FANDOM






Quote1 Às vezes, os fins justificam os meios, não importando o custo para a sua alma. Quote2
-- Cable src 

Origem

O destino de Nathan Christopher Charles Summers estava planejado antes mesmo de seus pais se quer terem conhecido. O geneticista Sr. Sinistro descobriu que uma união entre os X-Men Scott Summers (Ciclope) e Jean Grey (Garota Marvel) iria produzir um poderoso mutante geneticamente superior. Sinistro esperava poder controlar tal mutante e o usar para derrotar seu adversário imortal Apocalipse.

Em torno desta época, a forma e consciência de Jean foi substituído pela imprudente entidade cósmica Força Fênix, enquanto ela curada de envenenamento por radiação em um casulo no fundo da Baía da Jamaica. Sinistro criou um clone de Jean e o chamou de Madelyne Pryor. O plano de Sinistro era produzir a criança que ele precisava da união de Madelyne e Scott. Sinistro considerou seu clone uma falha, até que uma faísca da Força Fênix concedeu a Madelyne uma força de vida e algumas das memórias de Jean. Sinistro então criou um passado falso para ela e arranjou para que ela se encontrasse com Scott como um piloto para os avós de Scott.[7] Scott se sentiu imediatamente atraído por Madelyne, já que ela se parecia muito com seu verdadeiro amor, Jean. Eles rapidamente se casaram.[8] Madelyne mais tarde ficou grávida e teve um filho[9], a quem ela chamou de Nathan Christopher Charles Summers- "Nathan" de uma sugestão implantado pelo Senhor Sinistro em Madelyne, "Christopher" a partir do pai de Scott, e "Charles" a partir da figura paterna de Scott.

Infância

A meia irmã adolescente de uma realidade alternativa do bebê Nathan, Rachel Summers, criou um elo psíquico com ele, prometendo o proteger e sempre estar lá por ele. Após perder a liderança dos X-Men, Scott se aposentou da equipe e, juntos, ele e Madelyne cuidaram da criança em Anchorage, Alaska.

Ao longo do tempo o casamento de Scott e Madelyne começou a ter problemas. Madelyne se ressentia do fato de que Scott raramente estava em casa e que ele continuava a sentir falta de Jean. Tudo piorou quando Jean foi descoberta estar viva. Scott deixou o pequeno Nathan e Madelyne para se reunir com Jean e os outros membros fundadores dos X-Men em Nova York para formar um novo time chamado X-Factor. Ouvindo sobre o retorno de Jean, o Sr. Sinistro enviou seus Carrascos para capturar Nathan e matar Madelyne, antes que ela pudesse ser exposta como um clone. Madelyne sobreviveu e foi até os X-Men para receber ajuda, enquanto Sinistro levou Nathan para seu laboratório secreto escondido sob o Lar Estadual para Crianças Abandonadas, o orfanato em Nebraska onde o pai de Nathan havia morado quando criança. Lá, Sinistro realizou experiências com Nathan. Sinistro foi minucioso e apagou todos os registros de Nathan e Madelyne da existência. Scott retornou mais tarde ao Alasca para se reconciliar com sua família, mas não havia nenhum vestígio deles, exceto por um brinquedo do bebê que ele encontrou deixado para trás em sua antiga casa. Scott acreditava que Madelyne havia se afastado com o bebê.

Enquanto ficava com os X-Men, Madelyne descobriu a razão por que Scott havia a abandonado e, lentamente, começou a perder o controle para o lado sombrio de sua personalidade. Madelyne concordou em ajudar os demônios S'ym e N'Astirh a criar uma ligação entre a dimensão infestada de demônios, o Limbo, e a Terra, em troca do bebê Nathan. Madelyne tornou-se ciente de seus poderes e começou a chamar-se de a Rainha dos Duendes.

Madelyn Pryor 008

A Mãe do bebê Nathan tentando o sacrificar.

A mutante precognitiva Sina direcionou Scott e Jean para o laboratório de Sinistro, onde encontraram Nathan e muitas outras crianças em pods de incubação. Ao tentar salvar Nathan, Scott e Jean lutaram com a Babá e o Fabricante de Órfãos, os quais estavam tentando sequestrar as crianças mutantes para protegê-las. De alguma forma, a ligação telepática entre Nathan e Jean foi aberta. Demônios escaparam com Nathan e ele e outras nove crianças sequestradas foram teletransportados para a Times Square. N'Astirh, usando os bebês como os pontos de um pentagrama invertido, tentou manter um portal aberto, mas o portal foi fechado pelos esforços combinados dos Exterminadores e os Novos Mutantes. Quando seu pai chegou para resgatá-lo, Nathan foi levado de volta para sua mãe no orfanato. O Senhor Sinistro havia então revelado as verdadeiras origens de Madelyne para ela. Culpando Scott e Jean pelas misérias em sua vida, ela pretendia usar Nathan e os outros nove bebês mutantes no topo do Empire State Building como um sacrifício, em uma tentativa de reabrir um outro portal. Após a derrota de N'Astirh, a Rainha dos Duendes trancou a si mesma, Nathan, e Jean dentro de uma barreira psíquica. Madelyne se matou e prendeu Jean em um vínculo mental, esperando que isso a levasse junto com ela. Jean re-integrou as partes de sua força vital que havia ido da Força Fênix para Madelyne. Ao fazer isso, Jean também recebeu as memórias de Madelyne, incluindo aqueles de ter cudiado do jovem Nathan.

Nathan foi levado para a Nave Celestial consciente do X-Fator, onde ele foi mantido por Scott e Jean. Scott decidiu levar Nathan com ele em suas missões. Os poderes mutantes de Nathan começaram a se manifestar, podendo formar uma bolha telecinética protetora em torno de si mesmo.[10] Enquanto isso, o misterioso Cable assumiu o comando dos Novos Mutantes. Sem que Scott e Jean soubessem, Cable era na verdade o Nathan adulto que voltou do futuro distante, paradoxalmente viver neste tempo como uma criança e um adulto.

Arquivo:Cyclops send son.jpg

Os Cavaleiros da Tempestade sequestraram Nathan e o levaram para a base do Apocalipse na Área Azul da Lua. Antes de Nathan poder ser resgatado pela X-Factor, Apocalipse o infectou com um Vírus Tecnorgânico, o qual estava espalhando rapidamente metal líquido e aço orgânico através de seu corpo e, se não fosse interrompido, o mataria. A Nave Celestial criou um campo eletromagnético de proteção e se fundiu com as peças elétricas de Nathan para mantê-lo vivo. Uma visitante de 2.000 anos no futuro, a Irmã Askani do Clã Askani, apareceu para Ciclope. Ela havia sacrificado seu corpo físico para se tornar energia e alegou que Nathan iria se tornar um salvador em seu tempo. A Irmã Askani prometeu que o clã iria curá-lo do vírus no futuro, no entanto, ela seria incapaz de fazer outra viagem no tempo, prendendo Nathan no futuro. Ciclope escolheu salvar a vida de seu filho e o entregou, acreditando que ele nunca iria vê-lo novamente.

Nathan Dayspring

Ao chegar nesta Terra futura governada por Apocalipse[11] e seu exército Cananeu, Nathan foi entregado para a Mãe Askani, uma versão deslocada no tempo de sua irmã, Rachel Summers. O Clã Askani idolatrou Nathan como o profetizado "Dayspring" e "Askani'son".

A Mãe Askani colocou Nathan em um berço de incubação para preservar a sua vida, mas o vírus havia progredido muito longe. A única coisa que mantinha a criança viva era a fusão com a Nave. Temendo que Nathan não iria sobreviver, a Mãe Askani o clonou. Apesar de suas avaliações originais, os Askani descobriram que a criança original iria sobreviver apesar de tudo. Mas então os Cananeus atacaram a base deles. Nathan foi removido com segurança antes de eles quase matarem a Mãe Askani e começarem o massacre do Clã Askani. O próprio Apocalipse raptou a criança clonada, a quem ele acreditava ser o Nathan Summers original, que ele havia infectado séculos atrás. Apocalipse cuidou da criança e o chamou de Conflyto, planejando usá-lo como um receptáculo da próxima vez que Apocalipse necessitasse de um novo corpo hospedeiro.

Gravemente ferida, a Mãe Askani trouxe Scott e Jean para o futuro para proteger Nathan. Como seus próprios corpos não podiam sobreviver a viagem no tempo, Jean e Scott habitaram novos corpos clonados a partir de seus descendentes. Muito tempo havia passado desde que eles tinham visto Nathan pela última vez como uma criança. Neste momento em suas vidas eles estavam casados e havia descoberto que Cable era o Nathan do futuro e começaram a consertar seu relacionamento com ele.

Adventures of Cyclops and Phoenix Vol 1 4

Nathan Dayspring

O Prelado de Apocalipse Ch'vayre capturou o verdadeiro Nathan. Scott, Jean e a Mãe Askani conseguiram resgatar Nathan, mas Ch'Vayre feriu gravemente a Mãe Askani, deixando-a em coma. Sob os disfarces de Redd e Slym Dayspring, Jean e Scott cuidaram de Nathan juntos, enquanto Rachel estava em coma, mantida viva por máquinas. Eles nunca contaram a "Nathan Dayspring" sobre suas verdadeiras origens ou a dele, e nunca se hospedaram no mesmo lugar por muito tempo. Eles começaram o treinamento de Nathan na esperança de que ele se tornaria o Cable e eventualmente cumprisse o seu destino, derrotando Apocalipse. O Vírus Tecnorgânico já havia se espalhado para o lado esquerdo do corpo de Nathan, dando-lhe uma aparência cibernética. Redd ensinou Nathan a usar suas habilidades telecinéticos para conter os efeitos do vírus, e para mascarar sua presença telepaticamente.

Aos oito anos de idade, Nathan conheceu Conflyto durante uma incursão do Clã da Rebelião na cidadela de Apocalipse em Crestcoast. Surpreso com sua semelhança, Conflyto foi derrotado por Nathan. Sua irmã Rachel telepaticamente falou com Nathan de seu coma e o ajudou a destruir um vírus criado por Apocalipse.

Após anos inativo, o Vírus Tecnorgânico de Nathan de repente começou a se intensificar e ele entrou em coma, com sua condição sendo considerada terminal. Slym vigiou Nathan dia e noite. A Mãe Askani, aparecendo como a jovem Rachel Summers, apresentou-se telepaticamente a Nathan. Rachel explicou-lhe que ele era potencialmente o mais poderoso mutante que já existiu e que, se ele sacrificasse o uso máximo de sua telecinese diariamente, ele poderia conter o vírus.

O dia chegou quando Apocalipse estava pronto para fazer de Conflyto seu novo hospedeiro, e Redd, Slym, e Nathan estavam lá para detê-lo. Apocalipse viu através de seus corpos físicos e os reconheceu como seus antigos adversários Cable, Jean Grey e Ciclope. Depois de Nathan, Redd, e Slym atacarem Apocalipse, o Ch'vayre, estando desiludido, traiu seu mestre, distraindo-o, e Slym ordenou que Nathan interrompesse quaisquer ligações telepáticas entre Apocalipse e Conflyto, aparentemente matando Apocalipse. Naquele momento, a Mãe Askani começou a morrer e Redd desapareceu. Slym percebeu que ele também seria enviado de volta para seu tempo e seria forçado a abandonar o seu filho pela segunda vez em sua vida. Querendo dizer tantas coisas, ele só pode prometer a Nathan que ele nunca estaria sozinho. Ch'vayre levou Conflyto aos seus cuidados e alertou Nathan que os seguidores de Apocalipse iriam procurar por ele. Nathan partiu sozinho para restaurar o sonho que Apocalipse tentou destruir.

Muitos anos se passaram. Conflyto eventualmente se tornou o líder militar da nova ditadura que surgiu no lugar de Apocalipse, os Novos Cananeus. A Madame Santidade transformou os restantes dos Askani na Irmandade Askani. Nathan viajou por conta própria e de má vontade participou do renascimento secretos dos Askani, onde conheceu Tetherblood. Nathan e Tetherblood forjaram uma relação muito próxima ao longo dos anos seguintes.

Após Nathan falar em uma reunião, ele foi preso pela Umbridge. Sua infecção do Vírus Tecnorgânico piorou. Blaquesmith, um membro do Clã Askani, invadiu sua cela e extraiu uma esfera brilhante da carne metálico do peito de Nathan. A esfera era a I.A. da Nave que, esquecendo o seu passado, podia controlar dispositivos eletrônicos e começou a chamar-se de "Professor". Nathan manteve o Professor como um aliado. Depois de Umbridge percebeu que foi Nathan que havia derrotado Apocalipse, ela enviou guardas. Blaquesmith aparentemente se sacrificou para que Nathan e Tetherblood pudessem escapar, telepaticamente dizendo a Nathan para encontrar os membros restantes do Clã Askani.

Após chegar em Ebonshire, Nathan lutou contra o Daegon e foi salvo da morte por Aliya, por quem ele imediatamente se apaixonou. Depois de lutar contra o insectóide Loci, Aliya levou Nathan de volta para a Madame Santidade e ele pediu para aprender os caminhos dos Askani. Mesmo que Nathan fosse um homem, Santidade ordenou que Aliya o instruísse porque ele era o Askani'son. Depois que os Novo Cananeus atacaram, Nathan salvou Aliya e ele começou a perder o controle de suas partes Tecnorgânicos na frente dela. Durante a batalha, Madame Santidade foi aparentemente morta, mas na realidade tinha se juntado com Conflyto. Nathan, Aliya, e Tetherblood prometeram construir uma rebelião contra a tirania da Nova Cananeia.

Guerra do Clã dos Escolhidos e os Cananeus

Conflyto começou a vestir sua armadura e raramente tirava sua máscara. Nathan, enquanto isso, tornou-se o líder militar mais importante da oposição aos Novos cananeus, o Clã dos Escolhidos e continuou os caminhos dos Askani. As crenças Askani ensinaram a Nathan tais princípios como "as coisas são, como são", que o destino deve ser abraçado, e "agradeço pelo hoje, e peça pelo amanhã", uma crença de que o passado traz esperança, e pregava que a "Linha do Tempo Sagrada" deve ser preservada e nutrido através de cuidadosas viagens no tempo. Parte da disciplina intensa e treinamento dos Askani era meditação realizada enquanto levitava de cabeça para baixo. Os Askani também acreditavam em Wysps, pequenas criaturas aladas que carregavam as orações. Os Askani tinha uma linguagem cerimonial, artes marciais únicas, e a Psimitar, uma arma que concentrava a energia psíquica. Os crentes endeusavam os antigos X-Men: "o Xavier" tornou-se uma figura paterna, a Dama Brilhante uma mãe deusa, e o profetizado "Dayspring" ou "Askani'son" seu messias. Os Askani tomaram como seus símbolos a Phoenix e um olho cheio de cicatrizes, o qual lembrava as cicatrizes ao redor do olho direito de Askani'son. Treinando nos caminhos Askani com os anciões Askani sobreviventes, eles repetidamente lutavam contra os Novos Cananeus e os Rebentos de Apocalipse, liderados por Conflyto.

Durante a guerra entre essas forças opostas, Nathan e Conflyto entraram em confronto repetidamente, tornando-se inimigos, mesmo que Nathan não soubesse que Conflyto era a mesma criança que ele havia visto quando ele tinha oito anos. Nathan também entrou em confronto com os Neo-Cananeus, um grupo que também desejava reivindicar o poder de Apocalipse. Próximo do décimo sexto aniversário de Nathan, uma das forças dos Cananeus estavam infectando membros do Clã dos Escolhidos com explosivos Nanitas, os transformando em homens-bomba. Nathan e um pelotão atacou a Instalação Siberiana, de onde os nanitas eram controlados, e descobriram que um do seu clã estava infectado. Nathan tentou destruir a capacidade deles de acionar as bombas, destruindo a instalação, mas o membro do clã ainda estava ativo. Temendo por sua vida, o membro do clã correu para seus companheiros de equipe, mas Nathan, tentando salvar as vidas restantes do esquadrão, foi forçado a detonar a bomba. Quando o espião de Conflyto, Korless, se infiltrou no Clã e Conflyto psiquicamente atacou Nathan, Conflyto capturou Tetherblood e o Professor do acampamento de Nathan e torturou Tetherblood para descobrir sua importância. Afastando o Professor de Nathan fez com que ele ficasse muito doente e Blaquesmith enviou Aliya ao passado para encontrar Cable, o adulto Nathan. Aliya foi bem-sucedida, embora ela e Nathan não tinham conhecimento da verdadeira origem de Cable. Cable voltou com um frasco e ativou a I.A. da Nave, a qual mais uma vez se fundiu com Nathan. O Professor vivia dentro da carne Tecnorgânica de Nathan, atuando como um conselheiro para ele e ajudando a controlara infecção Tecnorgânica. Nathan se apaixonou por Aliya e os dois se casaram. Aliya tomou o nome de 'Jenskot' como uma homenagem a Jean e Scott, os pais da Askani'son. Em algum momento, um soldado no exército dos Novos Cananeus foi ferido e Nathan encontrou seu corpo. Nathan decidiu contatar a equipa de Evacuação dos Novos Cananeus, para que ele não fosse deixado para morrer e então partiu, sem saber que ele iria criar um futuro inimigo.

Mais tarde, Jenskot foi capturada, durante uma incursão dos Novos Cananeus e, embora ela não falou sobre seu tempo como prisioneira, foi sugerido que ela foi torturada e estuprada por Conflyto. Eventualmente, Nate foi capaz de salvá-la. Jenskot mais tarde deu à luz a seu filho, Tyler Dayspring, e Nathan nunca questionou seu parentesco. Durante um ataque mais tarde pelas forças de Conflyto, uma bomba foi ativada e Aliya foi mortalmente ferida. Aliya morreu nos braços de Nathan e pediu-lhe para cuidar de seu filho, sem saber que Tyler havia sido raptado. Conflyto ordenou que o cientista do Parridan Haight, Frisco, fizesse lavagem cerebral em Tyler para rejeitar as crenças de Nathan e tornar-se o seu peão. Após a morte de Aliya, Nathan tornou-se mais imprudente e um perigo para si mesmo e Tetherblood começou a o vigiar, mesmo quando pedido que ele não fizesse isso.

Viajante

Após perder a guerra para os Neo-Cananeus e ficando cansado dos combates, Nathan decidiu desafiar o seu treinamento com os Askani e destruir Apocalipse antes que ele chegasse ao poder. Usando a tecnologia de viagem no tempo, Nathan viajou para o antigo Egito, pouco depois de En Sabah Nur (Terra-616) En Sabah Nur encontrar a Nave Celestial, e lutou contra En Sabah Nur e seus Cavaleiros das Trevas originais, com uma espada e escudo, chamando a si mesmo de o Viajante. Enquanto se escondia de Nur e matava seus assassinos, o Viajante foi avisado de um antigo mal pelo Conselho de Nirinthia. Depois de chegar oitenta pés subterrâneo no Castelo Karanada, na cidade de Relic Karanada, o Viajante e a feiticeira D'narda encontraram o Skornn, um ser recém-chocado que se alimentava de seres humanos e, especialmente mutantes. O Viajante lutou ferozmente contra Skornn, mas foi incapaz de matá-lo, até que D'narda o informou que um punhal, os Cinco Dedos da Aniquilação, era a única coisa que poderia matá-lo, mas para fazer a lâmina tomar vida, outra deve ser dada em troca. Não está claro, mas assume-se que D'narda se sacrificou para o Viajante matar Skornn.

Durante uma batalha com Nur, o braço esquerdo cibernético do Viajante foi cortado e, durante a confusão, o Viajante puxou uma arma e atirou na cabeça dele. Depois de recolocar o braço Tecnorgânico, o Viajante foi aceito como o novo líder dos Cavaleiros das Trevas, mas não aceitou. O Viajante se virou para Ozymandias, o servo de Nur, e o instruiu a lembrar que sempre haverá alguém mais esperto e mais forte ao redor e que estar apto para sobreviver significa ter a responsabilidade de ajudar aqueles que não estão. Sem que o Viajante soubesse, seu sangue infectado com o Vírus Tecnorgânico se misturou com o de Nur, enquanto limpava o sangue de Nur em Ozymandias.

Anos depois de sua batalha com Nur, embora apenas alguns dias para Nathan, o Viajante encontrou-se em algum lugar perto das Montanhas de Shan Ho-Lo na Mongólia, China, para emboscar uma caravana de tecnologia avançada. O Viajante seguiu a caravana até Ozymandias e questionou como eles obtiveram a tecnologia futurista, ao que Ozymandias respondeu que era na verdade tecnologia antiga. Ozymandias explicou que ele havia levado o corpo morto de Nur para uma nave alienígena, esperando que sua tecnologia pudesse o curar, e o Viajante explicou que era na verdade um transporte Celestial para uma raça alienígena altamente avançada, um dispositivo exploratório consciente, percebendo que ele estava de frente para a mesma nave que se tornaria um dia parte dele. O Viajante entrou na nave, onde descobriu que seu sangue infectado com o Vírus Tecnorgânico misturado com o de Nur havia o ressuscitado e, por estar infectado com o vírus, Nur conseguiu compreender a Nave. Irritado com a revelação, o Viajante disse a Nur que se ele foi o responsável por sua imortalidade, ele iria fazer Nur passar a eternidade longe dali e enviou a nave e seu passageiro para longe no espaço. Do lado de fora, o Viajante disse a Ozymandias que ele tinha viajado no tempo para descobrir tudo sobre Nur, na esperança de encontrar um ponto fraco, mas suas viagens, na verdade, foram exatamente o que levaram Nur ao poder. Quando Ozymandias perguntou se En Sabah Nur voltaria, o Viajante respondeu: "Não, Apocalipse que irá retornar".

Arquivo:76559-28967-cable.jpg

Cable

Nathan retornou ao futuro e, depois de décadas de guerra, o Clã dos Escolhidos assinou um tratado de paz duradouro com os Novos Cananeus, mas Nathan, perturbado por rumores de que Apocalipse havia sobrevivido, convenceu Conselho Askani do clã que eles precisavam lutar de novo, após o Conselho fazer ele provar a si mesmo contra os Guardas Protetorados do Conselho em uma arena. No entanto, as batalhas que se seguiram custaram caro ao Clã e a próxima guerra destruiu quase toda a vida na Terra. Entre os mortos estava o aliado de Dayspring, Adam Spectre. Quando o Clã dos Escolhidos atacaram Conflytom, Tyler capturou o membro do Clã Dawnsilk, forjando um vínculo neural entre eles para conseguir os segredos do Clã dos Escolhidos. Nathan decidiu cortar a ligação, atirando em seu filho, a fim de salvar Dawnsilk. Isto nocauteou Tyler e prejudicou ainda mais sua mente e a de Dawnsilk também. Durante uma outra batalha, Nathan e Tetherbood lideraram um esquadrão para obter o Escudo do Capitão América, o qual Nathan usou para inspirar liberdade e justiça em seus seguidores. Após os Neo-Cananeus derrotarem os Novos Cananeus, Nathan descobriu que Conflyto usou o Tinex e, com a A.D.A.M. Unidade Zero, fugiu, viajando de volta no tempo para o final do século 20. Como parte de sua missão como o Askani'son, Nathan voltou para o século 20 para frustrar os planos do Conflyto e preservar a ascensão de Apocalipse ao poder. Para garantir que ele não hesitasse em sua missão ou perturbasse a linha do tempo, e encarregado com a desagradável tarefa de eliminá-lo caso ele se tornasse instável, Blaquesmith foi enviado para o passado também, sem que Nathan soubesse.

Nathan chegou na Ilha Muir e conheceu a Dra. Moira MacTaggart, ainda que mais tarde parecia que ela não se lembrava desse evento. Depois de aprender o idioma Inglês e os eventos atuais com uma conexão mental com a Dra. MacTaggart, Nathan, agora chamando a si mesmo de Cable, viajou entre o passado e o futuro várias vezes, em certo ponto trazendo consigo a sua estação espacial orbital, Graymalkin (nomeada com base no endereço da Escola Xavier para Jovens Superdotados), e montou diversos esconderijos tecnologicamente avançados por todo o mundo. O Professor havia assumido o controle de Graymalkin e dos esconderijos, assumindo funções semelhantes às que tinha quando era a Nave. Graymalkin tinha total controle sobre cada parte de sua estrutura e podia formar quartos, armas e veículos conforme necessário a partir de vários armazéns e peças que tinha. Ele era capaz de projetar e executar programas de treinamento destinados a Cable, bem como criar alojamentos e oficinas para ele. Graymalkin não só servia como base para Cable, mas também permitia que ele se teletransportasse através do tempo e do espaço, com o núcleo de deslocamento temporal (TDC). Cable simplesmente tinha que comandar o Professor a realizar um "Deslizamento Corporal" a um certo destino. Em Graymalkin, Cable tinha servos robô que ele nomeou com base nos X-Men originais.

Matilha

A fim de compreender as ameaças da era atual e obter dinheiro, Cable formou um grupo de mercenários chamados de Wild Pack, mais tarde conhecidos como Matilha, e começou a vender suas armas avançadas futurística. Com o tempo, Cable tornou-se íntimo com sua companheira de equipe, Dominó, e tornou-se muito rico. A Wild Pack era principalmente contratada pelo Sr. Tolliver, um traficante de armas. Em uma missão no Afeganistão, a Matilha descobriu que Conflyto estava encarregado das rotas de ópio do Sr. Tolliver e eles foram contratados para tirar o os transportes blindados Soviéticos que estavam no caminho deste percurso. Após uma breve batalha, Conflyto e Zero se teletransportaram para longe. Cable desistiu da missão, deixando a equipe furiosa. Irritado, o Sr. Tolliver enviou agentes para matar a Matilha, mas foram derrotados. Em outra missão, a Matilha invadiu uma instalação de pesquisa da Hidra em busca de um componente roubado.

Uma vez lá dentro, Hammer disparou acidentalmente um falha de segurança e a imagem do Barão von Strucker apareceu em todos os lugares, ameaçando matar a Matilha, mas eles rapidamente recuperaram o dispositivo e o se teletransportaram para fora. A Matilha mais tarde descobriu que eles estavam trabalhando para a I.M.A. Sentindo-se usados, a Matilha decidiu ir atrás de Conflyto no Uruguai. Após entrarem em um bunker subterrâneo, a Matilhou batalhou até chegar em uma sala de controle, onde Hammer começou a baixar as informações secretas de Conflyto em um CD. Enquanto esperavam o disco terminar o download, Conflyto se teletransportou para trás de Kane e agarrou seu pescoço, exigindo que Hammer o entregasse o CD. Antes que Hammer pudesse entregar o CD a Conflyto, Cable atirou nele pelas costas. Conflyto agarrou o disco telecineticamente e ativou a auto-destruição do bunker. Cable se teletransportou para longe, deixando a Matilha para se defender sozinha.

Cable-bigcostume4

Cable liderando os Novos Mutantes

Novos Mutantes

Após a Matilha ser dizimada, Cable voltou para o futuro muito ferido. No futuro, Cable descobriu registros que declaravam que Sam Guthrie, o Novo Mutante conhecido como Míssil, existia ao menos no século 23. Cable acreditava que Sam seria o próximo em um grupo de mutantes imortais conhecidos como os Grandes-Lordes ou X-Eternos. Cable voltou ao presente para assumir o comando dos Novos Mutantes e orientar a ascensão de Guthrie aos X-Eternos.

Cable 1992

Cable na X-Force

X-Force

Depois de se instalarem em sua nova base nas Montanhas Adirondack, Feral levou uma sessão de treinamento longe demais e Cable reconsiderou permitir que ela se juntasse a X-Force. A X-Force mais tarde ajudou Siryn na batalha contra o Fanático e Black Tom Cassidy, os quais detonaram uma bomba no World Trade Center. Após a batalha, Cable ficou surpreso ao ver G.W. Bridge, um ex-membro da Matilha, com agentes da S.H.I.E.L.D. tentando o prender. Depois de voltar à base, Cable ofereceu à Siryn a chance de entrar na X-Force e ela aceitou. Mais tarde, a X-Force foi emboscada em sua base pela Irmandade de Mutantes, e o rosto de Cable foi arrancado por Espinho, revelando seu lado tecnorgânico esquerdo para a X-Force. Durante a batalha, Míssil foi empalado por Sauron e aparentemente morreu, mas acabou retornando, sem saber o que aconteceu. Após explicar sua proposta imortalidade, a X-Force foi para os túneis Morlock, com os corpos de Sauron e Masque e os ameaçou, caso eles agissem novamente contra a X-Force. Depois que "Dominó" foi atacado por Deadpool, Cable descobriu que ela estava trabalhando para Tolliver e formou um plano para falsificar suas mortes. Antes da base ser detonada, a X-Force foi atacado pela Arma Primordial, e "Dominó" reiniciou o temporizador, detonando a base mais cedo, separando Cable de seu esquadrão. Irritado com a traição de "Dominó", Cable teleportou a ambos para Graymalkin e pediu ao Professor para recuperar a X-Force, mas ele não foi capaz, devido às altas assinaturas eletromagnéticas que os cercavam, então Cable armou-se e levou a luta até Tolliver. Chegando na base de Tolliver, Cable atirou em Pico Halfghanagan e encontrou a verdadeira Dominó acorrentada. A Dominó impostora revelou ser Copycat e Dominó estava em cativeiro por mais de um ano. Após resgatar Dominó, a dupla lutou contra Deadpool e Tolliver foi aparentemente morto em uma explosão de um helicóptero. Enquanto ele se teleportava para longe, Cable solicitou que Dominó rastreasse a X-Force.

Cable ressurgiu para impedir a Frente de Libertação Mutante, em um museu parisiense, matando Sumo. A FLM foi enviada para pegar uma antiga espada. Após deduzir que a FLM voltaria, Cable os emboscou e explodiu as mãos do Ceifador Mutante. Cable voltou para seu Esconderijo 14, nos arredores de Davosdorf, na Suíça, e foi atacado por Kane, o qual lhe mostrou um holograma de Conflyto tirando sua máscara, revelando o rosto de Cable. Cable assegurou a Kane que ele nunca tinha visto Conflyto sem sua máscara e não tinha conhecimento da conexão. Os dois trabalharam juntos e planejaram rastrear Conflyto. Mais tarde, na selva de Yucatán, nos arredores de Cancun, Conflyto enviou Cable e Kane à uma armadilha e agarrou Kane por trás novamente. Conflyto tirou a máscara, revelando seu rosto à Cable. Conflyto exigiu o Professor de Cable, já que ele pertencia a Apocalipse, em troca de Kane. Cable aceitou a troca, após Kane ser liberado. Após Conflyto entregar Kane, Cable mostrou-lhe um CD e então o queimou. Depois de uma breve batalha, Cable agarrou Kane e se teletransportou para longe. Cable levou Kane para Applecrust, no futuro, onde eles foram capazes de melhorar suas próteses cibernéticas.

A Canção do Executor X

Desejando retribuir a todos que já o enganaram, Conflyto se passou- pelo próprio Cable e publicamente fez uma tentativa de assassinato contra o Professor Charles Xavier, o fundador dos X-Men. A bala de Conflyto infectou o Professor Xavier com o Vírus Tecnorgânico. Conflyto também pediu ao Sr. Sinistro para sequestrar Scott e Jean, em troca do material da genética da Família Summers. Sem saber dos eventos atuais, Cable voltou para seu Esconderijo 14, e foi informado pelo Professor. Determinado a parar Conflyto, Cable invadiu o Departamento K Canadense para descobrir o paradeiro de Conflyto, e lutou contra Wolverine e Bishop, os quais estavam biscando informações sobre Cable. Depois de decidirem trabalhar juntos, Cable teleportou o trio para Graymalkin, onde eles deduziram que Conflyto estava na velha base de Apocalipse na lua. Depois de ser dito para voltarem para a Mansão X, o trio decidiu ir em frente e lutar contra os soldados da Frente de Libertação Mutante e os Cavaleiros das Trevas. Um pequeno grupo de X-Men, X-Factor, X-Force, e Apocalipse se juntaram ao trio. Depois de Míssil repreender Cable por sair da X-Force, os heróis entraram em uma barreira de energia que só Cable e Destrutor podiam entrar. Dentro da barreira, Conflyto explicou para Cable que a razão para eles serem parecidos era porque Cable era um clone de Conflyto, o qual era o filho de Scott e Jean, Cable e Conflyto tiveram uma batalha climática na Lua e Cable criou uma máquina, a partir de peças em seu braço cibernético, a qual Ciclope ativou, sugando Cable e Conflyto em um vórtice temporal.

Cable Vol 1 1

A influência de Conflyto fazendo Cable deixar crescer um cavanhaque e raspar a cabeça

Cable sobreviveu, enquanto o corpo de Conflyto foi aniquilado. No entanto, embora o corpo de Conflyto tenha sido perdido, um fluxo eletromagnético, combinado com suas semelhanças genéticas, resultou em Conflyto ainda estar ativo no corpo de Cable. O corpo de Cable foi encontrado no fluxo temporal por agentes de Tyler e restaurado, mas a consciência de Conflyto foi projetada na própria mente de Cable, lentamente tomando o controle, após Cable retornar à Terra. No entanto, apenas um deles era capaz de estar no controle, e somente quando uma frequência específica de alinhamento ocorria, um poderia dominar o outro. Os primeiros sinais da influência de Conflyto foi que Cable deixou crescer um cavanhaque e raspou os lados de sua cabeça. Cable voltou até Kane em Applecrust e ajudou o Clã dos Escolhidos na luta contra um grupo de Flatliners. O Clã dos Escolhidos decidiu mandar Kane para casa e destruir o Tinex, o nexo de viagem temporal, dentro das Cataratas do Niágara. Depois de abrir caminho até o núcleo, Cable pediu para falar com o Professor em Graymalkin e o computador anunciou que Graymalkin não existia onde uma vez ele existiu. Depois de encontrar Graymalkin, Cable decidiu seguir Kane até o núcleo e impedir quem quer que tenha usado o Tinex pela última vez. Cable e Kane voltaram ao presente no fundo do Oceano Pacífico, onde o TDC foi deixado após Graymalkin ser destruído. Enquanto no TDC, Cable e Kane começaram a beber cerveja e Kane perguntou a Cable sobre a sua conexão com Conflyto. Cable assumiu que ele dever ser um clone de Conflyto, já que o mesmo era mais poderoso. Após energizar o TDC, Cable deduziu que estava na Terra e, portanto, eles poderiam se deslocar para qualquer lugar do planeta. Após retornar ao Esconderijo 14, G.W. Bridge concordou em ajudar Cable a encontrar a X-Force, após eles discutirem. O grupo viajou para a nova base da X-Force na Reserva em Camp Verde e Cable foi atacado pelos antigos membros da Matilha, Hammer, Urso Cinzento, e Dominó. Após a Matilha concordar em deixá-lo em paz, Dominó ficou com Cable e se encontrou com a X-Force, dando a eles uma explicação de quem ele era. Cable revelou que ele era o clone do filho de Scott que havia sido enviado para o futuro e Conflyto era o verdadeiro filho.

Pais e Filhos

Enquanto no local do túmulo de Madelyne, o Sr. Sinistro revelou a Cable que ele a criou e que Cable era o Nathan Summers original. O Sr. Sinistro então disparou uma rajada em Cable, afirmando que ele queria fazê-lo mais forte, e Conflyto assumiu controle total sobre a mente de Cable. Após atacar os membros da X-Force de Cable, Rictor e Siryn, Conflyto foi até a base subterrânea de Tyler, o qual havia capturado um membro da Askani, apenas conhecida como Irmã Askani. Agora ciente de que Tyler era de fato o Sr. Tolliver, Conflyto pretendia começar sua vingança contra ele. Tyler começou a contar a Conflyto o que ele havia recentemente descoberto por contra própria, que ele era o clone, mas Conflyto não acreditou nele. Após Conflyto destruiur a forma de Askani, Tyler usou suas memórias para mostrar a Conflyto a verdade sobre suas origens, usando o seu poder mutante para projetar fisicamente sua memória. Nesse momento, Ciclope, Jean, Professor X e Zero chegaram e lutaram contra Conflyto. Através dos esforços combinados de Jean e Professor X, Askani implorou ao Conflyto para partir e o mesmo, sabendo que todas as esperanças de curar o Vírus Legado morreriam com ele, simplesmente desistiu e expeliu a si mesmo da mente de Cable. Tyler escapou sem ser visto e Cable deixou Scott com questões não resolvidas, só querendo saber sobre sua mãe antes de sair.

Durante a noite de sua despedida de solteiro, Scott foi alertado de que havia um intruso na Sala de Perigo. O intruso acabou por ser Cable, vendo um holograma de quando ele foi dado à Askani por seu pai. Originalmente confuso com a ânsia de Scott em renunciar o seu filho para sempre, Cable passou a respeitar seu pai depois de ver um holograma da resposta de Scott depois de sua decisão e de uma breve batalha com o Executor X pelo corpo de Emma Frost em coma. Na véspera do casamento de Scott e Jean, Cable e Ciclope se reconciliaram.

Tyler foi eventualmente morto por Wolverine, quando Tyler tentou re-ligar o corpo de Wolverine ao Adamantium, mas o processo falhou e o Wolverine entrou brevemente em um estado selvagem. A morte de Tyler nas mãos de Wolverine provocou um rixa entre os dois, mas eles mais tarde chegaram a um entendimento.

Após esta época, Cable passou por um aumento significativo em suas habilidades telecinéticas, e o ressurgimento de suas habilidades telepáticas latentes. Ele se sobrecarregou durante um encontro com Nate Grey. Como resultado, Cable começou a perder mais de seu corpo para o Vírus Tecnorgânico. Quando a entidade conhecida como Massacre afetou todas as habilidades psíquicas, Cable começou a sucumbir ao Vírus Tecnorgânico, mas foi curado por sua própria força de vontade e a ajuda do jovem Franklin Richards. Durante a Guerra Psíquica, os poderes de Cable foram severamente enfraquecidos. Blaquesmith o ajudou contra uma perigosa seita que gavia distorcido os professores Askani. Enquanto estava lá, Cable encontrou uma 'Psimitar', a qual o permitiu canalizar seu poder psiônico restante.

Enquanto Ciclope estava desaparecido e dado como morto após os eventos dos Doze, Cable assumiu o lugar de seu pai como um membro dos X-Men. Após deixar Stacey Kramer, Cable sentiu o retorno de Conflyto e viajou com Blaquesmith ao Castelo de Destino na Latvéria, onde se encontrou com sua mãe, Madelyne. Após Cable e Madelyne abrirem caminho para dentro de uma pirâmide, Conflyto estava lá dentro e havia capturado o X-Man, de quem Conflyto estava absorvendo os poderes psíquicos. Depois que Nate despertou, Nathan o seguiu e, com Madelyne, lutaram contra Conflyto. Após Cable ter salvado Nate por pouco e os dois terem fugido da pirâmide, Madelyne começou a considerar os planos de dominação mundial de Conflyto, mas foi revelado que ela estava absorvendo as energias psíquicas de Conflyto para fortalecer Nate. Irritado, Conflyto começou a atacar Madelyne e Nate utilizou o dispositivo de absorção de poder do Dr. Destino para negar o efeito de absorção da pirâmide de Conflyto, o qual aparentemente morreu na explosão resultante.

Mais tarde, o assassinato do senador Robert Kelly, apesar de seus melhores esforços, e a morte de Moira MacTaggart, deixaram Cable muito perturbado. Uma conversa séria com Noturno pareceu reacender sua paixão.

Cable foi finalmente capaz de destruir Apocalipse com a ajuda de Jean Grey, atravessando o vilão completamente com sua Psimitar, após ele ser separado de Ciclope. No entanto, Cable continuou a sua missão, sentindo que o futuro ainda não estava seguro.

Cable foi brevemente preso entre dois possíveis futuros baseados em uma tentativa de assassinato contra Randall Shire. Cable salvou Shire, mas também revelou que sua campanha era uma mentira, evitando assim os dois futuros. Nesta missão, Cable foi ajudado por um mutante chamado Claridade. Claridade logo revelou a Mãe Negra e uma família de mulheres médiuns chamadas de a Irmandade das Trevas. Elas alegaram que foram responsáveis por garantir que seria criados médiuns poderosos o suficiente para garantir seu domínio através dos séculos, incluindo Jean Grey. As irmãs usaram seus poderes para a atividade criminosa, na esperança de usurpar o mundo. Cable, G.W. Bridge, e a recém-retornada Rachel Summers derrotaram as irmãs e destruíram sua coleção de dados.

O lançamento da cura do Vírus Legado enfraqueceu o Vírus Tecnorgânico. No entanto Cable, agora se chamando de Soldado X, em grande parte reteve o uso de seus poderes aumentados, temendo que eles se tronassem incontroláveis. O Vírus eventualmente se reparou e se reduplicou.

Salvador

Cable então alcançou o auge de seus poderes. Sabendo que isto não poderia durar muito tempo antes que ele se deteriorasse, como quase aconteceu com o X-Man nesse nível de poder, ele planejou fazer o que ele pensava ser a melhor coisa que ele poderia fazer em seus últimos dias. Tentando unir o mundo, Cable reuniu as peças perdidas de sua estação espacial a muito destruído, Graymalkin, espalhadas por todo o mundo para criar telecineticamente a ilha flutuante de Providência acima do Oceano Pacífico Sul. Cable também restaurou uma variação de seu núcleo de deslocamento temporal, o TDC, a matriz de teletransporte, o qual permitiu que ele se teletransportasse por todo o mundo. Cable aceitou toda e qualquer pessoa para viver em sua ilha flutuante. Milhares das maiores mentes do mundo, de cientistas à filósofos, filantropos à escritores, aceitaram o convite de Cable. Cable tentou trazer as soluções pacíficas do Clã Askani ao seu povo.

Apesar de suas intenções serem justas, os governos do mundo e a S.H.I.E.L.D. ficaram desconfiados. A S.H.I.E.L.D. primeiramente enviou uma nova equipe da Matilha, para realizar um reconhecimento de forma agressiva em Providência, mas Cable mostrou a eles a cidade e ofereceu ales para ficarem. Após Cable se teletransportar para o Aeroporta-Aviões da S.H.I.E.L.D. e exigir que os governos do mundo destruíssem suas armas, o governo Americano enviou jatos e disparou 247 mísseis, os quais Cable parou com um escudo telecinético e os enviou para fora da atmosfera da Terra. Enquanto isso, Cable contratou Deadpool para juntar as peças de um mini-teletransportador que eles poderiam usar para detê-lo, sem saber muito bem o que era. Em seguida, os X-Men foram enviados, mas após Cable falar com seu pai, a batalha parou. Cable confessou a Ciclope, após Deadpool recusar-se a desempenhar o seu papel e desativar ele, que ele desejava que ele o matasse e que ele sabia que estava prestes a se deteriorar. Cable afirmou que queria dar um exemplo de como o mundo poderia trabalhar em conjunto, mesmo que fosse contra ele. Naquele momento, Fury contatou o Sr. Fantástico e pediu ao Surfista Prateado para impedir Cable. A batalha entre Cable e o Surfista Prateado vaporizou seções da Providência, mas eles reconstruíam as partes destruídas durante a luta. Após o Surfista destruir grande parte do lado esquerdo do Cable, Providência começou a cair. Com Providência preparada para cair no oceano, Deadpool teleportou Cable para o Esconderijo 14 e, a seu pedido, usou o teletransporte para o lobotomizar. A Garota Marvel começou a baixar a ilha, mas Cable recuperou o controle e abaixou a ilha no oceano e deu uma mensagem final para o mundo.

Enquanto ele estava em coma e com muitas pessoas ao redor do mundo agora se referindo a ele como "o Salvador" e os pedidos para imigrar para Providência nas alturas, Deadpool contratou o Armador para ligar uma malha tecno-orgânico, a qual não teria efeitos negativos, em Cable, salvando-o, embora seus poderes tenham sido grandemente enfraquecidos.

Pouco tempo depois, Cable desapareceu ao matar uma fera caçadora de mutantes chamada Skornn na frende de uma X-Force reformada. Míssil e Siryn então viajaram para Providencia com Forge para tentar encontrar qualquer vestígio dele, e descobrir se ele havia sobrevivido. Aproximadamente ao mesmo tempo, Deadpool, tendo sofrido uma lavagem cerebral por um supervilão chamado de Caixa Preta para matar a "Maior Ameaça para a Humanidade", se teleportou para Providência para encontrar e matar Cable, quem ele acreditava ser a maior ameaça super-humana. Depois de Míssil e Siryn terem o acalmado, ele sugeriu usar seu link de teletransporte com Cable para encontrá-lo e Forge construiu uma proteção para permitir que os dois membros da X-Force o seguisse.

Eles então passaram a viajar através de três mundos alternativos, a Terra-5701, onde o Cable havia se tornado Guerra, um Cavaleiro do Apocalipse; a Terra-58161, onde o Irmão Nathan havia sucedido em sua missão como messias e se tornou um ditador benevolente; e a Terra-58162, onde Falange havia se tornado a consciência central de uma infestação da Falange na Terra.

X-Men Vol 2 194 Textless

Cable como um X-Men

Segunda Infância

Por último, eles pararam na realidade da Dinastia M e encontraram um Cable ainda criança, que estava sendo criado pelo Senhor Sinistro (Dinastia M) em uma fazenda. Sinistro usou um extrato do sistema imunológico do Deadpool para acelerar o desenvolvimento físico de Cable. No entanto, isso também fez com que os poderes de Cable se manifestassem quase de imediato, e o pequeno Cable atacou indiscriminadamente com sua telecinese recém-descoberta. Antes que o Senhor Sinistro (Dinastia M) pudesse recuperar o controle sobre Cable, Deadpool agarrou o bebê e se teletransportou para segundos antes de o mundo reverter da realidade da Dinastia M de volta para o Universo Marvel normal. Como a dupla estavam em viajando no tempo quando a reversão ocorreu, Cable não foi afetado e, portanto, ainda era uma criança quando Deadpool voltou com ele para Providência.

Lá, quando Forge realizou testes e discerniu que a criança era, de fato, o verdadeiro Cable, a lavagem cerebral de Deadpool foi ativada novamente e ele tentou matar Cable. Siryn e Míssil o atrasam até Deadpool atirar em sua própria cabeça. Conforme Cable rapidamente envelhecia para meados da adolescência, ele leu a mente de Deadpool e descobriu quem havia realizado a lavagem cerebral nele. Enquanto a X-Force foi enfrentar Caixa Preta, Cable decidiu que queria ter sua memória restaurada e curar os danos cerebrais de Deadpool, mesmo que isso lhe custe mais uma vez seus poderes. Ele conseguiu, e logo retornou a sua idade original, parando assim seu envelhecimento acelerado. Enquanto isso, a X-Force, ao chegar na base do Caixa Preta, acabaram encontrando apenas um Modelo de Vida Artificial do vilão.

O Renascimento de Apocalipse e Rumekistan

Cable também revelou que ele era o responsável pelo renascimento de Apocalipse após a Dinastia M, afirmando que a comunidade Mutante precisava de uma poderosa ameaça para se reunirem contra novamente. Acreditando que os X-Men inevitavelmente derrotariam Apocalipse mais uma vez, reunindo o restante da comunidade de Mutantes, Cable julgou que "os riscos valem a recompensa".

Cable estava ativo na revolução de Rumekistan e aliou-se com o Capitão América contra a Lei de Registro de Super-Humanos.

Cable foi traído e levou um tiro na cabeça por Deadpool no sistema de esgoto do país de Rumekistan. Cable foi deixado fora do esgoto, porque, como Deadpool afirmou: "Mesmo eu não deixaria um cara em um esgoto." Cable foi encontrado por alguns dos cidadãos do país, os quais o levaram para o hospital principal, onde ele tomou o poder ao redor de si, retornando a eletricidade para o país (a qual havia sido desativada anteriormente por Deadpool em parceria com a Matilha) e capturou a nova Matilha, enviando Deadpool para fora de seu país, aprisionando G.W. Bridge, Solo, Anaconda, e Hammer com a intenção de libertá-los depois, e fazendo de Dominó sua amante novamente.

Durante a Guerra Civil Super-Humana, na qual certos heróis se rebelaram contra o ato de registro, Cable escolheu o lado do Capitão América e operou do esconderijo número 23 da S.H.I.E.L.D. Ele se encontrou com o Capitão América e lhe ofereceu um local seguro, mas quando o Capitão América recusou sua oferta, ele se juntou aos seus "Vingadores Secretos". Ele deixou os Vingadores Secretos após a morte do Golias.[12]

Cable Vol 2 12 Textless

Cable e Esperança

Cable retornou aos X-Men, como parte de uma nova equipe que consistiu em Vampira, Homem de Gelo, Míssil, Lady Mestra Mental, Dentes de Sabre e Mística. Cable aparentemente morreu quando Gambit e Solaris detonaram Providência.

Complexo de Messias

Cable na verdade sobreviveu, e ressurgiu em posse da primeira mutante a nascer após o Dia-M. Os X-Men, os Carrascos e os Purificadores estavam procurando a criança. Isso colocou Cable em conflito com Bishop, os X-Men, e a nova X-Force. No final, Cable convenceu Ciclope a permitir que ele levasse o bebê para o futuro. Mesmo no futuro, Bishop foi capaz de encontrá-los, mas Cable escapou com a ajuda do futuro Sam Guthrie.

Cable refugiou-se no futuro no paraíso isolado de Nova Liberdade, onde Cable se casou com uma residente chamada Esperança, a qual mais tarde morreu defendendo a criança. Cable decidiu nomear a criança de Esperança, em honra a sua falecida madrasta. Esperança e Cable foram separados no tempo, aparecendo no mesmo local, mas em anos diferentes. Quando Cable chegou ao local, ele apareceu dois anos após Esperança, e estava progressivamente perdendo o controle de seu corpo devido ao vírus tecnorgânico dentro dele. Ele alterou tanto sua aparência que Esperança não reconheceu o rosto do Cable. Eventualmente, Bishop, usando seu codinome como uma forma de retratar a si mesmo como uma figura santa, conseguindo se aproximar deles, e Cable e Esperança comandaram a última nave disponível no planeta, a Ensahabnur I, com Cable se passando por Conflyto. Cable forçou Esperança a abandonar Emil, o garoto que a ajudou a sobreviver sem ser detectada por dois anos, deixando Esperança aflita. Bishop, armado com um dispositivo termonuclear no seu braço, decidiu fazer sua própria nave, sabendo que seria apenas uma questão de tempo.

Em algum ponto durante sua viagem, Esperança acidentalmente traiu Cable e ele foi preso. Bishop e Emil eventualmente alcançaram Cable e Esperança na última nave para deixar a Terra. Emil acreditava que Cable havia sequestrado Esperança, e que Bishop era o verdadeiro pai dela. Bishop, armado com o dispositivo termo-nuclear, planejava o ativar assim que visse Esperança. Enquanto Bishop e Emil invadiam Ensahabnur I, Emil e Esperança se reencontraram e ela explicou que o Bishop estava, na verdade, tentando matá-la.

Durante a invasão de Bishop, a Ninhada, atraída pelo poder de Esperança, atacou ambas as naves, distraindo Bishop. Cable e Bishop lutaram contra a Ninhada, e Cable acabou sendo engolido por um Acanti, mas escapou usando sua costela como uma espada e o cortando por dentro, forçando o Acanti a o regurgitar.

Esperança e Emil foram até os dois pods de Terraformação da nave, o que facilitou a fuga deles. Emil colocou Esperança no pod contra a sua vontade, já que ela se recusava a deixar Cable. Quando Emil estava preparando o segundo pod, Cable apareceu e Emil deu o segundo pod a Cable, sacrificando sua própria vida.

Depois que Cable e Esperança haviam partido, Emil obteve a arma termo-nuclear de Bishop, a detonando momentos antes que ele pudesse ser atacado por um Sleazoid. No entanto, Bishop escapou ao permitir que fosse absorvido por um Acanti, e dois anos mais tarde, ele localizou Esperança e Cable em um sono criogênico dentro de seus pods.

Segundo Advento

Quando Esperança, agora uma adolescente, desejou voltar ao passado, Cable relutantemente aceitou. Eles conseguiram retornar ao presente, apenas para serem atacados pelo Conselho Humano de Bastion. Esperança escapou com Vampira, e Cable lutou ao lado dos X-Men mais uma vez.

Cable mais tarde sacrificou sua vida para trazer Wolverine e sua equipe da X-Force (Arcanjo, Cifra, X-23 e Dominó) para São Francisco no ano de 2010 por entrar no portal do tempo que Bastion estava usando para enviar seus Sentinelas Classe Nimrod ao ano 2010 (o portal só permitia que entidades tecnológicas passassem e destruía qualquer coisa remotamente orgânica) e finalmente permitiu que seu vírus tecnorgânico o infectasse completamente. Mas o esforço para manter o portal para trazer a equipe a salvo para casa permitiu que o vírus tecnorgânico o assumisse, fazendo com que ele explodisse e assim o matando, deixando apenas seu braço tecnorgânico para trás.[13]

Avengers X-Sanction Vol 1 1 Textless

Cable com o Vírus Tehnorgânico

Vingadores: Sanção X

Mas, na verdade, Cable escapou para o futuro, onde ele se encontrou com Blaquesmith, o qual lhe disse que o mundo entrou em colapso porque os Vingadores mataram Esperança. Juntos, eles foram para a Mansão dos Vingadores, onde eles encontraram tecnologia anti-mutante, sugerindo que os Vingadores haviam enfrentado os X-Men. Eles então retornaram ao presente, a fim de caçar os Vingadores para prevenir que eles matassem Esperança, antes do vírus finalmente consumir Cable. Embora ele tenha conseguido derrotar vários Vingadores, ele foi eventualmente derrubado e levado para Utopia por Ciclope. Lá, Blaquesmith convenceu Esperança a curar Cable, o que ela fez por absorver o vírus para dentro de si mesma e o destruindo com as chamas da Fênix, assim, finalmente curando Cable do vírus tecnorgânico. No plano astral, Cable fez Ciclope prometer que ele faria o que fosse preciso para proteger Esperança quando os Vingadores viessem atrás dela, e prometeu-lhe a sua ajuda na guerra que estava por vir.

Cable & X-Force

Após a guerra entre os Vingadores e os X-Men, Cable despertou de seu coma e deixou Utopia, deixando uma nota à Esperança dizendo a ela para não o seguir. Ele localizou Forge, o qual havia enlouquecido e havia sido dado como morto, e usou seus poderes telepáticos para criar um cenário psíquico que permitiu que Forge reparasse os danos à sua psique, o curando de sua insanidade. Cable havia começado a receber visões de desastres, e precisava de Forge como parte de uma equipe para impedir que estes eventos acontecessem. Junto com Forge, Cable também recrutou Dominó, Doutor Nemesis e Colossus.[14]

Tabela de Poder [45]
Inteligência
 3
Força
Velocidade*
 2
Resistência
Projeção de Energia
Habilidades de Luta
* Teletransporte

Poderes

Cable é um Mutante de Nível Alfa,[15] um telepata incrivelmente poderoso [16] e um Telecinético Nível Ômega.[17] Possivelmente um Telepata Nível Ômega, afirmando antes de seus poderes se esgotarem que ele era o telepata mais poderoso do mundo.[18]

Quando criança, Cable foi infectado com o Vírus Tecnorgânico e, pela maior parte de sua vida, ele precisou impedir conscientemente o vírus para que ele não consumisse mais da sua carne orgânica..[19]

Em casos raros, quando ele não estava preocupado em manter sua infecção no lugar, Nathan demonstrou poderosas habilidades.[20]

Quando Cable foi transformado em uma criança no evento Dinastia M, ele recuperou seus poderes juntamente com novos poderes e habilidades, mas quando ele retornou a sua idade normal, ele começou a perder a maioria de seus poderes logo após livrar Deadpool de certo problema mental.[21]

Recentemente, seu corpo foi completamente curado do vírus por Esperança Summers. Cable demonstrou o uso Telepatia desde que isso aconteceu, não se sabe até que ponto ou até mesmo se qualquer outro poder irá re-emergir.[22] Sua telepatia foi evoluída por Blaquesmith e Conflyto (Esperança Summers), usando um Deathlok para o conceder Precognição.[23] Esse processo estava lentamente o matando,[necessitando citação] pois esta nova evolução fez um tumor se formar em sua mente, o qual estava progressivamente corroendo sua psique e seu corpo, tudo isso apenas para permitir que ele visse os potenciais desastres antes que eles pudessem acontecer.[necessitando citação] Hoje em dia, ele só é poderoso o suficiente para permitir que ele veja alguns minutos, ou até segundo, devido aos seus poderes terem enfraquecido novamente.[24]

Graças a seus esforços para impedir uma tragédia e a eventual cura de um câncer mental que ele contraiu com a ajuda de Wade, os poderes psíquicos de Cable mais uma vez restaurados.[25]

Telepatia: Habilidade de ler mentes e projetar os pensamentos dos outros.

  • Ilusão Telepática: Habilidade de criar ilusões telepáticas realísticas e fazer com que as pessoas experimentem eventos que não estão realmente ocorrendo.
  • Manto Telepático: Pode mascarar a sua presença de ser detectada por outros. Pode estender essas defesas para os outros ao seu redor também. As habilidades de Cable podem, às vezes, passar despercebidas ou serem combatidas por outros telepatas mais poderosos, dependendo do seu nível de habilidade no uso de seus próprios poderes psíquicos.
  • Conexão Mental: Habilidade de desenvolver uma ligação mental com qualquer pessoa.
  • Camuflagem Telepática: Habilidade de mascarar a sua presença ou a de outras pessoas daqueles ao seu redor. Pode se disfarçar telepaticamente, tornando sua aparência para aqueles a sua volta bem diferente (alterando a aparência do vestuário, assim como disfarces mais avançados).
  • Controle Mental: Habilidade de controlar as mentes e até mesmos as funções corporais voluntárias e involuntários de seres conscientes (como outros seres humanos).
  • Armadilha Mental: Habilidade de remover a mente de outra pessoas de seu corpo e a prender dentro de sua própria mente.
  • Possessão Mental: Habilidade de possuir a mente de outra pessoa, e usar o corpo dela como se fosse seu.
  • Alteração Mental: Habilidade de alterar as mentes dos outros pela força de vontade.
  • Amnésia Mental: Habilidade de causar a perda de memórias determinadas ou amnésia em outra pessoa ou mesmo em um grupo de pessoas.
  • Precognição: A habilidade de prever eventos antes mesmo de eles acontecerem.
  • Escudo Psíquico: Habilidade de erguer escudos psíquicos para proteger a si mesmo e a mente de outros. Cable demonstrou que é muito difícil de sofrer ataques psíquicos, já que ele é muito habilidoso em proteger sua própria mente de ataques mentais (tais como tentativas de ler, de controlar ou prejudicar sua própria mente), e ele tem conseguido se proteger de outros psíquicos. Seu poder era forte o suficiente para quebrar o controle de Massacre sobre o Hulk.[26]
  • Rajadas Psíquicas: Pode projetar rajadas de força psíquica que não possuem efeitos físicos, mas que podem afetar a mente de sua vítima de modo a causar dor ou a deixar inconsciente, podendo até mesmo matar um adversário.
  • Projeção Astral: Habilidade de realizar Viagens Astrais e se comunicar com outros seres astrais através de sua própria vontade, ou através do contato com os pensamentos e memórias de outros. No Plano Astral, ele podia usar seus poderes para criar objetos "ectoplásmicos". Cable possui um grande conhecimento sobre projeção astral, e é capaz de permanecer em seu próprio plano de existência ou atravessar qualquer um dos chamados "Planos Astrais".[27]
  • Detecção Mental: Pode sentir a presença de outro mutante dentro de um grande, ainda que não definido, raio de si mesmo, percebendo as radiações mentais distintas emitidas por tais seres. Em seu auge, Nathan é forte o suficiente para sentir um pensamento através de um continente de distância.[necessitando citação]

Telecinesia: Cable possui telecinese de alto nível, o permitindo manipular matéria com a energia de seus pensamentos. Tendo um excelente controle sobre os objetos, incluindo ele mesmo. Em níveis maiores, Cable pode levitar grandes pesos, mas seu limite permanece desconhecido. Em seu auge, Nathan pode deslocar centenas de toneladas de matéria, como ele fez quando levantou e reposicionou a estação espacial Greymalkin que estava submersa.[28]

  • Aptidão Intuitiva: Pode desmontar dispositivos complexos (separando cada componente, como parafusos, porcas, placas de circuitos, etc.) e, com a mesma rapidez, facilmente montar dispositivos complexos. Isso também lhe permitiu até mesmo atingir a consciência e controle sobre os objetos tão pequenos quanto os elétrons individuais em um átomo. Por exemplo, Cable pode detectar se um lacre era hermético, ou não, por verificar a presença de moléculas de oxigênio que podiam estar entrando. Ele pode até mesmo detectar e discernir moléculas individuais de oxigênio, e determinar o peso atômico das moléculas, pela quantidade de átomos presentes.[29]
  • Alteração de Matéria: Habilidade de alterar estruturas moleculares e atômicas, em seus próprios componentes tecnorgânicos (embora isso possa ser uma função da telecinese), e a capacidade de alterar valências moleculares.
  • Espinhos Psíquicos: Habilidade de criar espinhos psíquicos destrutivos que destroem os objetos físicos com o qual entram em contato.
  • Campos de Força: Habilidade de criar escudos de força que podem refletir até mesmo o mais poderoso dos ataques (até mesmo filtrar as bactérias do ar). Os limites dessa habilidade permanecem desconhecidos, mas acredita-se que ele provavelmente poderia se proteger contra danos no marco zero da detonação de uma ogiva nuclear de 1 kiloton (4.18 terajoules de energia dos efeitos do calor, concussão e radiação). Cable também demonstrou incrível controle sobre os campos, podendo os moldar com precisão, até mesmo o adaptar muito próximo da forma de seu corpo. Não parece haver qualquer correlação entre a força do campo e a espessura dos campos telecinéticos.
  • Rajadas de Concussão: Pode projetar energias telecinéticas como poderosas rajadas explosivas dirigida de seu cérebro que podem aparentemente afetar matéria com força de concussão.
  • Voo Telecinético: Por levitar a si mesmo, ele pode "voar" por distâncias muito longas e em diferentes velocidades.[30]

Viajem no Tempo: Tem sido sugerido que ele possui o poder psiônico para deslocar a si mesmo e a outros para quase qualquer ponto específico no fluxo do tempo e então reemergir no mundo físico a partir de alguns minutos e até mesmos anos, gerando energias cronais. Pode aparentemente viajar na forma astral também. Cable usou esta habilidade uma vez com ajuda e pode já não ser mais capaz de fazer.[31]

Tecnorgânicos: Boa parte do corpo de Cable foi infiltrada e alterada pelo vírus tecnorgânico, o qual tomou a forma de cibernéticos e biônicos, significando que ele é um ciborgue. A infecção primária reside no lado esquerdo de Cable. Como conseqüência de sua orientação telecinética e sua habilidade de controlar a sua própria substância física, o corpo inteiro de Cable tem sido fortemente fortificado, a nível celular, adquirindo força sobre-humana à um grau desconhecido, bem como um nível super-humano de resistência a danos físicos. Embora ele tenha sido ferido em combate com o Hulk, os ferimentos não foram tão graves como deveriam ter sido, especialmente levando em contra o fato de que ele estava sofrendo os efeitos de seu vírus tecnorgânico estar ficando fora de controle. Toda a sua estrutura esquelética foi substituído por ossos metalóides porosos orgânicos, cheios de medula, que não interferem com a criação de eritrócitos (glóbulos vermelhos).[32][33]

Todo seu Sistema Nervoso Central tem sido melhorado por mudanças químicas em nível atômico e por melhorias bio-tecnológicas, tornando seu tempo de reação muito acima do que é possível para um ser humano.[34]

Embora inicialmente purgado de sua infecção Tecnorgânica que afetava suas habilidades mutantes, ele foi recentemente transformado em um ser totalmente Tecnorgânico novamente.[25][35]

  • Resistência Sobre-Humana: Cable possui resistência física sobre-humana, assim como ele os níveis sobre-humanos de resistência mental. Ele é capaz de se esforçar em níveis máximos (lutando com tudo, correndo, etc.) por várias horas, antes da fadiga começar a prejudicar visivelmente a sua performance. Ele também é capaz de ficar longos períodos de tempo sem dormir, sendo plenamente capaz de descansar com não muito mais do que uma hora de sono. No entanto, sempre que possível e viável, Cable ainda escolhe dormir por horas (cerca de 6-8), a fim de sonhar. Esta alta resistência teve outros efeitos sobre seu corpo, tornando até mesmo seus tecidos moles extremamente duros, e o tornando praticamente imune a armas de fogo convencionais.
  • Velocidade Sobre-Humana: Apesar de seu grande tamanho e físico impressionante, Cable é literalmente rápido o suficiente para escapar de balas de alta potência no ar (depois de terem sido atiradas), e até mesmo tem a habilidade de visualizar os rastros após elas serem atiradas (embora elas não sejam fáceis de se ver, exceto através de seu olho cibernético). Esta grande velocidade também é visível em níveis sobre-humanos de destreza e agilidade.
  • Agilidade Sobre-Humana
  • Destreza Sobre-Humana
  • Olho Cibernético: Este olho permite que Cable veja profundamente no Espectro Eletromagnético, e muito mais profundo do que quaisquer tecnologias conhecidas do século 20 - 21 são capazes. Também é possível que, através deste olho, Cable seja capaz de ver a utilização de energias psíquicas, assim como os espectros menos exóticos de energias eletromagnéticas.[36]
  • Braço Cibernético: Seu braço esquerdo é completamente mecânico, e embora Cable é ambidestro, esse é o seu braço mais forte, provavelmente sendo capaz de permitir que ele amasse e erga várias toneladas, sem a ajuda de seu braço direito. Seu braço direito também é cibernético, mas não tanto quanto o outro.[32]
  • Restauração Cibernética: Através de uma combinação de suas habilidades telecinéticas, e sua capacidade de reorganizar as estruturas atômicas da matéria (incluindo a sua própria matéria tecno-orgânica), Cable é capaz de reparar rapidamente quaisquer componentes danificados dentro de seu corpo. No entanto, se há danos generalizados, isto pode não ser possível, pois ele pode ser incapaz de reunir a energia para afetar esses reparos. Quando ele foi atacado por Magneto, e praticamente todos os componentes no lado esquerdo de seu corpo foram danificados ou destruídos, Cable foi deixado incapaz de reparar sistemas o suficiente para salvar sua própria vida, e necessitou de assistência externa.[37] É através destas habilidades que a aparência física dos seus componentes cibernéticos mudaram, através da passagem do tempo. Às vezes, eles eram membros artificias articulados e lisos, enquanto em outros momentos, eles foram vistos se transformando em lâminas afiadas ao seu comando, bem como as retraindo. Cable também é capaz de redesenhar e melhorar rapidamente seus componentes cibernéticos e biônicos. Improvisações realizadas sob pressão, permitiram que ele criasse uma variedade de microcomputadores em seu braço esquerdo totalmente mecanizado que fazem coisas como lhe permitir interagir fisicamente com computadores externos, se conectar e realizar downloads de computadores que escondeu por todo o mundo e no espaço (como os que ele tinha em Graymalkin), e até mesmo permitir comunicações com celulares e acesso à Internet sem fio de alta velocidade.[38][39]
  • Belle: Uma Inteligência Artificial consciente com a qual ele pode interagir para ter um melhor acesso de suas habilidades de viagem no tempo e interagir com transmissões de I.A. dentro das ondas de rádio localizadas, através dela Cable também pode sintetizar um tipo de supressor M-Pox, bem como outros elementos químicos complexos com os quais pode reprimir outras misturas virulentas.[35]

Habilidades

Mestre em Combate: Cable era um guerreiro e um estrategista de batalha altamente habilidoso, adepto em muitas formas de combate corpo-a-corpo e no uso de várias armas, tanto da era moderna, como do final do século 37 e início do 39.

Inteligência Superdotada: Cable tem um diploma em direito e também está na posse de uma educação fornecida pelo Clã Askani, a qual está muito além da educação convencional da era moderna, especialmente em ciências. Teletransporte: Por "deslizar seu corpo", Cable pode se teletransportar para praticamente qualquer área, com um número limitado de passageiros. Enquanto em posse do Cone do Silêncio, se teletransportar desativava o traje de Cable por um curto período de tempo.

Nível de Força

Classe 10; o braço esquerdo de Cable possui força sobre-humana, e ele pode aumentar usando sua telecinese. Sem o braço mecânico e o aumento de força, Cable possui a força no nível de um atleta.

Fraquezas

Anteriormente

Antes do Vírus Tecnorgânico ser eliminado, Cable era limitado no uso dos seus poderes pela necessidade de usá-los para conter o vírus, não permitindo que ele se espalhasse. Um esforço excessivo poderia liberar o vírus, e levá-lo a morrer lentamente, se transformando em um ciborgue.[43][13]


Equipamento

  • Belle: Uma avançada Inteligência Artificial trazida do futuro.
  • M-Pox Counter Serum:

Formerly

  • Dominus Objective: (o dá acesso ao Infonet)
  • Cone do Silêncio: (Protótipo de campo de força)

Transporte

Anteriormente o Pássaro Negro dos X-Men, matriz de teletransporte em Providencia, Cone do Silêncio, diversas aeronaves construídas por Graymalkin, veículos da S.H.I.E.L.D., Warlock, e diversas aeronaves construídas pela Nave Celestial

Armas

Cable normalmente carrega rifles de plasma de alta potência, explosivos e um par de facas como suas armas.

Escudo do Capitão América: Entre os séculos 37 e 39, Nathan e Tetherblood lideraram um esquadrão para obter o Escudo do Capitão América, que ele então empunhou em muitas batalhas e usou contra Apocalipse.

Psimitar: Desde pequeno, Cable sempre usou sua lança de concentração psíquica, a qual combinava as sua habilidades telecinéticas e telepáticas para criar poderosas rajadas de força.

  • O nome pretendido de Nathan era para ser Christopher Charles Summers, até Madelyne o nomear Nathan. Ele iria ser nomeado em honra ao Christopher Summers (Terra-616) seu avô e ao mentor de seu pai.
  • Conflyto alegou que ele estuprou Aliya se passando por Cable e que Tyler era seu filho, não de Cable. Embora Cable sentia simpatia por Conflyto, ele nunca o perdoou pelo assassinato de Aliya.
  • Mesmo que seu olho esquerdo cibernético brilhe, isto é na verdade um efeito relacionado com seus poderes mutantes; possivelmente um ramificação vestigial dos genes de seu pai. A mesma característica também é vista em seu tio, Vulcano e em sua contraparte de uma realidade alternativa, Nathaniel Grey (Terra-295).
  • Em preparação para Complexo de Messias, Cable aparentemente morreu quando Gambit e Solaris detonaram a Providência, fazendo com que a série se concentrasse principalmente no Deadpool pelas próximas seis ou mais edições. Esta série foi cancelada na quinquagésima edição e foi rapidamente substituída por outro quadrinho solo de Cable. É revelado que Cable sobreviveu, e estava com a bebê mutante que os X-Men, os Carrascos e os Purificadores estavam procurando durante o enredo de Complexo de Messias. Em 2008, a Marvel Comics lançou Cable (vol. 2), uma nova série de Duane Swierczynski e do artista Ariel Olivetti. Esta série seguiu diretamente dos eventos de Complexo de Messias. Semelhante a Lobo Solitário, a série segue as aventuras pelo tempo de Cable e a criança messiânica. Os perigos do futuro e a perseguição por Bishop são equilibradas com o humor de "Cable, o Soldado" se tornando "Cable, a Babá."
  • Nathan tem uma extrema aversão a cunquate.[necessitando citação]
  • Nathan disse que Apocalipse era o bicho-papão que assombrava seus sonhos.[necessitando citação]
  • As notas de Nick Fury sobre Cable mencionaram "que, se sua mão gigante de metal no te matar, sua arma a laser irá".[necessitando citação]
  • Enquanto em Cable & Deadpool Vol 1, ele foi capaz de quebrar a quarta parede como Deadpool, embora fingia que não havia feito.[44]

Explore e Discuta

Notas de Rodapé

  1. Fabulosos X-Men #-1
  2. Soldado X #1
  3. Novos Guerreiros Anual #1
  4. X-Force Vol 2 #1
  5. Cable: Sangue e Metal #2
  6. Fabulosos X-Men #201
  7. Fabulosos X-Men #168
  8. Fabulosos X-Men #175
  9. Fabulosos X-Men #200
  10. X-Factor #42
  11. X-Factor #68
  12. Guerra Cvil #4
  13. 13,0 13,1 X-Force Vol 3 #28
  14. Cable and X-Force #1
  15. X-Men Vol 2 #97
  16. Surpreendentes X-Men Vol 2 #3
  17. Cable e X-Force #14
  18. Cable & Deadpool #22
  19. Askani'son #1
  20. Cable & Deadpool #7
  21. Cable & Deadpool #18
  22. Avengers: Sanção X #4
  23. Cable & X-Force #14
  24. X-Force Vol 4 #2
  25. 25,0 25,1 Deadpool & Cable: Split Second Infinite Comic #6
  26. Incrível Hulk #444
  27. Cable #36
  28. Cable & Deadpool #7-8
  29. Cable & Deadpool #1-3
  30. Cable #107
  31. Fabulosos X-Men #321
  32. 32,0 32,1 Fabulosos X-Men #310
  33. Cable #34
  34. Askani'son #1-2
  35. 35,0 35,1 Fabulosos Vingadores Vol 3 #2
  36. Cable #97
  37. X-Force #25-26
  38. Cable: Sangue & Metal #2
  39. X-Force #36
  40. Cable & Deadpool #1
  41. 41,0 41,1 Cable & Deadpool #23-25
  42. Cable & Deadpool #25
  43. Cable Vol 2 #17
  44. Cable & Deadpool #19
  45. Guia Oficial do Universo Marvel A-Z #2
Predefinição:X-Men

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.