FANDOM



História

O terceiro dos Vishantis, Agamotto, criou três olhos, um de Poder, um da Verdade e um da Presciência. Esse artefato é na verdade o terceiro dos "olhos" de Agamotto, mas normalmente é o mais associado ao termo.

Ele foi colocado aos cuidados da Eternidade até que um mago digno pudesse alcançá-lo. Doutor Estranho conseguiu e recebeu o Olho para enfrentar Dormammu.

É o nome normalmente dado ao amuleto do Doutor Estranho, embora o olho na verdade resida dentro do amuleto e seja liberado de vez em quando. O próprio olho recebe seu nome de Agamotto, um poderoso ser místico que o usou durante seu tempo como Mago Supremo da dimensão da Terra.

O Olho tradicionalmente pertence ao principal oponente da dimensão da Terra de Dormammu, um sinistro ser místico. Após ele derrotar Dormammu pela primeira vez, o Olho de Agamotto ficou sob posse do Doutor Estranho. O Ancião recebeu para repelir Dormammu e outras ameaças místicas ao Universo Marvel Universo, e aparentemente Margali Szardos, a qual sabia sobre o Olho e disse a Strange que ele não era o primeiro guardião do amuleto antigo e nem seria o último, magicamente convocou o Olho com um gesto de sua mão, e Strange ficou chocado, já que ele não podia sequer impedir que o Olho fosse até Margali, e ele ficou imaginando quem seria essa mulher. Margali diz um canto relativo ao Olho, e um brilho dourado aparece sobre Kurt, o Olho da Verdade.[1]

O Olho de Agamotto ativou o detector de metais no aeroporto, indicando que o Olho é feito de alguma substância metálica, mesmo que de natureza mística, que é detectável pela tecnologia mortal.[2]

As origens do Olho são atualmente desconhecidas, mas há teorias de como ele veio a existir. Alguns acreditam que foi descoberto por Agamotto entre os céus e as estrelas, onde ele tinha derivado por eras. Outros afirmam que ele foi criado pelo próprio Agamotto, o que faz sentido quando os poderes do Olho são comparados aos do próprio Agamotto.

É dito que o Olho de Agamotto usa a própria habilidade mística de Agamotto para percorrer distâncias e dissipar disfarces e ilusões. Agamotto provavelmente também está ciente de cada vez que o Olho é usado e pode até gravar esses Eventos para visualização posterior.

Reinado Sombrio

Embora Strange inicialmente reteve o Olho e a Capa, o Manto (ao comando de Dormammu) tentou eliminar Strange e tomar o Olho de Agamotto. Strange, o qual havia desistido do título de Mago Supremo após seu uso imprudente do poder de Zom, se recusou a entregar o Olho, dizendo ao Capuz que ele não podia usá-lo por causa de sua alma impura e demoníaca.

Depois de fugir para o Novos Vingadores, Strange descreveu o Olho como "um dos mais poderosos condutores místicas nesse plano físico". A equipe se juntou a ele em sua busca de novos candidatos em potencial. Dormammu procurou o Olho para seus próprios propósitos sombrios, que para destruí-lo por desprezo ao seu antigo inimigo ou para conceder-lhe ao Capuz para ele obter mais poder. Sobre Nova Orleans, o Olho desapareceu da posse de Strange e se apresentou ao novo Mago Supremo, Jericho Drumm (Irmão Vodu). Como seu primeiro ato, Vodu derrotou Dormammu, quebrou sua conexão com o Capuz, e salvou os Novos Vingadores, Daimon Hellstrom e o Doutor Estranho.

Era Heroica

Agamotto inexplicavelmente atacou o mundo, tentando vários planos para trazer o Olho até a Dimensão da Luz, aparentemente incapaz de tomá-lo a força. O Irmão Vodu desafiou Agamotto pelo olho, enviando um Wolverine misticamente fortalecido como seu campeão. Quando Daniel Deyll, o qual foi mantido preso na Dimensão da Luz, testemunhou Wolverine perdendo a batalha, ele interveio: Jericho tomou o Olho e enfrentou Agamotto pessoalmente, repelindo a entidade ao custo de sua própria vida.

O Olho foi mais tarde devolvido ao Doutor Estranho quando ele se mostrou mais uma vez digno do manto de Mago Supremo.[3]

Capacidades

O Olho é usado para encontrar e mostrar a 'verdade.'

  • Ele pode emitir uma luz que revela tudo.
  • Ele pode reproduzir eventos recentes.
  • Ele possui outras habilidades que são similares a telepatia, mas são de natureza mágica ao invés de psíquica, a maioria das quais são habilidade de dar ao seu usuário certas percepções místicas quanto a alma de outra pessoa.
  • Ele acompanha a forma astral do usuário e é um dos poucos itens usáveis em quaisquer estados (embora de forma menos poderosa).

Um 'terceiro olho' geralmente aparece na testa do usuário quando ele é usado.

O olho é apenas usado para magia de ordem ou "branca". Ele não responde aos comandos de um usuário maligno, e só pode ser utilizado por um mago de coração puro e alma limpa. No entanto, tem havido certas exceções pouco claras, como quando o Barão Mordo, quando disfarçado como Strange em um antigo traje mascarado que ele usava, foi capaz de usar o Olho de Agamotto e a Capa de Levitação. Strange também tento desesperadamente cobrir o Olho durante o breve conflito com ele, parecendo acreditar que seu impostor poderia de alguma forma forçar sua vontade sobre o amuleto. Mordo usou o Olho para detectar as "vibrações etéreas" do Ancião na câmara, estando até mesmo disposto a o implantar sobre sua testa. A malévola divindade Asgardiana Loki também usou o Olho de Agamotto e a Capa de Levitação quando Thor estabeleceu seu domínio sobre a Terra. Em O Que Aconteceria Se? Era do Apocalipse, Nate Summers utiliza o Olho de Agamotto roubado para criar um portal através do tempo para impedir Legião, mas aparentemente nem mesmo através da magia do Olho é possível dobrar as leis de linhas do tempo divergentes, como é mostrado quando, como um câncer, outras realidades no Multiverso também se tornam uma Era do Apocalipse. A Adaga de Prata também foi capaz de roubar o Olho de Agamotto após matar Strange.

O Olho pode irradiar uma poderosa luz mística que permite a Strange ver através de todos os disfarces e ilusões, até mesmo os dos Skrulls (antes dos experimentos de engenharia genética que os protege até mesmo das magias de um Mago Supremo), ver eventos passados, e rastrear seres etéreos e corpóreos por suas emissões psíquicas ou mágicas. A luz emitida pelo Olho também enfraquece vários seres místicos malignos, tais como demônios, mortos-vivos, entidades extra-dimensionais sombrias e até mesmo humanos praticantes das Artes das Trevas que foram suficientemente corrompidos, além de ter sido usada no passado por Strange apenas como um meio iluminação. Strange pode usá-lo para sondar as mentes dos outros, projetar uma poderosa barreira mística e criar portais para outras dimensões. Ele também é ligada dimensionalmente ao Orbe de Agamotto, Clea tendo usando esse orbe para enviar Daimon Hellstrom e o Poderoso através dele para o Olho de Strange. O Olho também já foi usado para colocar seres em animação suspensa, e Strange usou sua luz para levitar objetos pesados ​​como o Hulk, o Professor Xavier junto com sua cadeira de rodas ou o Coisa, sem nenhum esforço, enquanto controlava simultaneamente o Manto da Levitação para voar, carregando um total de pelo menos 700 quilos, durante os primeiros anos dos Defensores.

O Olho de Agamotto pode ser usado para transportar um grupo de dezenas de seres de todos os tipos e níveis de poder para outro ponto dentro de um universo, como Strange fez para combater a ameaça de Thanos. O Olho foi usado pelo Ancião para banir os demônios adorados pelo culto do Mata-Demônios, e pareceu ser capaz de ser roubado por eles sem o consentimento do Mago Supremo, para ser usado para abrir um portal dimensional para a dimensão da Terra a partir da dimensão demoníaca; Vera Gemini foi capaz de usar o poder do Olho para alcançar a Xenogênese em um dia enquanto os demônios suseranos alcançaram depois de muitas eras. O Olho também foi usado para perfurar o véu da Dimensão Negra, abrindo um portal. O Olho de Agamotto exibiu automaticamente para Strange e os Novos Vingadores através de seus poderes arcanos pelo menos trinta e cinco imagens "daqueles que substituiriam" Strange, antes de o próprio Olho desaparecer e ir até o novo Mago Supremo. Strange também usou o Olho para, ao menos uma vez, projetar uma rajada de pura força mística, mesmo quando T'Challa o tinha impedido de proferir invocações ou realizar gestos, provando que o Olho pode ser ativado apenas pela vontade do portador. Strange também juntou porções das essências vitais combinadas de si mesmo, Valquíria, Hulk e Namor para criar um feitiço complexo através do Olho, o qual canalizou as energias vitais em uma luz curativa que banhou o Falcão Noturno, curando-o.

O Olho, ao comando de Strange, mostrou-se grudar na testa de outros seres não-místicos e afetá-los também, conjurando uma ilusão psíquica fazendo o Hulk e Namor ver o outro como ele não era. O Olho de Agamotto também foi utilizado em pelo menos uma ocasião para "reverter o fluxo de tempo", fazendo com que uma estátua quebrada se remontasse perfeitamente, embora o tempo só foi afetado em torno da estátua. Strange usou o Olho de Agamotto para mostrar a Nebulon uma visão sobre a humanidade, exibindo mentalmente a história do homem, paixões e conquistas, acabando por dissuadi-lo de enfrentar a Terra.


Notas

  • Curiosamente, o Doutor Estranho, mesmo em sua forma astral, era capaz de rapidamente conjurar outro Olho de Agamotto e Capa de Levitação, junto com seu próprio traje para Howard, o Pato, (sem um encantamento falado), os quais o pato era capaz de comandar, apesar da sua falta do título de Mago Supremo.


Curiosidades

  • Curiosamente, O Olho de Agamotto é mostrado se abrindo parcialmente ou totalmente, mesmo quando não utilizado, principalmente durante eventos ou batalhas significativas.


Veja Também


Links e Referências

Notas de Rodapé


Referências

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória