Fandom

Marvel Wiki

Jonathan Storm (Terra-616)

3 349 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

Quote1.png EM CHAMAS! Quote2.png
-- Tocha Humana src 

Veja Também História Expandida de Jonathan Storm .

Infância

Johnny Storm e sua irã mais velha, Sue, viviam uma vida simples em Long Island até a sua mãe, Mary Storm, morrer em um acidente de carro. Seu pai, Franklin Storm, um médico, falhou em salvá-la. Desanimado, Franklin caiu na bebida e nos jogos de azar, eventualmente parando em uma penitenciária por assassinato.[5] As crianças foram viver com sua tia Marygay. Crescendo na suburbana Glenville, Johnny Storm foi atraído por veículos, apesar da morte de sua mãe em um acidente de carro, e se tornou um mecânico ainda jovem.

Ainda adolescente, ele altruistamente resgatou dois de seus amigos de um prédio em chamas. Acostumado a aventuras, Johnny quase foi escolhido como hospedeiro humano do demoníaco Zarathos, e foi atacado pelo lendário St. Germaine, o qual buscava o poder para si. Johnny escapou da tebtaação de Zarathos com a ajuda da arqueologista Max Parrish, o tio de Cammy Brandeis, por quem Johnny tinha uma queda.[6]

Jonathan Storm (Earth-616) 0001.jpg

O Tocha Humana.

Quarteto Fantástico

Seguindo sua irmã, Johnny se juntou ao cientista Reed Richards e ao piloto Ben Grimm em um voo espacial não autorizada. Irradiado com radiação cósmica, Johnny se transformou em um monstro flamejante quando a nave caiu de volta à Terra. Chamando a si mesmo de Tocha Humana em homenagem ao heróis da Segunda Guerra Mundial de mesmo nome, o jovem Johnny encontrou novas aventuras como parte do Quarteto Fantástico, provando ser um valioso membro da equipe.[7]

Tendo brigando com seus colegas de equipe após uma batalha com o Milagroso,[8] Johnny deixou o grupo e se encontrou com o amnésico herói da Segunda Guerra Mundial Namor, o Príncipe Submarino. Reconhecendo Namor dos quadrinhos, Johnny o jogou no mar, esperando que isso restaurasse suas memórias. O plano funcionou, mas após Namor descobrir que Atlântida estava em ruínas, ele declarou guerra contra a humanidade. Johnny voltou ao Quarteto Fantástico e juntos eles enviaram Namor de volta ao mar.[9] Mais tarde, o imaturo Johnny novamente considerou largar o Quarteto Fantástico, dessa vez se unindo ao circo do seu primo Bones, mas rapidamente retornou a equipe.[10]

Apesar de ser um membro do mundialmente famoso Quarteto Fantástico, Johnny ainda era um adolescente que estudava em Glenville High, embora fosse um adolescente que regularmente enfrentava ameaças super-poderosas. Johnny até tentou conciliar suas duas identidades da maioria dos moradores locais, mas isso se provou inútil já que as verdadeiras identidades dos quatros membros do Quarteto Fantástico eram bastante conhecidas desde o começo.[11] Em ações solo (e algumas vezes ajudado por seus companheiros de equipe o Coisa e sua irmã), ele enfrentou os comunistas Destruidor[12] e Agitador;[13] o Mago;[14][15][4][16] Zemu, Senhor da 5ª Dimensão;[17] Pete Pote de Cola;[18][4][19] Acrobata;[11][20] Wilhelm van Vile, o enigmático Pintor dos 1000 Perigos;[21] o Feiticeiro de Glenville Woods;[22] o Homem Amianto;[23] o original Enguia;[24][25] o Homem-Planta;[26][27] o Homem-Areia;[28] o Mestre dos Bonecos,[29] o pirata moderno Capitão Barracuda, o qual Johnny derrotou na primeira de várias parcerias com o super-herói de elemento oposto, o Homem de Gelo;[30] o Trio Terrível[31][31] e o Besouro.[32]

