FANDOM

Hawkeye Vol 4 1 Granov Variant Textless

História

O Gavião Arqueiro era um membro inconstante dos Vingadores, mas a algum tempo pra cá tem sido bastante ativo. Foi participante também dos Defensores e dos Vingadores da Costa Oeste, onde foi o primeiro e maior líder. Após uma viagem no tempo, atuou durante algumas aventuras como parceiro do Two-Gun Kid (histórias não publicadas no Brasil). No Brasil, em suas primeiras aparições, pela RGE, seu nome era "Falcão". Mais tarde foi trocado para não se confundir com Sam Wilson, o Falcão parceiro do Capitão América.

De vilão a herói

Iniciou sua carreira como vilão do Homem de Ferro e nessa época se envolveu com a Viúva Negra, mas o relacionamento fracassou. Posteriormente se regenerou e entrou para os Vingadores, na mesma época em que o fizeram Mercúrio e a Feiticeira Escarlate. O líder era o Capitão América. Criou muitos problemas para o Capitão, pelo seu temperamento rebelde e atração por Wanda, romance que não era aceito pelo irmão dela, Pietro. Procurando ganhar maior poder e se destacar na equipe, assumiu o uniforme e os poderes de Golias (uma das versões do Homem-Formiga) durante um certo tempo. Deixou temporariamente a equipe quando a Feiticeira Escarlate se casou com o Visão. Depois ele próprio se casaria com a heroína Harpia. O casal se juntaria aos Vingadores da Costa Oeste, onde tiveram várias brigas.

Defensores

Depois que saiu dos Vingadores, o Gavião Arqueiro teve uma rápida passagem como membro dos Defensores. Ele enfrentou seu velho adversário Homem de Ferro, no arco de histórias dos anos 70 no qual os Defensores combateram os Vingadores.

Vingadores da Costa Oeste

Como líder dos Vingadores da Costa Oeste, o Arqueiro vivia dizendo "O que o Capitão faria nesse caso?", principalmente quando lidava com a rebeldia de alguns membros, invertendo-se os papéis das histórias antigas, quando ele era em geral o "membro rebelde" do grupo e o Capitão tinha que lidar com seus atos impulsivos.

Vingadores: A Queda

Gavião Arqueiro aparentemente morreu na edição 24 dos Poderosos Vingadores, na saga Vingadores: A Queda ao ser atingido pelos alienígenas Kree que invadiram a Terra. Quando ele estava prestes a explodir por causa do tiro, conseguiu chegar perto da nave dos Krees (antigos inimigos dos Vingadores) atacante e a levou junto quando da explosão, matando todos os invasores que estavam nela e acabando com a invasão, tendo uma morte heróica.

Dinastia M

Em Dinastia M, a Feiticeira Escarlate o ressucita e logo após se nota que ele vive agora em nossa realidade, como se nada tivesse acontecido.

Pós-Dinastia M

Depois de ressuscitar em Dinastia M, Barton procura o Dr. Estranho para que pudesse encontrar Feiticeira Escarlate e se vingar. Depois de dormir com Wanda, que aparentemente perdeu os poderes e a memória, Clint continuou em sua peregrinação.

Morre uma Lenda

Clint foi recrutado por Stark para assumir o manto do Capitão América, com a morte de Steve Rogers. Aceitando provisóriamente, logo depois Barton rejeita e parte, após ter de enfrentar Gaviã-Arqueira e Patriota.

Novos Vingadores

Barton volta à casa do Dr. Estranho, agora QG dos Novo Vingadores, que lideram o movimento anti-registro. Voltando apenas para agradecer a ajuda do mágico, Clint acaba permanecendo e se unindo aos heróis para ir ao Japão salvar Maya Lopez, e assumindo o manto de Ronin.

Hulk Contra o Mundo

Ver artigo principal: Hulk Contra o Mundo Ele ajudou como pode os Vingadores e os outros heróis do Universo Marvel à deterem a ameaça de Hulk. Barton foi derrotado enquanto ajudava o Dr. Estranho e Maya Lopez.

Invasão Secreta e Reinado Sombrio

Durante os eventos da Invasão Skrull, Barton encontrou uma skrull disfarçada de Harpia, na Terra Selvagem. Chegou a ficar feliz por estar junto do que parecia ser sua falecida esposa, mas ao descobrir a farsa, Barton assassinou furiosamente todos os alienígenas presentes no local (inclusive a impostora). No fim da batalha, no Central Park, uma nave skrull aterrissou e Harpia estava entre os resgatados. Norman Osborn desbancou Tony Stark do comando da SHIELD.

Ao reatar a união com sua esposa, e após assumir a identidade heróica de Ronin, Barton aliou-se ao novo Capitão América (James "Bucky" Barnes) e os Novos Vingadores, para deter o império obscuro de Norman Osborn e lutar contra a versão distorcida de sua antiga identidade heróica, o Gavião Arqueiro (usada pelo Mercenário). Recentemente, ele voltou a ser o Gavião Arqueiro (durante a invasão a Asgard, os Vingadores Sombrios e integrantes da H.A.M.M.E.R. foram vencidos e na sua maior parte, preso, porém anteriormente, o Mercenário havia sido morto por um Demolidor possuído pela essência maligna do Tentáculo).

Wolverine: Velho Logan

Em um mundo pós-apocalíptico num futuro onde os heróis já não existem mais, o planeta é dominado por vilões em regiões denominadas através de conquistas de território. Gavião Arqueiro já velho e cego, graças a um glaucoma, se encontra com um Wolverine até então acabado e assombrado por seu passado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória