][18]

Conhecendo o Homem-Aranha

Despertando em um hospital, Otto sabia que essa nova força encontrada - combinada com seu incrível intelecto - poderia torná-lo extremamente poderoso. Segurando a equipe médica como refém, Otto forçou-os a reunir equipamentos de laboratório para que ele continuasse seu trabalho. Mas o Homem-Aranha apareceu. O Doutor Octopus derrotou facilmente o Homem-Aranha. Doc Ock, então, assumiu o controle de uma instalação de pesquisa nuclear líder e novamente ajustou-se com o escalador de parede, que desta vez o derrotou com um soco na mandíbula.[17][19]

Carreira Criminosa

Depois de cumprimentar o tempo, Doc Ock tentou levantar fundos lançando gangster Blackie Gaxton de uma prisão da Filadélfia - assistida pelo advogado de Gaxton, Bennett Brant. O Homem-Aranha frustrou o esquema, mas não conseguiu salvar Bennett de ser baleado na frente de sua irmã, Betty Brant. Depois de fugir do Homem-Aranha durante uma briga em um barco de refúgio destinado a Gaxton, Octopus viajou por todo o país, cometendo alguns dos crimes mais espetaculares na tentativa de trazer Spider-man para enfrentá-lo. Quando isso falhou, Octopus voltou a Nova York, onde esperava encontrar o Homem-Aranha.[20]

Depois de seqüestrar Betty Brant, a quem Octopus sabia que o Homem-Aranha arriscava sua vida a salvar antes, ele lutou com Spider-Man na Ilha Coney, que sofria de um ataque de vírus grave e facilmente derrotou e desmascarou-o como Peter Parker. Falsamente percebendo que o fraco Peter Parker não podia ser o Homem-Aranha, Octopus deixado e foi em uma fúria, liberando zoológicos e finalmente confrontando o "real" Homem-Aranha, e foi derrotado quando ele estava preso em um edifício em chamas.[21]

Depois de ser preso novamente, uma equipe de especialistas encontrou uma maneira de remover seu arnês. Agora, acreditava que a prisão seria normal novamente e sem poder, eles colocaram seus tentáculos em outra parte da instalação. Foi neste momento que Octopus mostrou que ele tinha controle mental sobre seus braços, mesmo quando separado dele em curtas distâncias. Usando isso para sua vantagem, ele convocou seus tentáculos para retornar a ele e escapou da prisão.[22]

Sexteto Sinistro

Ele então deduziu isso para derrotar o Homem-Aranha, ele não podia fazê-lo sozinho. Ele decidiu reunir uma equipe de vilões para destruir o Homem-Aranha, e assim reuniu o primeiro Sexteto Sinistro para combater o Homem-Aranha. Ele planejou seqüestrar Betty Brant novamente e torná-la seu refém. No entanto, Betty estava visitando com May Parker na época, que também foi capturado e tomado como refém. O Dr. Octopus tratou tão gentilmente que ela permaneceu felizmente desconhecida de ter sido seqüestrada pelo encantador vilão.[22][23]

Doutor Octopus VS Homem-Aranha

Mestre Planejador

Após a derrota do Homem-Aranha do Sexteto Sinistro, Octopus reuniu outro grupo de subordinados vestidos e estabeleceu uma base submarina. Chamando-se o Mestre Planejador, embarcou em uma série de roubos de substâncias experimentais - buscando expandir ainda mais seu domínio das ciências atômicas. Seu objetivo: desenvolver um raio de radiação com o qual ele poderia governar o mundo. Mas seu plano estava destinado a se entrelazar com o Homem-Aranha: quando maio adoecer, Peter lhe forneceu uma transfusão de sangue - não perceber que a radioatividade em seu plasma a mataria.[4]

A única substância capaz de salvá-la foi o experimental ISO-36. Peter conseguiu obter dinheiro suficiente para financiar a operação, mas as forças do Master Planner seqüestraram a remessa para sua própria pesquisa mortal. Spider-Man rastreou o planejador mestre em seu esconderijo subaquático e confrontou seu inimigo, revelou ser Doc Ock. Depois que a base foi destruída, o doutor Octopus escapou mais uma vez. O Homem-Aranha recuperou o ISO-36 e salvou a vida da Tia May com a ajuda do Dr. Curt Connors (o Lagarto.[24]

O próximo esquema do Doutor Octopus envolveu o roubo do Nullifier, um projetor que poderia desativar qualquer dispositivo. Depois de duas tentativas falhadas, Otto finalmente conseguiu o terceiro. Virando o Nullifier contra o Homem-Aranha, ele causou que o rastreador de paredes perdesse a memória e lhe dissesse que eram aliados. Ele então recrutou a ajuda do Homem-Aranha para roubar os componentes restantes para o dispositivo.[25] Embora o Homem-Aranha não tenha recuperado sua memória, seu instintivo senso de aranha o persuadiu a não confiar no Doc Ock, e Otto foi derrotado mais uma vez.[26][27][28]

Primeiro Sangue

Agora preso, com seus braços confiscados, Otto novamente demonstrou que o alcance de seu controle psiônico sobre os tentáculos tinha aumentado a uma distância muito maior do que se acreditava anteriormente.[29] Os braços libertaram-no do cativeiro; depois de sequestrar um avião e explodi-lo, Doc Ock, que se acredita estar morto, decidiu atacar a cidade, chamando a atenção para si mesmo do Homem-Aranha.[30] Na batalha que se seguiu entre os dois. dois, Doc Ock acidentalmente derrubou uma chaminé, que matou George Stacy (o pai de Gwen Stacy, o primeiro amor verdadeiro do Homem-Aranha), que estava impedindo que uma criança fosse esmagada pela chaminé.[31]

Casamento

Livre novamente, o Doutor Ock aproveitou a ausência do Rei do Crime para reunir suas forças e lançar uma guerra total entre gangues contra os bandidso do Cabeça de Martelo.[32] Mas o envolvimento do Homem-Aranha rapidamente resultou no retorno do Doutor Ock à prisão.[33] Enquanto encarcerado, o Doutor Octopus aprendeu May Parker herdara uma pequena ilha canadense contendo um reator nuclear comercial. Em sua libertação, ele começou a namorar e se casar com May. Mas Hammerhead interrompeu o casamento, e a perseguição e a briga que se seguiram levaram à destruição do reator.[34]

Polvo sobreviveu à explosão e acabou vivendo como um abandonado no Bowery, sendo assombrado pelo fantasma do Cabeça de Martelo.[35][36][37] Ele procurou May Parker, que o levou de volta, embora ele a tivesse deixado encalhada no altar, levando-o a sequestrá-la quando foi atacado pelo Cabeça de Martelo.[38] Ele construiu um dispositivo para destruir o hospedeiro, que em vez disso trouxe Cabeça de Martelo de volta à vida,[39] que sequestrou tia May. Octopus e Homem-Aranha se uniram para resgatá-la.[40]

O Doutor mais tarde tentou roubar um submarino movido a energia nuclear. Ele também tentou envenenar Nova York com tinta de impressoras, e lutou contra o Justiceiro e Homem-Aranha.[41] O Doutor próximo lutou com Coruja e sua gangue.[42][43] Ele desativou com sucesso um reator nuclear antes de um colapso.[44] O Sr. Fantástico diagnosticou o Doutor Ock como sofrendo de transtorno de personalidade múltipla.[45]

Tabela de Poder [46]
Inteligência
Força*
 2
Velocidade*
 3
 2
Resistência*
 3
 2
Projeção de Energia
 1
Habilidades de Luta
* Maior força e velocidade ao usar braços mecânicos

Explore e Discuta

Notas de Rodapé

  1. Manual Oficial do Universo Marvel A-Z #3
  2. Homem-Aranha Superior #33
  3. Homem-Aranha Superior Grandes Encontros #7
  4. 4,0 4,1 O Espantoso Homem-Aranha #31
  5. O Espantoso Homem-Aranha #700
  6. 6,0 6,1 6,2 Avengers NOW! #1
  7. 7,0 7,1 Homem-Aranha Superior #23
  8. Homem-Aranha Superior #32
  9. 9,0 9,1 9,2 Manual Oficial do Universo Marvel Vol 4 #2
  10. Histórias Não Contadas do Homem-Aranha (novel), "Braços e o Homem"
  11. Histórias Não Contadas do Homem-Aranha (novel), ""Braços e o Homem"
  12. Manual Oficial do Universo Marvel Edição Mestre #2
  13. Era Heroica: Vilões #1
  14. 14,0 14,1 Homem-Aranha - Doutor Octopus: Ano Um #1
  15. Homem-Aranha Sem Limites #18
  16. Homem-Aranha - Doutor Octopus: Ano Dois #2-3
  17. 17,0 17,1 O Espantoso Homem-Aranha #3
  18. Homem-Aranha - Doutor Octopus: Ano Um #4
  20. O Espantoso Homem-Aranha #11
  21. O Espantoso Homem-Aranha #12
  22. 22,0 22,1 O Espantoso Homem-Aranha Anual #1
  23. O Espantoso Homem-Aranha #18
  24. O Espantoso Homem-Aranha #32
  25. O Espantoso Homem-Aranha #53
  26. O Espantoso Homem-Aranha #54
  27. O Espantoso Homem-Aranha #55
  28. O Espantoso Homem-Aranha #56
  29. O Espantoso Homem-Aranha #88
  30. O Espantoso Homem-Aranha #89
  31. O Espantoso Homem-Aranha #90
  32. O Espantoso Homem-Aranha #114
  33. O Espantoso Homem-Aranha #115
  34. O Espantoso Homem-Aranha #131
  35. O Espantoso Homem-Aranha #152
  36. O Espantoso Homem-Aranha #154
  37. O Espantoso Homem-Aranha #156
  38. O Espantoso Homem-Aranha #157
  39. O Espantoso Homem-Aranha #158
  40. O Espantoso Homem-Aranha # 59
  41. O Espantoso Homem-Aranha Anual #15
  42. Peter Parker, O Espetacular Homem-Aranha #73
  43. Peter Parker, O Espetacular Homem-Aranha #74-76
  45. Quarteto Fantástico #267
  46. Avengers NOW! #1