No entanto, super-vilões não eram os únicos rivais de Johnny. Mike Snow, um membro da equipe de luta livre de Glenville High, costumava intimidar Johnny, até os poderes do Tocha acidentalmente se ativarem deixando uma marca no rosto de Snow. Apesar de sua rivalidade, ocultou o incidente, culpando os feridas em uma pegadinha que deu errado e dizendo que Johnny salvou sua vida naquela noite, o levando até o hospital.[33] Enquanto Mike tentava seguir em frente com sua vida, Johnny fez o mesmo, namorando sua colega Dorrie Evans, embora ela eventualmente se cansou dos constantes desaparecimentos dele e acabou o namoro. Mais tarde, Johnny se encontrou com outro herói adolescente, Homem-Aranha, o qual invadiu o Edifício Baxter esperando impressionar o Quarteto Fantástico.[34] Eles se enfrentaram quando o Raposa culpou o Homem-Aranha por ter roubado uma pintura do Da Vinci.[35] Apesar de seus desentendimentos iniciais, o Tocha tinha um grande respeito pelo Homem-Aranha[36] e os dois eventualmente se tornaram bons amigos.

Quando o Super-Skrull, possuindo os poderes combinados do Quarteto Fantástico, atacou a equipe, o Tocha Humana conseguiu o prender dentro de uma caverna,[37] mas o Super-Skrull escapou e personificou Franklin Storm. O Quarteto expôs o Super-Skrull, mas os Skrulls prenderam uma bomba no peito do verdadeiro Franklin, e Franklin se sacrificou para salvar seus filhos.[5] Uma viagem ao planeta dos Skrulls e a morte da Senhora da Guerra Morrat, a Skrull que autorizou o assassinato de Franklin, trouxe um pouco de vingança,[38] mas essa não seria a última vez que os Skrulls interfeririam na vida de Johnny.

Fantastic Four Vol 3 65 Textless.jpg

Em Chamas!

Universidade

Após se graduar no ensino médio, Johnny se matriculo na Universidade Metro, aonde fez amizade com seu colega de quarto, Wyatt Wingfoot.[39] Wyatt se juntou a Johnny a ao Quarteto Fantástico para uma viagem até Wakanda, aonde eles se encontraram pela primeira vez com o Pantera Negra e o ajudaram a derrotar Klaw.[40]

Nessa época, Johnny se encontrou com a jovem Inumana Crystal.[41] Os dois acabaram se apaixonando, e Johnny, junto com o resto do Quarteto Fantástico, a ajudaram derrotar o louco príncipe Inumano Maximus.[42] Eles realmente eram apaixonados, mas seu relacionamento teve curta duração, já que Crystal retornou a Attilan e se casou com Mercúrio, o filho do Magneto, eventualmente tendo um filho com ele. Johnny estava arrasado, mas tentou seguir em frente. Esperando voltar aos velhos tempos com Dorrie Evans, ele acabou descobrindo que ela havia se casado e teve dois filhos desde que eles se separaram. Apesar de ter largada a Universidade Metro, Johnny permaneceu amigo de Wyatt, o qual frequentemente participava nas aventuras do Quarteto Fantástico e mais tarde foi romanticamente ligado a Mulher-Hulk.

Quando Sue e seu marido Reed se separaram, Johnny se juntou com o Coisa, a Medusa e a Thundra em uma batalha encenada contra o reabilitado Namor em uma tentativa de juntar o casal novamente. O plano funcionou, e Sue e Reed acabaram se reconciliando.

Buscando uma direção em sua vida, Johnny foi levado a participar do Escola de Segurança de alta classe, uma fachada do Monóculo, um agente do megalomaníaco Enclave, o qual o usou para roubar armas avanças ultra secretas. O Homem-Aranha quebrou o controle do Monóculo sobre o Tocha. Johnny então se juntou ao resto do Quarteto Fantástico no espaço, aonde eles ajudaram o Campeão de Xandar contra a invasão dos Skrulls. Quando os colegas de Johnny estavam morrendo para o raio envelhecedor de um Skrull, Johnny destruiu o robô assassino Skrull X, permitindo que Reed, o qual se encontrava fraco, usasse a arma para reverter suas idades.

Tendo ouvido a respeito da execução de David George Munson, seu antigo colega de escola, Johnny ajudou o Departamento de Polícia de Nova York a limpar seu nome e a prender vários membros da organização criminosa Maggia, incluindo o Cabeça de Martelo. Após um curto relacionamento com a mecânica Lorrie Melton, Johnny se apaixonou por Frankie Raye, uma mulher que estava com muito medo de suas chamas.[43][44] Frankie eventualmente descobriu que seu medo de fogo vinha do fato de ter sido hipnotizada pelo seu pai adotivo, Phineas Horton (criador do androide Tocha Humana), para esquecer que ele acidentalmente deu a ela poderes de fogo. Johnny ajudou Frankie a se ajustar a seus redescobertos poderes enquanto o relacionamento entre eles florescia, mas quando Galactus retornou a Terra, Frankie aceitou o seguir para o espaço como seu novo arauto, Nova. Perturbado, Johnny foi confortado pela antiga colega de quarte de Frankie, Julie Angel, e começou a se apaixonar por ela. Para complicar ainda mais as coisas, a amiga de Julie, Sharon Selleck, tinha uma queda por Johnny. Julie eventualmente se mudou para a Califórnia para continuar sua carreira de atriz, e a queda de Shraon não acabou dando em nada.

Casamento

Johnny foi brevemente sequestrado por agentes do Messias (Alden Maas) em seu plano louco para expandir a Terra por super-aquecer seu núcleo. Trazido ao Battleworld pelo Beyonder durante as Guerras Secretas e forçado a lutar contra vários super-vilões, Johnny conheceu e foi curado por Zsaji, uma nativa do planeta. Fisicamente, mas não emocionalmente atraído por Zsaji, Johnny encontrou um improvável rival em Colossus, que se apaixonou pela curadora. Embora Zsaji tenha mostrado afeição por Johnny no início, ela eventualmente escolheu Colossus em vez do Tocha, mas então sacrificou sua própria vida para salvar vários heróis que estavam morrendo.

Johnny retornou a Terra, aonde ele acabou se apaixonando por Alicia Masters, a antiga namorada do então ausente membro do Quarteto Fantástico, o Coisa. O romance de Johnny e Alicia ajudou a afastar o Coisa do Quarteto Fantástico por um longo período. Johnny chegou em seu ponto mais baixo quando Tommy Hanson, um jovem fã dele, pôs-se em chamas em uma tentativa de ser como seu herói. Ouvindo sobre a morte do garoto, Johnny considerou deixar de ser o Tocha Humana, mas o Beyonder o conseguiu convencer a não fazer isso.[45] Eventualmente Johnny se casou com Alicia, mas o Coisa com ciúmes, ofereceu um lugar no Quarteto Fantástico para Crystal, a qual estava separada de Mercúrio nessa época. Os sentimentos de Johnny pela Crystal lentamente retornaram, mas o seu amor por Alicia permitiram que ele resistisse a tentação, e eventualmente Crystal abandonou a equipe.

Apesar de seu relacionamento longo e íntimo, Johnny ficou horrorizada ao descobrir que a Alicia que ele amava e tinha se casado não era o verdadeiro Alicia Masters, mas uma impostora Skrull chamada Lyja. Originalmente enviada para se infiltrar e destruir o Quarteto Fantástico, Lyja realmente se apaixonou por Johnny, e juntou-se ao Quarteto Fantástico durante o combate contra Paibok, o Skrull que sequestrou a verdadeira Alicia. Lyja aparentemente sacrificou sua vida para proteger Johnny, mas seu ex-amante Paibok a curou. Tentando seguir em frente depois de mais um relacionamento fracassado, Johnny matriculou-se na Universidade de Empire State, mas Devos, Paibok e até mesmo Lyja atacaram Johnny na Unviersidade, forçando seus poderes irem para nova, queimando uma grande parte do campus.[46] Johnny brevemente se tornou um fugitivo até Reed concordar em vender algumas de suas patentes para pagar pelos danos. Lyja voltou para a vida de Johnny novamente, enganando-o a acreditar que ela estava carregando seu bebê. Quando isso também se mostrou ser uma mentira, Johnny a deixou novamente.

Continuando as Aventuras

Johnny brevemente se juntou a equipe Força Fantástica de seu sobrinho Franklin, onde ele lutou contra sua contraparte extra-dimensional praticamente onipotente, Vangaard (anteriormente Gaard), convencendo-o a abandonar a sua missão de eliminar realidades redundantes, mostrando-lhe o herói que ele poderia tornar-se.[47] Lyja se passou pela estudante Laura Green e começou a sair com Johnny para ficar perto dele; Johnny reconheceu ela quando eles se beijaram, embora ele só tenha contado isso mais tarde, mas os dois nunca tiveram a oportunidade de explorar os seus verdadeiros sentimentos.

Após Franklin Richards criar a Contra-Terra e resgatar o Quarteto Fantástico, e inúmeros outros heróis das mão do Massacre, Roma considerou Franklin poderoso demais para ser ignorado, e enviou a Technet e a Tropa dos Capitães Britânia para o pegar. O Tocha Humana convenceu Roma que a família de Franklin, o Quarteto Fantástico, seriam capazes de cuidar dele, para que assim ele não crescesse e se tornasse um perigo para o Omniverso.[48]

Fantastic Four Vol 3 49 Textless.jpg

O Quarteto enfrentando Abraxas.

Enquanto o resto do Quarteto Fantástico batalhava contra Gideon Trust e o Aniquilador na Zona Negativa, Johnny foi forçado a recrutar um equipe de Quarteto Fantástico temporária que incluía o Homem-Formiga (Scott Lang), a ex-namoroada de Johnny, Namorita (prima de Namor), e a Mulher-Hulk, os que enfrentou Gideon Trust na Terra.[49] Quando a entidade cósmica Abraxas veio para a Terra-616, Johnny se uniu com uma versão extra-dimensional da Nova Frankie Raye, a qual se encontrava morta, para recuperar o Nulificador Total, uma arma poderosa o suficiente para destruir Abraxas. Essa nova acabou traindo Johnny e entregou o Nulificador a seu mestre, Abraxas, mas nem isso salvou Abraxas após Galactus se juntou a luta. Após a batalha, Susan acabou ficando grávida novamente, e com Reed fora lutando contra Os Ocultos, Johnny foi forçado a procurar ajuda do Doutor Destino quando problemas com a gravidez ameaçaram a vida de Sue. Destino salvou Sue e sua filha, Valeria.

Atrás de uma carreira de ator, Johnny recebeu o papel de Rawhide Kid em filme, mas eventualmente foi decidido que ele não estava pronto para o papel, o qual foi dado para Lon Zelig (que era na verdade o Super-Skrull). Johnny também também passou algum tempo como bombeiro, sob o comando de seu antigo colega, Mike Snow; mas quando Snow se mudou depois de descobrir que sua esposa era uma incendiária psicótica e ter aparentemente morrido, Johnny deixou o trabalho (embora ele tenha retornado ao trabalho durante um período quando o Quarteto Fantástico estava precisando de dinheiro). Cansada de ver seu irmão sem rumo na vida, Sue o forçou a pegar um trabalho como Chefe de Finanças do Quarteto Fantástico. Embora inicialmente estivesse tendo dificuldades, Johnny foi capaz de impedir uma fabricante de roubar os segredos das Moléculas Instáveis de Reed, e começou a gostar tanto do seu emprego como de sua colega de trabalho, Jian Fetta.

Infelizmente, após uma grande batalha contra Destino, Reed tentou reivindicar a Latvéria para o Quarteto Fantástico, um ato que acabou virando o governo dos Estados Unidos contra eles. Para escapar do julgamento, o grupo foi forçado a vender suas várias patentes e pertences para o governo, o que deixou Johnny com menos dinheiro do que o normal e fez com que sua popularidade despencasse. Procurando ajuda da pessoa menos popular que Johnny conseguiu pensar, ele contatou o Homem-Aranha, o qual tentou animar Johnny o levando para um parque aquático, aonde eles foram atacados pelo Homem-Hídrico. Derrotando facilmente o vilãoo e resgatando o popular mascote do parque, Johnny viu sua popularidade subir novamente. Johnny também começou a conversar com novas garotas pela internet, aonde ele conheceu Cole. Essa garota acabou sendo filha de um dos inimigos mais antigos de Johnny, o Mago; mas embora ela tenha sido enviada para enganar o Quarteto Fantástico, Cole acabou ajundando os levando até o esconderijo do Mago, aonde enfrentam ele e seu novo Quarteto Terrível. O Mago escapou e levou Cole consigo, mas Johnny permaneceu esperançoso em a encontrar novamente.

Mais tarde, uma alienígena chamada Zius veio para a Terra, em busca do único ser no universo que poderia nulificar seu escudo de planeta invisível a prova de Galactus, Susan Richards. Zius ameaçou destruir o plane se Sue não se sacrificasse, mas Reed usou sua arma de poder para trocar os poderes dela com o de Johnny e enganando Zius a deixar o planeta. Enquanto ele saia da órbita da Terra, Galactus destruiu a nave de Zius e tomou Johnny como seu novo Arauto. Relutante em levar Galactus para mundos povoados, Johnny usou seus novos poderes para analisar Galactus e, com a ajuda do Quarteto Fantástico e de Quasar, ele conseguiu transformar Galactus de volta em sua forma humanoide. Os poderes cósmicos de Johnny sumiram, mas durante os esforços subsequentes de Reed para reverter os poderes de Sue e Johnny, um resquício do poder causou uma explosão que enviou temporariamente os poderes do Quarteto Fantástico para quatro Nova-Iorquinos aleatórios.

Gerra Civil

A Gerra Civil de super-humanos dividiu a equipe novamente. Johnny foi colocado em um breve coma durante uma visita a uma boate, provocado por raiva pelo disastre de Stamford.[50] Quando ele finalmente despertou, nenhum dos seus colegas de equipe estavam lá para o cumprimentar, devido aos seus deveres em ajudar a facção a favor do registro do Homem de Ferro. Após a morte de Bill Foster[51] durante uma batalha entre as duas facções, Johnny foi com sua irmã, Sue, para se juntar aos "Vingadores Secretos" do Capitão América Através das conexões de Nick Fury, os dois receberam novas identidades como marido e mulher, as quais eles aceitaram (com uma compreensível relutância).[52]

Ao fim da Guerra Civil, Johnny e Sue retornaram para o Quarteto Fantástico. Johnny e o Coisa continuaram a servir a equipe novamente, mas dessa vez com o Pantera Negra e sua nova esposa Tempestade preenchendo o lugar de Reed e Sue enquanto eles passam um tempo sozinhos para se reconciliarem.[53]

Invasão Secreta

Durante a Invasão dos Skrulls, um Skrull invadiu o Edifício Baxter, se passando por Sue, e o enviou para a Zona Negativa, com Johnny, Ben, Franklin e Valeria dentro. Quando Johnny confrontou o Skrull, ela revelou ser seu antigo amor, Lyja, a qual estava tentando os manter fora de perigo. Quando Ben, Johnny, Franklin, Val e o Consertador estavam prontos para deixar a Zona Negativa, ela se recusou a sair, porque ela desejava descobrir quem ela era.[54]

Morte e Retorno

Jonathan Storm and Annihilation Wave (Earth-616) from Fantastic Four Vol 1 587 0001.jpg

A Morte de Johnny Storm

Enquanto Reed e Sue estavam fora do Edifício Baxter em uma missão importante, um grupo conhecido como Culto da Zona Negativa conseguiram entrar no edifício e ativaram o portal para a Zona Negativa. Uma vez lá dentro, o culto conseguiu liberar o que parecia ser um exército infinito de Soldados Insectóides do Aniquilador sobre Johnny, o Ben que se encontrava sem poderes, e as crianças da Fundação Futuro. Franklin revelou ter seus poderes novamente ao destruir o exército e o grupo foi levado até a Zona Negativa, aonde a única maneira de impedir que o exército passasse pela portal era fechar o portal do outro lado e criar um código aleatório, assim ninguém poderia sair ou entrar. Ben estava preparado para fazer o sacrifício, mas Johnny o atirou de volta pelo portal quando ele recuperou os seus poderes.[55] Johnny usou sua chama nova, mas ainda assim não conseguiu queimar todo o exército e foi capturado. O Aniquilador exigiu que Johnny abrisse o portal para a Terra, mas ele se recusou e foi morto.[56]

Três vezes Johnny foi ressuscitado pelos vermes-curandeiros, mas toda vez ele os queimava antes que eles pudessem recuperar seu corpo e ele acabava morrendo novamente. Finalmente os vermes foram capazes de recuperar seu corpo, e Johnny foi enviado para a prisão, aonde ele se encontrou com a Brigada da Luz. Juntos eles escaparam, atacaram o Aniquilador e Johnny levou o Bastão de Controle Cósmico dele. Após isso Johnny abriu o portal para o Edifício Baxter e todos retornaram para a Terra.[56]

Johnny então reuniu a equipe desenhando com fogo o simbólico "4" no céu, acima do Edifício Baxter. Reed, Sue, Ben e Peter embarcaram em uma das naves da Onda de Aniquilação controlada por Johnny, o qual usou o resto das naves para enfrentar o exército Kree, até que os Inumanos pediram para acabar com eles com suas próprias mãos.[57] Enquanto os outros heróis na Terra estavam lidando com os restos da batalha que poderiam danificar a Terra, Reed e Sue chamaram Galactus, o qual destruiu completamente o exército Kree. Nesse momento, os Celestiais Loucos apareceram para destruir o universo. Embora a equipe tentou usar o Hub (uma arma de destruição em massa criada pelos Reeds), eles não conseguiram derrotar os Celestiais Loucos. Então, uma versão futura do Franklin e Valeria apareceram como parte de um plano de Nathaniel Richards.[58] O Futuro Franklin usou seus poderes para curar Galactus e destruir os Celestiais Loucos, salvando o dia.[59] Mais tarde, o Edifício Baxter foi facilmente reconstruído e o Senhor Fantástico mostrou um novo quartel general secundário chamado Fundação e novos uniformes foram dados para os membros da Fundação Futuro, como parte da reformação do Quarteto Fantástico.[60]

A Queda do Quarteto Fantástico

Quando Nova York foi invadida por monstros da Contra-Terra, Johnny Storm sacrificou seus poderes para os impedir.[61] Ele conseguiu lidar parcialmente com a perda de seus poderes e se focou em sua carreira musical.[62] Durante uma segunda invasão causada pelo Quiet Man, Johnny estava ajudando alguns dos aliados do Quarteto Fantástico a escapar da Contra-Terra quando os portais foram fechados pelo Senhor Fantástico. A radiação resultante deu a Johnny seus poderes de volta.[63]

Poderes

Habilidades

Mecânico Profissional: Um perito em mecânica desde a adolescência, Johnny foi capaz de reprar a transmissão de um carro com apenas 15 anos. Seus projetos e perspicácia mecânica levaram a criação do Fantasticarro Modelo-2

Johnny também tem experiência como piloto de corrida profissional.

Nível de Força

O Tocha Humana possui a força humana normal de um homem de sua idade, altura e porte que pratica exercícios moderados regularmente.

Fraquezas

Equipamento

Uniforme do Quarteto Fantástico

O traje do Tocha Humana, e o resto dos seus vestuários, são feitos de moléculas instáveis, as quais estão em sintonia com seus poderes, permitindo que elas fiquem em chamas quando ele se transforma. O traje do Tocha Humana possui um sistema completo de processamento de dados e de telemetria em seu tecido em um nível molecular, o tornando um computador vestível. O Traje forma uma rede com o resto do Quarteto Fantástico, provendo a condição física de todos em tempo real, como também sua localização e atual situação. O traje é capaz de apresentar dados e possui controles touch-pad nas luvas. O seu sensor podem rastrear os uniformes de toda a equipe e prover uma imagem de seus arredores. O traje possui um complexo sistema de escaneamento que pode detectar coisas em volta do usuário, desde quantos pessoas estão na sala ao lado, até em que dimensão ou planetas eles estão.

Bastão de Controle Cósmico

Tradutor Universal

Artigo Principal: Tradutor Universal

Johnny possui um Tradutor Universal que pode decifrar e interpretar idiomas, tanto alienígenas quanto da Terra, para o idioma nativo do usuário.[64]

  • Johnny Storm teve se apaixonou por inúmeras mulheres, uma delas sendo a Cristal, a heroína cantora.
  • Os poderes de todos os membros do Quarteto Fantástico são baseados nos quatro elementos, sendo o fogo o elemento de Johnny.

Explore e Discuta

Notas de Rodapé

  1. Quarteto Fantástico #22
  2. Strange Tales #132
  3. Peter Parker, O Incrível Homem-Aranha #103
  4. 4,0 4,1 4,2 Strange Tales #110
  5. 5,0 5,1 Quarteto Fantástico #32
  6. Antes do Quarteto Fantástico: Os Storms #1-5
  7. Quarteto Fantástico #1
  8. Quarteto Fantástico #3
  9. Quarteto Fantástico #4
  10. Quarteto Fantástico #15
  11. 11,0 11,1 Strange Tales #106
  12. Strange Tales #101
  13. Strange Tales #119
  14. Strange Tales #102
  15. Strange Tales #105
  16. Strange Tales #118
  17. Strange Tales #103
  18. Strange Tales #104
  19. Strange Tales #124
  20. Strange Tales #114
  21. Strange Tales #108
  22. Strange Tales #109
  23. Strange Tales #111
  24. Strange Tales #112
  25. Strange Tales #117
  26. Strange Tales #113
  27. Strange Tales #121
  28. Strange Tales #115
  29. Strange Tales #116
  30. Strange Tales #120
  31. 31,0 31,1 Strange Tales #122
  32. Strange Tales #123
  33. Tocha Humana Vol 2
  34. O Espetacular Homem-Aranha #1
  35. Strange Tales Anual #2
  36. O Espetacular Homem-Aranha #18
  37. Quarteto Fantástico #18
  38. Fantastic Four #37
  39. Quarteto Fantástico #50
  40. Quarteto Fantástico #52-53
  41. Quarteto Fantástico #45
  42. Quarteto Fantástico #48
  43. Quarteto Fantástico #164
  44. Quarteto Fantástico #171
  45. Quarteto Fantástico #285
  46. Quarteto Fantástico # 371
  47. Força Fantástica # 12
  48. Quarteto Fantástico Vol 3 #6-8
  49. Quarteto Fantástico Vol 3 #43
  50. Guerra Civil #1
  51. Guerra Civil #4
  52. Guerra Civil #5
  53. Quarteto Fantástico #543
  54. Invasão Secreta Quarteto Fantástico #1-3
  55. Quarteto Fantástico #587
  56. 56,0 56,1 Quarteto Fantástico #600
  57. Quarteto Fantástico #602
  58. Quarteto Fantástico #603
  59. Quarteto Fantástico #604
  60. FF #16
  61. Quarteto Fantástico Vol 5 #2
  62. Quarteto Fantástico Vol 5 #3
  63. Quarteto FantásticoVol 1 645
  64. Quarteto Fantástico #237
  65. Official Handbook of the Marvel Universe A-Z #5

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória